Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se passar a sul dos Açores mais chuva teremos no continente, se passar em cima ou a norte (pouco provável) vai para a Galiza. Mas vai chover sempre a norte do Tejo toda a semana.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que relativamente ao Fay os seus restos irão chegar cá "misturados "com a frente transportados na circulação de SW.

Na Quinta - feira poderá ser um dos responsáveis pela elevada precipitação no NW:

É caso para dizer " mais lenha para a fogueira" :rain:

É, noutros mapas vê-se isso bem, os restos a serem absorvidos e chegarem aqui,ao longo duma longa pluma tropical. O mais provável é mudar alguma coisa, mas mesmo que seja apenas metade do previsto nestas saídas, ainda é significativo.

48svmup.gif

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa

v55n6iI.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa
 
  • Gosto
Reactions: FJC e StormRic

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
desde que sigo este forum (1 ou 2 anos) nunca vi um modelo a prever tanta chuva ao longo de 24h como o GFS preve para o norte para quinta-feira. Apesar de quarta já prever bastante para quinta preve mais de 120mm. aliás é das 18h de quarta as 18 de quinta quese preve tanta agua.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
penso que os avisos do ipma estão brandos perante a quantidade de chuva que irá cair na quarta-feira e quinta-feira segundo os modelos.

Não entendo o porquê dos distritos do Porto e talvez Aveiro não estarem em aviso laranja já dada à muita chuva prevista para as próximas horas. Depois as coisas acontecem e o ipma coitadinho não tem culpa de nada.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã esperam-se condições favoraveis á ocorrencia de convecção por vezes severa, um nivel de risco moderado é assim colocado para o extremo NW.

Analise/Discussão


Em altura um vasto campo ciclonico extende-se pelo Atlantico Norte, enquanto que uma dorsal sobe pelo NW de Africa e S da Peninsula.
Entre os dois, um forte jet subtropical está presente aprox. a 41-46ºN.

Neste jet, uma serie de pequenas perturbações deverá viajar rapidamente de WSW para ENE.

Á superficie um forte ciclone consolida-se no Atlantico Norte, e uma pluma tropical profunda é transportada para a PI..ar anormalmente humido para a época ( Mix.r>12g/Kg e TPW>45mm) deverá avançar atras de uma frente quente que entra por Pt continental...um eixo de convergencia marca o nucleo da pluma tropical e torna-se estacionário entre a Galiza e o Minho onde estará o limite norte do maximo de theta-e nos niveis baixos e médios.
Um forte low level jet deverá establecer-se sobre a região onde o eixo termico se tornará estacionário.

Apesar da influencia da dorsal, com ar relativamnete quente tambem presente em altura, espera-se que as pequenas perturbações em altura inseridas no jet consigam criar areas de ascenção forçada com algum arrefecimento dos perfis verticais nos niveis altos.
Tambem a presença da advecção de ar muito energético nos niveis baixos deverá compensar a falta de gradientes mais expressivos, e assim deveremos ter CAPE a atingir até 500J/Kg.

A convergencia na frente quente/eixo termico apoiada pelas ondulações em altura deverão em conjunto gerar alguns segmentos convectivos.

Shear moderado de caracter unidireccional deverá estar presente, dado o forte fluxo presente em altura, pelo que a
convecção deverá tomar alguma organização,possivelmente multicelular com fenomenos de training possiveis.

Neste padrão, há um risco evidente de precipitação excessiva ( >100mm/24h) assim como algumas rajadas marginalmente severas.

IUTvlxB.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
penso que os avisos do ipma estão brandos perante a quantidade de chuva que irá cair na quarta-feira e quinta-feira segundo os modelos.

Não entendo o porquê dos distritos do Porto e talvez Aveiro não estarem em aviso laranja já dada à muita chuva prevista para as próximas horas. Depois as coisas acontecem e o ipma coitadinho não tem culpa de nada.

Não quero ser alarmista nem nada que se pareça mas é uma situação que na minha opinião merecia aviso vermelho de precipitação. É que se alguém tivesse um submarino no Norte creio que iam estreá-lo esta semana... :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Não quero ser alarmista nem nada que se pareça mas é uma situação que na minha opinião merecia aviso vermelho de precipitação. É que se alguém tivesse um submarino no Norte creio que iam estreá-lo esta semana... :surprise:

Por isso é que eu adoro viver no norte ahah. Mas agora a sério aviso vermelho não sei talvez mais tarde, mas o aviso laranja para o litoral norte e parte do centro acho que é o mínimo. Vamos aguardar pela próxima actualização.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não quero ser alarmista nem nada que se pareça mas é uma situação que na minha opinião merecia aviso vermelho de precipitação. É que se alguém tivesse um submarino no Norte creio que iam estreá-lo esta semana... :surprise:

Sem querer parecer advogado do diabo... Mas ainda a alguma distância e tendo em conta os modelos que o IM segue (ALADIN, AROME, ECMWF), os valores de precipitação elevados estão (e repito mais uma vez por esses modelos) concentrados essencialmente nos distritos de Braga e Viana do Castelo. Variando entre modelos, esses valores estão no limite do aviso Laranja, na "borderline" do aviso vermelho segundo os critérios de emissão.

Provavelmente a informação ainda será actualizada, mas se formos a ver bem, um aviso laranja é ainda um aviso laranja! Ou seja "Situação meteorológica de risco moderado a elevado.". Eu penso que começamos a ter uma tendência exagerada para extrapolar fenómenos. Ainda que os avisos possam a ser elevados para vermelho, definir uma situação deste tipo como "Situação meteorológica de risco extremo." poderá ser para já algo exagerado. A tendência de exagerar avisos pode levar, como todos sabemos, a um ignorar do risco em situações mesmo muito extremas (como já tivemos...). Ou seja, e reflectindo bem, não andaremos a banalizar excessivamente os avisos meteorológicos e aquilo que eles significam?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu penso que neste momento os avisos estão perfeitamente correctos, pois neste momento as maiores chances de precipitação mais forte e sobretudo persistente é na região do Minho e Douro Litoral, e por isso neste momento penso estarem perfeitamente correctos. Olhando também aos modelos o GFS como sempre tende a sobrestimar a precipitação na região do Minho e Douro ( ou talvez não ), mas analisando bem a maior parte dos modelos os valores rondam entre 20 a 30 mm em 6 horas e por isso coerente com o Alerta Laranja.
É possível que caso os modelos de meso-escala subam os valores que venham a subir o nível de alerta, mas por aquilo que tenho visto nos modelos a precipitação parece ser ainda mais forte na Quinta do que na Quarta.

Em resumo para já de acordo com aquilo que mostram os modelos que o IPMA consulta os avisos estão perfeitamente correctos e nada tenho a dizer ...

Só uma pequena nota, os modelos de meso-escala como o ALADIN e o AROME, mostram precipitação forte na manhã de Quarta e depois no final do dia de Quarta prolongando-se pela Quinta atingindo claramente o Minho e Douro de forma persistente e descendo temporariamente até á zona de Aveiro !

PS: Alerta Laranja para a situação de Quarta, pois neste momento para Quinta com os dados de hoje a situação seria diferente !

Certo, certo é que os Nortenhos vão encher bem a barriguinha de água ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Recordo só os critérios de aviso do IPMA:

Numa Hora:
- 10 a 20 : Amarelo;
- 21 a 40: Laranja;
- > 40 Vermelho;

Em 6 Horas:
- 30 a 40: Amarelo;
- 41 a 60: Laranja;
- > 60: Vermelho;

Perante isto eu pergunto, sabendo-se que se trata de precipitação persistente, logo saltamos para os avisos para 6 horas, pergunto qual o modelo mesmo em meso-escala que mostra condições para alerta vermelho ?
Nenhum ....
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Estão-se a esquecer de uma coisa, os modelos fazem uma previsão que vai melhorando com a aproximação ao evento... Imaginem agora, que é bem possível, que a zona onde vai existir maior precipitação sobe ou desce. Acho que para pré-aviso está bom, como o aproximar vão alterar certamente. Mais para Leiria nem aviso de chuva existe, apenas vento e ondulação!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O centro meteo já precavê a situação!
Sem_T_tulo.jpg

Isso não faz sentido, ou é um algoritmo automático baseado em precipitação dum modelo qualquer, e provavelmente nada de especial, ou a ser de um meteorologistas (o que duvido muito, que esse site pode não parecer, mas é estrangeiro) também não percebe nada de Portugal, pois em situações destas pouca coisa chega a Bragança.


Em relação a amanhã, só discordo do Porto não ter laranja a par de Viana e Braga (é uma errada confiança/obsessão que alguns no IPMA tem com o AROME), de resto, parece-me normal. Vai chover quanto ? 50mm ? 100 ? Em quanto tempo ? Numa hora ? Em três ? Em seis ? Aonde ? Tudo isso é importante num aviso.
E falamos para amanhã, quinta-feira é outro dia.

Agora vermelho ? Vermelho para mim são situações mesmo excepcionais com grande probabilidade de ocorrerem. Um aviso vermelho implica mobilizar muita gente, coisas como fechar empresas, escolas, saírem mais cedo para casa, ou abrirem mais tarde, se for vento significa empresas como EDP terem centenas de funcionários de plantão, etc,etc. Não banalizemos as situações.