Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O IPMA ultimamente até tem mudado os avisos em tempo real, tirando e pondo fora das horas estipuladas (dê-se como exemplo ontem o aviso laranja que acabava em Portalegre às 22h e tiraram logo às 20 assim que a frente passou), portanto nem acho que haja muita razão de queixa, e realmente acho o laranja mais que suficiente para a situação que se avizinha.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Até porque como já foi dito avisos sobretudo vermelho implica a mobilização de centenas de pessoas .... ás 9h ligam para a protecção civil, vai chover no Minho 60 a 80 mm, toca a mobilizar bombeiros, protecção civil e sei lá mais quem .... ás 15h ligam, olhem afinal já não é no Minho é na zona de Aveiro. Com que cara ficava o IPMA ?
Quem tem acompanhado todas as runs, sabe que a situação tanto para Quarta tem vindo a ser claramente alterada de run para run, ou mais a norte, ou mais a sul variando entre a zona centro-norte e o Minho e Douro.
Por isso para já a situação é esta, lá mais para as 19h/20h quando eles tiverem mais dados aí sim, alteram os avisos caso necessário.

Para já está muito bem como está ....

PS: Graças a esse modelo AROME, já tive por aqui inumeros avisos laranjas, para a minha região, que jamais se justificava, pois este modelo sobre-estima sempre imenso a precipitação e transforma qualquer célula em super célula, na minha opinião esse modelo pouco ou nada vale. Até consegue mostrar por vezes 30 a 50 mm para aqui, quando os globais nem nada dão. Mas é a minha opinião ...

Penso que as runs das 12h serão decisivas !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Vermelho é um exagero concordo plenamente. Aviso laranja penso que é mais do que suficiente e sim o dia de quinta-feira será bem pior do que amanhã. Em relação à precipitação prevista penso que será mais do que muita e os modelos tendem a subestimar um pouco neste tipo de situações, mas penso que desta vez não é esse o caso.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Credo bastou-me publicar um comentário para acender (no bom sentido :p) a conversa :lol:

Eu disse o que disse mas também acho que só mais perto do evento e com mais run's de modelos é que se vai ter a melhor ideia do que realmente se irá passar e aí o IPMA lançará os avisos de acordo com a situação entre mãos.
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Embora estando off topic possivelmente aqui vai o AVISO Á POPULAÇÃO da ANPC saído á poucos minutos em relação a este tema, no entanto não lança ainda nenhum ALERTA da Protecção Civil, possivelmente mais tarde.
y543Qq9.png
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
sim, vai lançar em breve o Alerta Amarelo. os comandos distritais da ANPC ja o difundiram nos distritos afetados
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: INFANTE

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
gfs-2-18.png


Run das 12 z a sair GFS, um ponto escuro ali na zona de Viana..:rain:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Ainda estou confiante de que o GFS vá retirar alguma precipitação e de que estes 200 a 300mm em 48 sejam fenómenos mais ou menos localizados.

Entretanto, se se confirmar de forma geral a tendência das últimas saídas, posso dizer que vão haver rios a sair dos leitos e que os Bombeiros vão ter muito que fazer.

Acerca dos alertas, se na RUN da meia noite se mantiverem as perspetivas, acho que sim, que um alerta vermelho é necessário. Tamanha precipitação de forma constante durante dois dias pode ter consequências muito graves.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ainda estou confiante de que o GFS vá retirar alguma precipitação e de que estes 200 a 300mm em 48 sejam fenómenos mais ou menos localizados.

Entretanto, se se confirmar de forma geral a tendência das últimas saídas, posso dizer que vão haver rios a sair dos leitos e que os Bombeiros vão ter muito que fazer.

Acerca dos alertas, se na RUN da meia noite se mantiverem as perspetivas, acho que sim, que um alerta vermelho é necessário. Tamanha precipitação de forma constante durante dois dias pode ter consequências muito graves.

Mais uma vez e para não haver mais confusões uma vez que aqui já se falou de IPMA e ANPC...

O IPMA emite AVISOS
A ANPC emite ALERTAS

Como se falou já do alerta amarelo da anpc, falar de alerta vermelho neste contexto podia ser facilmente confundido.
 

AndrePereira

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
47
Local
Agueda/Coimbra