Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Obrigado Azor, achei estranho até porque não é o melhor modelo para confiar-se nas previsoes.

vou esperar pela proxima saida GFS pois o ECWF está diferente (coloca muito mais precipiataçao).

Os modelos tambem ás vezes falham qq coisa:p Por exemplo a passagem do GORDON não foi tão má quanto se previa

Icewoman eu não sou nenhum expert nisto.. apenas vou me guiando pelos modelos mais certeiros e mais consistentes, e digo te que o Windguru não é um deles lol, mas isso sou eu, pelo menos aqui para a minha zona, até porque volta e meia as previsões até podem acertar nunca se sabe.

Vai acompanhando com atenção a saída das actualizações para a tua zona e no stress ;)

Beijoca :p
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Icewoman eu não sou nenhum expert nisto.. apenas vou me guiando pelos modelos mais certeiros e mais consistentes, e digo te que o Windguru não é um deles lol, mas isso sou eu, pelo menos aqui para a minha zona, até porque volta e meia as previsões até podem acertar nunca se sabe.

Vai acompanhando com atenção a saída das actualizações para a tua zona e no stress ;)

Beijoca :p

Por aquilo que vejo nas runs mais recentes não acho nada descabido, desta vez as vertentes sul serão as mais afectadas, e com bastante convectividade associada, penso ser possivel que se atinja esse valor !
Olho também naquela outra depressão lá para o fim de semana, ainda não está bem modelada, mas sugiro atenção nela !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Como de costume andamos aqui a discutir o consenso ou não entre modelos.
Por isso é que são modelos diferentes, com padrões diferentes e com dados (parte deles) diferentes, os quais nos dão tendências para os próximos tempos - nunca são verdades absolutas como é compreensível; a futurologia não é uma ciência exacta:D

Tirando o disposto no parágrafo anterior, olho para os próximo fim de semana para fazer análise para a região da Madeira.
8JTOT.jpg

lhpPc.jpg


O GFS modela uma depressão a SO, a afectar directamente o arquipélago da Madeira. Se este panorama se confirmar, a tal depressão de SO que o Aurélio refere, tem potencial para deixar precipitação generosa\muito forte por lá. Mas é de notar que também começa a perder "força" ao passar nas águas da Madeira.
Na imagem que o David Sf colocou há bocado, nota-se que a depressão anda ali perto, com temperatura a 850 hPa notoriamente mais elevada que na restante região.
Os modelos, nomeadamente o GFS andam a insistir nesta depressão. Vamos acompanhando para verificar da validade deste modelo neste caso particular.;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação aos modelos esta run das 12h não foi lá muito famosa depois de Sexta Feira tendo os modelos quase aniquilado a precipitação para o fim de semana e os dias seguintes, mas claro que ainda pode ser alterado pois no proximo fim de semana vamos a assistir a uma corrida entre uma nova depressão nos Açores e um Anticiclone vindo da Gronelândia ao mesmo tempo que surge no norte da Europa uma corrente muito fria vinda de leste
Portanto a norte uma corrente fria de leste, a sul uma corrente quente de sudoeste.
Se estas duas ganharem a corrida então fariam faisca mesmo em cima de Portugal, mas cada vez parece mais provável que seja o Anticiclone a ganhar preponderância em cima de nós.
Mas claro amanhã o cenário poderá perfeitamente ser diferente .... ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Previsão detalhada:

2f /21/10-


Em termos de sinoptica de superficie teremos uma depressão cavada a WNW de Pt continental, establecendo uma circulação de S sobre o território com entrada de massas de ar quente e humido especialmente nos niveis baixos.
Tambem se espera alguma convergencia de ventos entre o fluxo mais de E com transporte de ar mais frio/seco a norte e a região com ar menos denso a sul...

Em altura ocorrerá alguma entrada de ar seco, numa camada dos 700 aos 500hpa.

A circulação so jet estará situada ligeiramente a oeste de Pt continental, estando associada com um lobo divergente aos 400-200hpa.

Para Pt continental espera-se que o céu esteja em geral com periodos de muita nebulosidade mas com boas abertas.
Durante o dia espera-se alguma desestabilização, com CAPE em ascensão...mas a presença de ar mais seco em progresso nos niveis médios desde S deverá limitar a actividade convectiva, mas a convergencia á superficie ( especialmente no centro do pais) e a divergencia nos niveis mais altos poderá compensar em alguns locais o ar mais seco nos niveis médios.

Assim espera-se a ocorrencia de aguaceiros/trovoadas esporadicos, localmente moderados a fortes e acompanhados de algumas rajadas de vento especialmente a norte do eixo Setubal-Evora, excluindo o extremo NE.
As maiores possibilidades de instabilidade serão ao longo de toda a faixa costeira centro/norte e alguns pontos do vale do Tejo...sendo pouco provavel a ocorrencia de fenomenos severos ( não sendo de excluir no entanto algum aguaceiro mais forte talvez com granizo..)

3f/22/10-


Espera-se um dia de céu com alguma nebulosidade alta...uma camada de ar seco deverá espalhar-se sobre todo o continente nos niveis médios tornando a actividade convectiva bastante pouco provavel, excepto nas regiões montanhosas do sistema central e extremo NW, onde poderá surgir algum aguaceiro fraco a moderado durante a tarde.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Especial RAM

Segundo o GFS18z, para o periodo das 18h de amanhã ás 18h de 3f a RAM será afectada por uma perturbação em altitude alinhada á superficie com massas de ar tropical com elevado potencial de instabilidade.

O fluxo marcadamente de SW, por vezes forte, deverá acentuar a precipitação na zona sul da ilha, menos acostumada e mais afectada pelos incendios deste Verão...dai este aviso amarelo no topico.

A nivel sinóptico temos uma perturbação em altura ( short-wave) que se desloca de oeste e passa pela Ilha durante o dia de 3f.
Associada a esta perturbação temos shear moderado a forte, divergencia em altitude, e convergencia de ar instavel nos niveis baixos, que será mais inestabilizado devido á gradual entrada de ar frio em altura ( Dew>18ºC, CAPE>800-1000J/Kg, LI<-4).

Poderão ocorrer trovoadas fortes, eventualmente organizadas em squall lines ou MCS lineares que poderão trazer chuva intensa e localmente pressistente tal como rajadas de vento superiores a 60-80km.h.

Os maiores riscos estão no entanto associados á precipitação....o GFS diagnostica movimentos verticais acentuados aos 700hpa, que podem ser impulsionados ainda mais pelo efeito orografico...estando até esse nivel previsto um ambiente praticamente saturado.
Isto conjuntamente com a actividade convectiva poderá originar precipitação localmente igual ou superior a 40-60mm/3h..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ai mãe!!!

dHNFI.png