Boas
Tendo em conta que a run das 00z do GFS está bastante fora da tendencia geral no medio e longo prazo farei esta analise com base no GFS/06Z e ECMWF/00z.
Nas proximas 48h teremos a reorganização da dorsal sobre nós e extendendo-sew gradualmente para NE em todos os niveis, enquanto a ULL que nos afectou dia 31 e ontem progride para E/ENE enfraquecendo.
Teremos então uma estabilização das condições meteorologicas, e uma subida de temperatura.
De modo geral o AA estender-se-há para NE forçando a entrada de algum ar quente de E nos niveis médios e de ar de origem maritima, proveniente de NW á superficie.
Assim sendo espera-se, no periodo que vai até 2f, céus limpos ( talvez com nevoeiros nos vales do interior e no litoral, pela manhã) e subida de temperatura, especialmente da maxima....o vento será fraco do quadrante norte.
Já entre 2f e 4f/5f está prevista a aproximação e passagem de uma ULL, no golfo de biscaia, com baixa associada, no que seria a primeira entrada de NW do ano ( leia-se ano hidrológico)...essa baixa procedente de NW decairia, restando o nucleo frio em altura...e o AA retornaria para W restando um nucleo anticiclonico na escandinavia ( até bastante estavel devido a massas de ar frio e á crista nos 500hpa).
Primeiramente teriamos a entrada de uma frente fria de de fraca a moderada actividade, 2f, que baixaria a T850 para valores na casa dos 10º, seguindo-se a entrada da massa de ar frio nos 500hpa, que causaria instabilidade convectiva devido ao calor latente nos niveis abaixo dos 850hpa.
Provavelmente, então, teremos um inicio da 2a semana de setembro com instabilidade e chuva, tal como temperaturas muito suaves ( devido ao fluxo de W), a rondar os 20-25 de maxima e os 15-20 de minima ( no litoral e terras baixas).
Este episodio poderia tambem lançar as primeiras neves a cotas acima dos 2000m, no N/NW da PI ( onde o ar frio se fará sentir com maior pujança).
Após as 144h a tendencia é inconstante, algo muito relacionado com a actividade tropical, que interage com a extratropical, e com o jet que vai gradualmente descendo em latitude...tambem há que ver como se comporta aquele anticiclone no N/NW europeu.