Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Bom, esta semana parece que vai ser uma semana bastante amena em termos de temperaturas, e com vento fraco a moderado de NW. Nada a assinalar.

Para o fim de semana prolongado, parece que um anticiclone na zona da Europa Central em conjunto com uma vigorosa depressão que está a ser modelada para a zona dos Açores (os suspeitos do costume :)) induzirá uma corrente de SE na P.I., fazendo subir a dorsal africana, pelo que será de esperar um aumento das temperaturas, em especial nas regiões do interior. Ao mesmo tempo, serão de esperar algumas nuvens altas, principalmente a partir de Sábado/Domingo, mas com as temperaturas ainda relativamente elevadas. Bom fim de semana para passear em perspectiva portanto :). Mas convém acompanhar as próximas runs...

A ver vamos se a depressão que está a ser modelada na zona dos Açores para o final desta semana faz aparição por cá na semana seguinte...
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Bem a ultima run do GFS mete calor à brava para o fim de semana, acho que nao é normal tanto calor para a época em que ja estamos, mas tudo pode acontecer.
As proximas runs ja devem normalçizar mais a situação, nao acredito que venha aquele calor todo.
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Bem a ultima run do GFS mete calor à brava para o fim de semana, acho que nao é normal tanto calor para a época em que ja estamos, mas tudo pode acontecer.
As proximas runs ja devem normalçizar mais a situação, nao acredito que venha aquele calor todo.

ola,normal!? o ano passado o mes de outubro foi super quente,ja nao me admiro se voltar acontecer.qualquer dia este calor passa a ser normal.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Mudanças no Fim de Semana não me parece nada, mas pode ser que sim lá para meio da próxima semana se não adiar! Outubro vai iniciar mal na primeira quinzena pelo é o que me parece nos modelos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que continuamos na mesma sina, sendo que Setembro manteve os mesmos níveis de seca na zona sul - seca extrema, e as barragens sofreram um grande "stress" hidrico durante o mês de Setembro.

O mês de Outubro ao que parece segue na mesma onda, e assim sendo parece que pelo menos os primeiros 15 dias serão quentes e algo secos, com o AA mais tarde a posicionar-se a oeste de portugal prolongando a seca por mais umas semanas.

Uma pergunta, será que se estará a preparar uma "bomba relógio" em termos meteorológicos, ou será que os modelos vão falhar redondamente a previsão de um Outubro muito chuvoso ???

Eu no mês de Setembro de acordo com o modelo CFS esperava um Outubro normal a chuvoso, sendo que este até era o modelo que dava um Outubro mais calminho.

Vamos lá a ver quando isto muda .....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Saída drástica do GFS, até dia 18 de Outubro não coloca uma pinga no sul do país. Mais do mesmo, a seca promete durar mais uns meses. As árvores começam a dar sinal de fraqueza, os longos meses de seca promete entrar para além do razoável. Mas, um dia não admirava nada que viesse algo extremo como atingiu o Sul de Espanha, que deixe 200 ou 300 mm em poucos dias. Já existe uma albufeira no Algarve que tem o volume armazenado abaixo do volume morto. Os citrinos na zona de Silves não tardam começam a morrer, sem água para os regar e sem chuva. 2012 um ano bissexto e tal como dizem os antigos ano bissexto apanha-se tudo num cesto. Não basta a crise que o país enfrenta ainda mais uma seca que não tem fim à vista. Enfim...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
leio muito de futurismos e pessimismos, e até politica, agora de metreologia nepia..( uma seca mesmo) :sad:

Vá lá, por favor num fórum de METEOROLOGIA não vamos maltratar o nome da principal motivação pela qual que estamos todos aqui a debater! :thumbsup:

Não quero ser "picuínhas", mas dói no coração! eheheh
:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Até 3f, pelo continente, tempo quente, vento fraquinho ou nulo, humidade a subir, que deverá acentuar a sensação de tempo abafado..

A proximidade da depressão nos Açores, para alem de injectar ar tropical aos montes, deverá tambem causar a passagem de algumas nuvens altas, mas nada de mais.

Será um belissimo fim de semana de feriado.

Para a 2a metade da semana que vem, a coisa torna-se mais volatil...

Primeiro, temos sobre nós imensa energia armazenada, sob forma de ar quente e humido potencialmente instavel:
wvSY9.jpg


Depois, temos um novo sistema tropical, que poderá contribuir para nos injectar ainda mais energia, ou mesmo, caso se aguente forte nos proximos 3 dias, há hipoteses de ele vir cá parar, com consequencias imprevisiveis ao nivel do tipo de reacção que a atmosfera terá:
Ssmlj.jpg



Em suma...temos um enorme potencial para haver uma boa tempestade de Outono..mas tudo dependerá de como é que a atmosfera vai reagir a esta brutal injecção de energia tropical.

Podemos acabar com uma parte dessa energia a ir para norte, alimentar depressões na Europa, e nós ficamos com o AA, OU com uma depressão forte a entrar de W/NW, OU uma cut-off a isolar-se a oeste.......tudo em aberto.
Não se fiem muito em analises literais aos modelos para já porque com tanta energia potencial, qualquer pequena perturbação pode rapidamente alterar todo o contexto sinoptico.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para quem gosta de coisas um pouco mais tecnicas, podemos analisar aqui o par AO/NAO a 15 dias:

5IrpI.jpg



Dá para ver que a NAO tem tendencia a entrar numa fase positiva, enquanto a AO deverá manter-se negativa a neutra, com uma tendencia a voltar a positiva lá para o fim do periodo ( 14-16out).

Este padrão, assim só por sim, geralmente está associado a fluxos zonais fortes e a baixa latitude no Atlantico...depressões a correr entre a Terra nova e o UK.

Agora, tomando em conta que no Atlantico leste se está a acumular energia proveniente dos Tropicos, enquanto na America do Norte tem ocorrido o inverno ( tem estado bastate frio por lá), podemos assumir como provavel, que ao longo destes proximos 15 dias a região de fronteira mais activa entre as duas massas de ar se situará numa diagonal NE-SW sobre o Atlantico central.

Logo...é possivel que as depressões ao virem para leste, apanhem essa região de fronteira e possam ganhar intensidade....
Tendo em conta que para já o padrão está muito complexo, apesar de tudo podemos vislumbrar alguns indicios que talvez a partir de meados do mês a situação meteorologica se altere a favor da chuva e instabilidade por Portugal Continental e talvez pela Madeira.:thumbsup:

Para o fim do mês, caso se mantenha a ideia geral de NAO+/AO-, o mais provavel é que a NAO acabe por ir atraz da AO e puxe para o negativo..os dois indices normalmente andam de mãos juntas, mas com um certo atraso a responder ás variações mutuas...
Se assim for, tanto pode dar para a chuva como para o tempo seco dependendo do tipo de bloqueio....portanto...indefenição..