Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Preparem os guarda-chuvas! :rain: :thumbsup:


gfs_pi_prec_039.png
 
  • Gosto
Reactions: david 6 e Aspvl


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Alguem acima falou em "tempestade" ? É que a pressao nao é assim tao baixa para enquadrar nesse cenário, ou estou errado?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Alguem acima falou em "tempestade" ? É que a pressao nao é assim tao baixa para enquadrar nesse cenário, ou estou errado?

Tempestade é um termo que está ao critério de cada um...uma trovoada pode ser uma tempestade...uma situação de chuva ou vento forte..etc
A minha intrepetação do termo é este..não sei se discordam se não..é uma questão semântica, não propriamente cientifica hehe
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Tempestade é um termo que está ao critério de cada um...uma trovoada pode ser uma tempestade...uma situação de chuva ou vento forte..etc
A minha intrepetação do termo é este..não sei se discordam se não..é uma questão semântica, não propriamente cientifica hehe

Ok e a tua opiniao sobre este caso? Justifica o termo?
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ok e a tua opiniao sobre este caso? Justifica o termo?

O que o stormy quis dizer é que cada um parametriza uma tempestade como quiser. Sendo que para uns, um vento de 30km/h, uma chuvita mais intensa e alguma trovoada já seja classificado pessoalmente como tempestade, para outros o termo pode apenas aplicar-se com ventos superiores a 50km/h, rain rates e acumulações elevadissimos e trovoadas severas acompanhadas de ventos típicos desses eventos (microburst, downburst, gustnado, tornado).

Estar a perguntar qual é a opinião dele, é uma pergunta razoável e apenas indica curiosidade. Agora a segunda pergunta é descabida após o que ele escreveu sobre o termo ser aplicado de forma pessoal.

Mais info na wikipedia, em inglês :

Classification

A strict meteorological definition of a terrestrial storm is a wind measuring 10 or higher on the Beaufort scale, meaning a wind speed of 24.5 m/s (89 km/h, 55 mph) or more; however, popular usage is not so restrictive. Storms can last anywhere from 12 to 200 hours, depending on season and geography. The east and northeast storms are noted for the most frequent repeatability and duration, especially during the cold period. Big terrestrial storms alter the oceanographic conditions that in turn may affect food abundance and distribution: strong currents, strong tides, increased siltation, change in water temperatures, overturn in the water column, etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Storm#Classification

Já agora a definição dada pelo priberam também é muito geral

tem·pes·ta·de

substantivo feminino

1. Agitação violenta do ar acompanhada geralmente de chuva e trovões.

"tempestade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/tempestade [consultado em 21-10-2013].
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Nao me fiz entender.
Um user acima disse "Vem aí uma tempestade daquelas", e como muita gente lê este tópico convinha esclarecer se é mesmo assim tao gravoso, ou se é apenas uma opiniao pessoal porque como disse a pressao nao é assim tao baixa.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Não me fiz entender.
Um user acima disse "Vem aí uma tempestade daquelas", e como muita gente lê este tópico convinha esclarecer se é mesmo assim tao gravoso, ou se é apenas uma opinião pessoal porque como disse a pressão não é assim tão baixa.

Zapião, isso já foi esclarecido. Ora vê lá os posts anteriores.

Agora isso da tempestade é subjectivo... e muito...
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Nao me fiz entender.
Um user acima disse "Vem aí uma tempestade daquelas", e como muita gente lê este tópico convinha esclarecer se é mesmo assim tao gravoso, ou se é apenas uma opiniao pessoal porque como disse a pressao nao é assim tao baixa.

Um user disse...não disse nada de mais, não entendo o porquê de estar a insistir em algo que não é nada do outro mundo! Quando se vem a este fórum e o nome diz tido FORUM, sabe-se que é frequentado por pessoas com mais ou menos conhecimentos, pessoas utilizam palavras mais fortes outras menos fortes...é normal! E se olhares para os modelos com atenção verás que poderemos ter situações complicados ou não estivéssemos nós em aviso Laranja...uns chamam-lhe tempestade outros agravamento do tempo, outros tempo mais severo!!!~

Agora estar sempre a repetir o mesmo sublinham que é exagero o que forista disse não fica bem, como se a sua opinião tivesse que prevalecer....