Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No IM para Domingo estão a prever períodos de chuva no norte e centro e a se estenderem ao sul ao longo do dia!??;)
Pareçe-me demasiado bom:huh:

Essa chuva no sul por exemplo no Domingo ainda não existe muito consenso mas nesta run do ECM, e se não me falha a memória praticamente desapareceu.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem visível precipitação abaixo de Montejunto no ECM, o GFS como disse não está tão favorável em termos de precipitação, mas tem vindo a melhorar saída atrás de saída...

semttulolhh.jpg

Sim nesse caso das 192 horas e devido á intensificação do cavado a Noroeste, o campo de precipitação foi alargado basicamente até ao Alto Alentejo.
Aqui o Algarve parece estar á espera que essa depressão cave para sul, e não que começe lentamente a encher na mesma posição, o que não interessaria a ninguém.

Neste momento e mais ou menos até dia 18 de Outubro os modelos estão mais ou menos em consonância e depois é que começam a divergir quase ás 192 horas quando surge a depressão mais cavada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde,

Este tópico está parado ....

Não vou apresentar mapas, mas o que posso dizer é que os modelos estão sempre a mudar e não se sabe, se temos tudo ou se não temos e penso que teremos que aguardar se calhar mais umas 48 horas.

Apesar de tudo e olhando a diversos modelos parece-me sensato dizer que todos os cenários são possiveis, sendo que o GFS e o ECM ainda me parecem ser os mais pessimistas.

A ver se sai alguma prenda do ECM nesta run .....

EDIT: nesta run o factor de destaque foi um acentuar da precipitação nas regiões Norte e Centro, e qualquer coisa aqui para o sul, nas regiões mais a norte parece ser persistente (diferente de forte) quanto mais a Norte !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não há novidades. As frentes não nos alcançam, o anticiclone não se move, a circulação polar está muito forte e muito a norte... apenas o litoral norte terá chuva e não será significativa.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Não há novidades. As frentes não nos alcançam, o anticiclone não se move, a circulação polar está muito forte e muito a norte... apenas o litoral norte terá chuva e não será significativa.

Pois eu vejo boas novidades a partir de dia 18 e por vários dias seguidos!! Vai beneficiar muito mais o Norte e Centro mas também o Sul! penso até que no Norte poderá acumular próximo dos 100mm em poucos dias! a juntar a isto descida de temperatura durante a semana...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não contes com isso... as frentes vão passar muito rápido porque a circulação polar é muito forte. Não conseguem demolir as altas pressões que bloqueiam a parte sul do país.

Há a ideia de se criar um meandro mas é quase no fim das previsões.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não contes com isso... as frentes vão passar muito rápido porque a circulação polar é muito forte. Não conseguem demolir as altas pressões que bloqueiam a parte sul do país.

Há a ideia de se criar um meandro mas é quase no fim das previsões.

Até Quarta Feira a precipitação resume-se ao litoral Norte, depois disso depende muito do tipo de circulação que se verifique ás nossas latitudes, pois por exemplo nesta run o ECM aproximou-se bastante de alguns outros modelos, que colocam uma circulação de Oeste nas nossas latitudes, e não de Noroeste como tem colocado o GFS e o ECM, sendo que em alguns dias nesta run a circulação já tem pequena parte de Oeste.

Isto acontece porque surgiu novamente nestas runs o intensificar daquela depressão de Quarta/Quinta, e posteriormente de uma outra cerca das 192 horas, portanto na Sexta Feira, ambas muito fortes, isso criaria pelo menos temporariamente uma circulação instável, com pequenas depressões a serem puxadas de oeste que poderia afectar grande parte do território, tal ideia surge em 2/3 modelos se não me falha a memória, mas como isto tem-se andado até mesmo no próprio dia entre o 8 e o 80 nunca fiando, além disso hoje ainda é Sexta e a primeira depressão que afecte não apenas a região do Minho surge somente na Quarta Feira !

Em resumo, basicamente temos um cenário definido até Terça, depois disso existem enormes diferenças entre os modelos, em que uns limitam-se á circulação temporaria de Noroeste, e outros colocam um corredor de depressões rumo á Peninsula Ibérica !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,458
Local
Olhão (24 m)
Até Quarta Feira a precipitação resume-se ao litoral Norte, depois disso depende muito do tipo de circulação que se verifique ás nossas latitudes, pois por exemplo nesta run o ECM aproximou-se bastante de alguns outros modelos, que colocam uma circulação de Oeste nas nossas latitudes, e não de Noroeste como tem colocado o GFS e o ECM, sendo que em alguns dias nesta run a circulação já tem pequena parte de Oeste.

Isto acontece porque surgiu novamente nestas runs o intensificar daquela depressão de Quarta/Quinta, e posteriormente de uma outra cerca das 192 horas, portanto na Sexta Feira, ambas muito fortes, isso criaria pelo menos temporariamente uma circulação instável, com pequenas depressões a serem puxadas de oeste que poderia afectar grande parte do território, tal ideia surge em 2/3 modelos se não me falha a memória, mas como isto tem-se andado até mesmo no próprio dia entre o 8 e o 80 nunca fiando, além disso hoje ainda é Sexta e a primeira depressão que afecte não apenas a região do Minho surge somente na Quarta Feira !

Em resumo, basicamente temos um cenário definido até Terça, depois disso existem enormes diferenças entre os modelos, em que uns limitam-se á circulação temporaria de Noroeste, e outros colocam um corredor de depressões rumo á Peninsula Ibérica !

O GEM até coloca precipitação jeitosa no Algarve para a próxima 5ªfeira. por isso, ainda temos que esperar. O ano passado, a 1ª vez que choveu alguma coisa de jeito no Algarve, levou logo o telhado do aeroporto de Faro. :lol:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,215
Local
loule-caldeirao
O GEM até coloca precipitação jeitosa no Algarve para a próxima 5ªfeira. por isso, ainda temos que esperar. O ano passado, a 1ª vez que choveu alguma coisa de jeito no Algarve, levou logo o telhado do aeroporto de Faro. :lol:


Já se começa a ver algo diferente nos modelos, agora resta ter alguma paciência, mas mais aqui para o Sul porque no Norte e Centro parece que para a semana a precipitação fará uma boa visita.
O ano passado a mudança veio num ápice a partir de dia 20 e tal creio eu, isto quando andávamos desesperados com tanto anti-ciclone e temperaturas altas.
Como muito pessoal positivista que por aqui passa, costuma dizer, ainda podemos terminar o mês com 100mm ou mais;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Existem sempre a possibilidade de aparecerem altas pressões na escandinávia que obriguem a circulação polar a criar meandros. No europeu essas altas pressões duram 3-4 dias nessa posição antes de serem demolidas. Não é suficiente.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Eu olho para os modelos e para esta semana vejo várias entradas. Começa no domingo com uma pausa na segunda, mas o resto da semana vejo possiblidades de chuva.Mais a norte é certo mas até dia 18 e 19 há possiblidade de uma boa rega para o Sul. Estou a limitar-me ao GFS que para mim é mais fácil de intrpertar, mas até no site do IM dá precipitação para toda a semana pelo menos aqui para o Norte.

Corrijam-me se estiver errado por favor.

Cumprimentos
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, na run de hoje continuam enormes incertezas a partir de Quarta Feira, e apesar de cada vez mais perto, os modelos não se entendem, que apesar de tudo os modelos tirando o ECM (tá muito estranho este ano, sempre com enormes saltos entre runs ao contrário de outros modelos), todos os outros dão um padrão muito instável, a partir de Quarta Feira, em especial a Norte e Centro, mas com o sul também seria bem contemplado.

Quanto ao ECM esta run foi um desastre para nós ao dar apenas chuva para Sexta e sem um padrão de circulação.

Depois no final da run venha algum calor e tempo seco no ECM, bahhh ... grandes saltos !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Acordo entre modelos sobre o sistema frontal de dia 18. Descida de temperaturas a partir de dia 17. Parece querer colocar 2 ou 3 entradas de oeste bastante rápidas.