Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece haver 2 momentos importantes de precipitação embora seja todo um dia de chuva.

Entre as 12 e as 15 horas, na Costa Ocidental a norte do Cabo Mondego e particularmente no Minho e Douro Litoral e depois das 18 horas na zona Sudeste, margem esquerda do Guadiana e Sotavento do Algarve prolongando-se depois para a província de Huelva onde parece que a frente de reactivará... Vamos ver se se concretiza. :cold:
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
A ondulação do jet terá um papel importante neste evento visto que haverá uma intensificação do movimento vertical na atmosfera?!

gfs-5-18.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Resumo da situação ( 06h de 4f ás 10h de 5f)-


Região litoral a norte do cabo raso

Logo a partir das 06h teremos um grande agravamento do estado do tempo, com ventos fortes de S, e periodos de chuva forte.
Células convectivas mais intensas poderão gerar rajadas de vento eventualmente superiores a 120km.h.
Esta situação manter-se-há até ao meio da tarde, sendo que ao fim da tarde e inicio da noite teremos uma melhoria destas condições.

De seguida, entre as 22h de 4f e as 10h de 5f, outro periodo mais activo chegará, esta situação em pós frontal será caracterizada por aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo, e vento moderado a forte de W.

Região do interior a norte de Montejunto-Estrela

Nesta região teremos maior parte da precipitação sob forma estratiforme.
Entre as 10h de 4f e as 20h de 4f teremos ventos muito fortes de S nas terras altas.
A precipitação será forte e persistente principalmente pela tarde.

Na fase pós-frontal, entre as 00h de 4f e as 10h de 5f teremos uma melhoria no que toca á precipitação, mas o vento deverá rodar para W e tornar-se forte especialmente na madrugada.

Região a sul de Sintra-Estrela

Aqui teremos os parameteros de severidade convectiva mais gravosos.
A partir de meio da manhã de 4f teremos a entrada da frente.
Desde as 11h de 4f até ás 02h de 5f, mas principalmente entre as 12h de 4f e as 20h de 4f, teremos convecção intensa, ventos fortes de SW com rajadas localmente muito fortes.
A precipitação será por vezes muito forte.
A partir das 00h-02h de 5f passaremos ao regime pós frontal, com agauceiros por vezes fortes e o vento a rodar para W enfraquecendo gradualmente durante a madrugada e manhã.

...........................................

Esta situação meteorologica será de gravidade acentuada dada a sua ocorrencia a meio de um dia, e num periodo vulneravel para as terras baixas do litoral dadas as actuais marés vivas.
Aconselha-se grande prudencia na condução, mantenham-se em locais seguros, aconselha-se que se prendam objectos soltos e que se tomem medidas de prevenção em zonas de cheias habituais.


Para mais informações consulte os sites:

http://www.meteo.pt

http://www.prociv.pt/SISTEMANACIONAL/SISTEMANACIONAL/Pages/default.aspx
 

Ti_Alex

Cirrus
Registo
24 Dez 2009
Mensagens
10
Local
Castelo Branco
Penso que amanha vamos ter um evento muito significativo, que vai deixar marcas, mas certezas só amanha, por isso vamos esperar para confirmar o aviso do Estofex que a verificar-se é grave...
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu

para completar a informação eles dizem assim:

Previsão de tempestade

Válido: Quarta 26 de outubro de 2011 06:00h a quinta 27 out 2011 06:00 UTC

Emitido em: ter 25 out 2011 21:42

Forecaster: Pucik

A 2 nível foi emitido para o Oeste da Península Ibérica, principalmente para excesso de chuvas, rajadas de ventos fortes e tornados.

A nível 1 ao redor do nível 2 foi emitido para as extensões mais de metade ocidental da Ibéria, principalmente para excesso de chuvas e rajadas de vento.


Bem eles nao tem papas na lingua!
É esperar para ver:eek:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E pronto; chegamos ao ponto de rebuçado.
A partir de agora , mesmo que não venha o que parece que vai vir,esta expectativa , já ninguém nos tira e desde já,
angaria mais uns quantos , cimenta os indefectíveis e claro está,
contribui para a proliferação da paixão.
Mesmo sabendo que quinta-feira, tudo acaba.
Que saudades . Venha de lá emoção...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Neste momento estamos a ser afectados por uma primeira fase de precipitação fraca/moderada estratiforme, porém no satélite já se vê uma grande linha de instabilidade, que será a responsável por grande parte da precipitação. Nota-se claramente um grande desenvolvimento vertical. a minha opinião, é mesmo possível formação de um SCM. Podem dali ocorrer eventos bastante severos, é preciso tomar precauções! O sat24 detecta actividade elécrica...

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Tanto o Aladdin como o Hirlam metem bastante precipitação entre 20 a 30 mm no Sotavento Algarvio. Lá vai o resto da cobertura do aeroporto de Faro ao ar ou então vem abaixo literalmente. Porque na minha opinião, pode existir fenómenos severos no Algarve.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Essa linha irá atingir o pais todo certo? Qual será a intensidade prevista no distrito de évora?

Cumps,

O distrito de Évora será a partir da tarde atingido pela Frente fria, pois agora passou a frente quente. é essa segunda linha de instabilidade que se fara sentir com bastante intensidade.

Na minha opinião vamos ter surpresas, pois o sistema vem com uma forte dinâmica, e ao entrar em terra e penetrar para o interior é bem capaz de vincar a sua força com forte sistemas convectivos acompanhados de actividade eléctrica, ventos fortes e (esperando que não faça estragos avultados) mas também poderão ocorrer grandes granizadas e tornados...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
É difícil prever onde vai ser mais intenso. Há condições para a ocorrência de fenómenos severos em qualquer parte do país mas como se sabe em situações convectivas são sempre zonas muito localizadas.
No geral pode-se contar com vento forte a muito forte, não são de excluir rajadas de 100km/h ou mais nas terras altas e chuva moderada a forte.
Pontualmente poderão existir situações mais gravosas mas é uma incógnita.
Recomenda-se agora os olhos postos no radar dopller do IM. Já sabem que zonas amarelas, laranja e vermelho são sempre de desconfiar com particular atenção para os pontos laranja e vermelhos que esse sim indicam condições severas, no entanto nem sempre é fácil prever essas situações que podem ou não acontecer.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Essa linha irá atingir o pais todo certo? Qual será a intensidade prevista no distrito de évora?

Cumps,

A linha de instabilidade vai trazer um periodo de agravamento do tempo em todo o pais.
Apesar de tudo é no litoral e especialmente na zona a sul de Sintra-Estrela que os parametros de dinamica atmosferica são mais condutivos para fenomenos severos como:

-Tornados ( já agora..o termo mini-tornado é completamente errado..podem haver tornados fracos mas nunca "mini")

-Downbusrts ou Microburts ( Rajadas de vento muito forte causadas por celulas convectivas intensas, os Downbursts afectam areas maiores que os Micro)

-Trovoadas severas (com grandes precipitações em curto espaço de tempo e mesmo granizo, embora na fase pós frontal, a partir do inicio da noite, o granizo seja mais pacivel de ocorrer do que no sector quente)