Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom dia! Qual a vossa previsão para amanha para a zona do Porto/Braga? Uma abraço

Amanhã será uma transição rápida entre sistemas frontais. O tempo vai andar instável, portanto regime de aguaceiros e algumas trovoadas. Quanto mais a norte maiores as chances de serem mais intensos os aguaceiros. A sul o tempo é mais pausado com abertas.

O pós-frontal será relativamente rápido porque temos outra frente a caminho, novamente com chuva intensa.
 
  • Gosto
Reactions: ACampos

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Amanhã teremos aguaceiros fracos a moderados no litoral norte (mais extremo) e depois na região sul, limpando depois e voltando a chover em todo o litoral oeste a partir do meio tarde .... desanuviando temporariamente na madrugada ( penso eu) e intensificando a partir do meio da manhã.

A localização, intensidade e persistência a poucas horas de distâncias permanecem ainda incertas mas á partida a região com maior probabilidade de mais chuva será no centro e interior norte !

Situação ainda a acompanhar mas será certamente menos chuva do que a desta Terça Feira.

De salientar que os modelos até ao momento têm estado impecáveis !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas.

Para amanhã a partir do meio da tarde, e durante a noite para 5f, nova massa de ar quente volta a ser puxada de S á frente de uma perturbação que se aproxima vinda do Atlântico.

Uma frente quente com uma ondulação de níveis baixos bem definida associada, entra pelo litoral SW e percorre a margem litoral em direcção a norte.

Atras da frente quente a massa de ar tropical marítima é moderadamente instável ( CAPE 400-600J/Kg) em especial junto á linha de costa.
Ao penentrar para o interior, o ar quente é levantado por cima de ar mais frio presente á superfície, o que não permitirá convecção baseada á superfície.


Em altura fluxo intenso de W associado ao jet está presente, exercendo shear moderado ( DLS 30-45kts; 0-6 20-35kts), sendo que a faixa de maior shear vai lentamente progredindo para norte.

Ar ainda "fresco" nos níveis altos mantem-se presente no norte/centro de PT continental, enquanto no sul há influencia de uma massa de ar mais quente que limita a instabilidade vertical.

Litoral oeste a norte de Sines

Durante o período em analise ar quente e húmido, moderadamente instável é advectado sobre a região.

A presença de shear moderado poderá suster alguma convecção mais organizada, mas não ocorrem focos muito notáveis de forçamento dinâmico.

No entanto não é de excluir uma ou outra célula mais organizada capaz de gerar precipitação localmente excessiva, e mais próximo da frente quente, qualquer célula que se forme aproveitará um ambiente mais rico em helicidade/shear rotacional e ar seco em altura, com risco baixo/marginal de granizo e alguma tromba de agua/gustnado.

Por estes motivos é lançado um nível amarelo, especialmente por precipitação excessiva, e em menor grau por granizo e alguma situação isolada de vento forte.


0JeRsas.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiro/trovoada

Amarelo
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo ( risco baixo)
- Rajada ( risco baixo)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
De Quarta para Quinta há um sistema interessante, que se desenvolve em frente ao litoral centro, ficando uma mistela de sistemas frontais ali a "ondular":




Com isto, fica tudo um pouco "estático", com uma sucessão de bandas de precipitação a descarregar sobre o continente. Podem-se atingir acumulados bastante interessantes no período entre a tarde de amanhã e o final de Quinta. Previsão de precipitação acumulada até às 00h de Sexta pelo GFS e CMC (saídas das 00h):

GFS:




CMC:




Dependendo da localização, existem dois períodos aparentemente mais críticos:

1) O final do dia de 4ª-feira com o aproximar do sector quente. Embora sem instabilidade muito marcada, a posição do sistema e o "enrolar" do mesmo proporcionarão muitas horas de períodos de chuva e aguaceiros numa área relativamente vasta, sem grandes tréguas até à chegada da frente fria na Quinta.

2) A passagem da frente fria na Quinta a partir da manhã, lentamente atravessando o território até ao final do dia. Esta que já virá sobre acumulados importantes do dia anterior, e parece ser bastante potente, com acumulados importantes (acima de 20mm) em períodos consecutivos de 3h, e que parece ter bastante convecção associada.


Como é normal num sistema destes tão próximo e em desenvolvimento, ainda haverá algumas alterações nos modelos, e pequenos desvios farão mudar bastante os locais mais atingidos, além da própria "lotaria" inerente a fenómenos convectivos, todavia, à partida segundo o cenário actual, será relativamente democrático, ficando talvez o Algarve um pouco mais à margem, e sendo a zona centro a mais exposta, volto a repetir, isto de acordo com a actual previsão, que pode muito bem sofrer alterações. (Os acumulados importantes no Algarve nos mapas que mostrei vêm essencialmente do sistema que está agora na região e não do próximo)


Já agora, para terminar, citando o Estofex, em relação ao perigo de acumular muita precipitação com o sistema meio estático no período referido:

Portugal and SW Spain...

A zone of heavy precipitation associated with a frontal system will move southeastward across the area. The training convection associated with it, may locally produce very high rainfall amounts. In addition, the strong low-level wind shear and low cloud bases suggest that a small risk of tornadoes will also exist, possibly also with isolated storms in the wake of the rain zone.
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Aqui ficam uns mapas com a acumulação de precipitação do WRF* prevista de 12 em 12h para os próximos 3 dias. Para os primeiros 2 dias (23 e 24) estão representadas médias de 4 runs para o terceiro dia (25) média de duas runs apenas.

Ter em atenção que a escala de cores não é a mesma em todos os mapas.

v8dbllT.jpg


[*dados utilizados para criar os mapas obtidos aqui: http://mandeo.meteogalicia.es/thredds/catalog.html]
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e jonas_87

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Relativamente ao próximo evento, em que praticamente todos os modelos prevêem que o grosso da precipitação será zona centro, não têm em consideração o sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Se a linha de instabilidade se encaminhar a sul deste, a norte dele serão apenas chuviscos ou aguaceiros e vice-versa.

Como é óbvio teremos de retirar o efeito orográfico nesta minha observação, visto que nos pontos mais altos a precipitação será sempre elevada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espantosamente nesta run o ECM coloca a precipitação mais forte no Alentejo e Beira Alta , durante a tarde com acumulados muito interessantes e depois durante madrugada a norte e centro antes da passagem da frente na tarde noite de quinta com precipitação democrática de norte a sul !
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Ora aí está a previsão do Estofex [European Storm Forecast Experiment]

ixxrw6.jpg


A level 1 was issued for Western Iberia mainly for excessive precipitation.

--- W Iberia

During the late afternoon / evening hours, tongue of moist and unstable airmass ahead of the trough is expected to initiate widespread DMC near the coastline. With strong low level convergence and enhanced mixing ratios, isolated excessive precipitation event is quite possible. Tornadoes can not be ruled out in this setup with stronger low level shear inland, albeit CAPE here will be likely mostly elevated, thus possibly rendering this shear ineffective.



Entretanto, o IPMA já pintou o país a amarelo:

23mqwkj.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã e até 6f de manhã estabelece-se uma situação extraordinariamente difícil de analisar.

Em altura uma perturbação coloca-se estacionaria a oeste de PT continental, aprofundando-se até á RAM.

Sob a PI um fortíssimo jet de níveis médios e altos estabelece-se entre esta e uma dorsal a leste no Med ocidental, no seu seio algumas short waves induzem forte ( a muito forte) forçamento dinâmico.

Á superfície uma complexa região perturbada forma-se em resposta ao aproximar da perturbação em altura.

Ar tropical ( Dew>18ºC e TPW acima de 40mm) continua a migrar para norte em vários impulsos tanto á sfc como nos níveis médios.

Formam-se varias linhas de convergência, associadas a vários núcleos de vorticidade/ciclogénese, não sendo de descartar que algum desses vórtices se torne dominante e possa evoluir de modo mais expressivo ( ciclogénese rápida?...).

De momento maior parte da instabilidade vertical é simulada para as regiões do litoral oeste e porções da região sul ( CAPE 500-1200J/Kg), onde há uma sobreposição entre a língua de maior energia/humidade á sfc e uma camada de ar mais frio que se aproxima de oeste.

Sob todo o território numerosas perturbações em altura e á sfc, assim como condições dinâmicas ( forçamento + shear ) bastante favoráveis deverão servir de foco para a ocorrência de células organizadas com precipitação abundante convectivo-estratiforme e ventos fortes/rajadas.

No entanto no interior NE pouco CAPE leva-me a crer que este será um evento mais benigno de caracter estratiforme...no resto do território, a presença de CAPE leva-me a colocar um nível amarelo generalizado, que poderá ser sujeito a um upgrade caso os modelos/nowcasting assim o sugiram.

ZJBj3xg.png


Cinzento ( não severo/não convectivo)
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada ( risco baixo)
- precipitação localmente excessiva ( não convectivo)

Amarelo
- Aguaceiros/trovoada
- Preciptação excessiva
- Rajadas
- Granizo/Saraiva
- Tornado ( risco baixo)



NA RAM

Uma linha frontal afecta as ilhas, valores de CAPE elevados sugerem alguma actividade convectiva por vezes forte sustentada por valores de shear decentes.

A circulação de WSW á superfície no entanto limita as precipitações orográficas ás vertentes W e SW da Madeira.

No entanto não é de excluir alguma situação pontual de precipitação forte e vento associada a alguma célula mais forte.