Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Relativamente ao longo prazo, o que tenho a dizer é que enquanto aquele Anticiclone Escandinavo ficar por lá, não existe AA que possa ficar muito em cima para nós, ou então terá que ficar mais a sul.
Aliás os modelos mostram isso quase a 10 dias, com uma forte zonal a tentar empurrar o AA mais para sul.já foi dito, temos que ir com calma, pois o dia de Quarta-Feira parece vir a ser muito interessante ...

Relativamente áqueles que estão com medo, que o AA caia o mês todo em cima de nós, neste momento não vejo qualquer indicação nos modelos que o indique !!

Mas como

É isso mesmo, o anticiclone deve voltar a afectar o continente a partir de sexta, mas com um padrão global muito diferente, apesar de eu achar que na primeira semana de novembro seja só o litoral norte e centro a ser atingido por algumas extremidades de superfícies frontais, ficando o sul mais resguardado, o calor e a instabilidade infinita de setembro e início de outubro não voltarão mais.
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Segundo o ECMWF o Algarve fica a ver navios na próxima Quarta-feira com pouco mais de 10mm de aculmulados e a região norte nomeadamente o Douro Litoral e o Minho poderão ter um acumulado de mais de 100mm.
O GFS é mais generoso para o sul dando até 20mm de acumulado.

De referir ainda que segundo os modelos a instabilidade na Quarta-feira deverá chegar ao extremo sul outra vez de noite, acordando os Algarvios na Quinta-feira já com o sol de novo. Resumindo cá no sul ninguém se pode queixar do tempo:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os modelos insistem e em concordancia para a formação de uma depressão complexa na 4f.

A depressão vai nascer do encontro entre uma perturbação enriquecida em ar muito quente e humida e uma bolsa de ar frio e instavel vinda de NW.
A posição da depressão face á dinamica em altitude conduzirá ao cavamento da mesma e á criação de 2 nucleos depressionarios que interagem entre si no centro da depressão, um ligado ao sector quente e instavel e outro associado a uma vigorosa banda convectiva pós frontal.

Sendo assim entre as 06z de 4f e as 06z de 5f espera-se tempo bastante agreste, no litoral os ventos rondarão os 45-65km.h com rajadas até aos 100-120km.h, nomeadamente aquando da passagem de celulas mais severas ( bastante provaveis até).
Nas terras altas o vento será tambem forte com rajadas que podem chegar aos 140km.h nomeadamente nas terras altas do Norte e Centro.

A precipitação será muito forte, no interior N e Centro teremos tambem bastante efeito orográfico.
Poderemos ter um acumulado total localmente superior a 150mm no NW, mas valores acima de 70mm serão possiveis em todo o litoral a norte de Sines...no Sudeste do Pais teremos valores ainda assim á volta dos 50mm.
Esta será distribuida por dois periodos, um associado ao sector quente muito instavel e dinamico, outra afectará maioritariamente o litoral a norte de Sines e será constituida por celulas pós frontais fortes que interagem com uma pequena bolsa de ar quente á superficie.

A agua do mar está quentinha...e os parametros dinamicos favorecem situações tão severas como as de ontem á noite.

Para alem disso, ainda há a possibilidade de alguma flutuação de intensidade da depressão, pelo que é dificil prever a intensidade final com segurança.
Muita atenção ao nowcasting.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Atenção as marés


Qua, 2011-10-26 08:52 0.35 Baixa-mar
Qua, 2011-10-26 15:05 3.75 Preia-mar
Qua, 2011-10-26 21:18 0.26 Baixa-mar
Qui, 2011-10-27 03:27 3.73 Preia-mar
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
É curioso ou talvez não... quando ainda esta tarde perguntava aqui mesmo neste tópico a quem sabe se as palavras do Prof. Costa Alves à hora do almoço no "Jornal da Tarde" da SIC a classificar a depressão de Quarta-feira como potencialmente mais gravosa que a que acabou de passar eram de facto correctas ninguém foi capaz de me responder.

Entretanto já outros membros foram respondendo ao longo das últimas duas páginas por isso estou esclarecido, mas como não ando aqui a encher chouriços não tive sequer direito a resposta ao contrário de outros foristas que andam (bem) mais activos. Curioso, de facto, ou talvez não.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Entretanto já outros membros foram respondendo ao longo das últimas duas páginas por isso estou esclarecido, mas como não ando aqui a encher chouriços não tive sequer direito a resposta ao contrário de outros foristas que andam (bem) mais activos. Curioso, de facto, ou talvez não.

Por vezes os membros mais activos e com mais experiência não estão por cá. É por isso que por vezes a resposta tarda ou não aparece.
Como vão sendo colocadas questões várias e várias páginas vão sendo criadas entretanto pode passar o momento de dar a resposta a algum dos membros.
Aqui ninguém é menor do que os outros. Não leves a mal pois estamos aqui todos por gosto e não por obrigação.:thumbsup:

Entretanto continuamos com alguma atividade aqui no litoral norte, com aguaceiros, algum granizo e trovoadas inclusivé.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção as marés


Qua, 2011-10-26 08:52 0.35 Baixa-mar
Qua, 2011-10-26 15:05 3.75 Preia-mar
Qua, 2011-10-26 21:18 0.26 Baixa-mar
Qui, 2011-10-27 03:27 3.73 Preia-mar

Muito bem visto!
Teremos uma maré cheia a meio da tarde, maré essa que será das maiores deste proximo ciclo de marés vivas, e que vai coincidir com o pico da precipitação no norte e centro...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É isso mesmo, o anticiclone deve voltar a afectar o continente a partir de sexta, mas com um padrão global muito diferente, apesar de eu achar que na primeira semana de novembro seja só o litoral norte e centro a ser atingido por algumas extremidades de superfícies frontais, ficando o sul mais resguardado, o calor e a instabilidade infinita de setembro e início de outubro não voltarão mais.

A partir de meados da outra semana, após este periodo mais estavel no fim de semana, os modelos concordam num periodo de fluxo de SW, com o aproximar gradual de uma ondulação do jet.
Resta saber se só teremos tempo quentee humido...ou se vamos ter instabilidade.
Em principio no NW está garantida alguma precipitação, mas no resto do pais ainda está muito indefenido se vamos ter ou não uma sinoptica favoravel á inestabilização da pluma de ar quente.

Nas proximas duas semanas arrisco que teremos uma flutuação no que toca á posição dos centros de pressão.
Primeiro o AA aqui no Atlantico E a causar o fluxo mais ou menos instavel de SW/WSW, depois as depressões ganharão força no Atlantico central e varrerão a Europa ocidental e a PI, finalizando-se o ciclo com o regresso da crista á nossa longitude.
É um tipo de padrão ciclico tipico de anos com a zonal forte.

Concordas?
 

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
Estive a acompanhar os modelos, e parece-me que dia 26 passará uma frente pelo grupo central dos Açores. O assunto pareceu-me sério, mas a previsão descritiva do IM parece-me suave.

Gostava de saber a opinião dos caros colegas de fórum.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

Concordo, é o padrão que se está a montar para os próximos dias, após a passagem da depressão amanhã. O bloqueio na Europa será quebrado e a zonal vai-se fortalecer, num cenário parecido a novembro de 2009.

Estive a acompanhar os modelos, e parece-me que dia 26 passará uma frente pelo grupo central dos Açores. O assunto pareceu-me sério, mas a previsão descritiva do IM parece-me suave.

Gostava de saber a opinião dos caros colegas de fórum.

A frente passará ainda hoje pelos Açores e não deverá ser nada de especial, alguma chuva mas sem grande intensidade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Amanhã o GFS dispara na precipitação, em especial no litoral Norte, com acumulads bastante impressionantes de novo! :shocking:
E o cavamento da depressão também é relevante, de novo muita atenção ao vento!!!







Dia gravoso de novo em perspectiva, desta vez aparentemente mais a Norte.
Pelo menos boa parte da falta de água nessa região se irá desanuviar, com estes dois eventos intensos seguidos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim parece que a região Norte e Centro terão a maior parte da precipitação num evento que parece ser muito parecido com o ultimo até mesmo na intensidade do vento ...
O Minho e Douro devem ter precipitação na ordem dos 100 mm em 24h, e mais a sul na ordem dos 20 a 30 mm de precipitação ....

Depois dessa situação vai-se criar posteriormente uma zonal forte com apenas algumas caudas a atingirem a região Norte numa situação que deverá prevalecer até ao dia de São Martinho ....
Teremos uma espécie de Verão de S. Martinho antecipado aqui nas regiões mais a sul ???
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A "fornada" dos modelos de hoje, relativamente à precipitação:

Para quarta-feira (manhã/tarde/noite)

GFS/MeteoPT
gfsj.gif



ECMWF/IM
ecm.gif





HIRLAM/AEMET
hirlamn.gif



ALADIN/IM
Ierrm.gif



WRF/METEOGALICIA
wrf.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Para o Algarve, só mais logo ou amanhã se saberá como vai ser. O Norte tem muito mais precipitação, enquanto basta chover uns 30 mm aqui e temos a média de Outubro.

O Hirlam anda com os 20-30 mm entre o Algarve e a Costa de Huelva tem andado assim, o IM prevê rejadas de 90 km/h.

Parece-me que a situação de amanhã tem mais instabilidade ao nível das trovoadas do que a outra situação de domingo/2ªfeira.