Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O ECMWF12z é copy-paste do GFS12z, com o senão da Nadine entrar pelo litoral SW..

Antes da Nadine, a depressão que lhe é "parasita" deverá passar primeiro, gerandos instabilidade convectiva que culminaria na passagem de uma frente fria.

As peças vão-se juntando...

Eu pessoalmente gosto muito da saida do GFS no longo termo...cut-off a oeste tempo quente e instavel...ADORO :)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O ECMWF12z é copy-paste do GFS12z, com o senão da Nadine entrar pelo litoral SW..

Antes da Nadine, a depressão que lhe é "parasita" deverá passar primeiro, gerandos instabilidade convectiva que culminaria na passagem de uma frente fria.

As peças vão-se juntando...

Eu pessoalmente gosto muito da saida do GFS no longo termo...cut-off a oeste tempo quente e instavel...ADORO :)

O que eu ADORO mesmo é esta carta.

igd7ok.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nesta altura do campeonato, está tudo tão imprevisível, que para já, simplesmente ignorem produtos de modelos acima das 72 horas (3 dias).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para já, parece garantido que a depressão em altitude que se encontra actualmente a norte dos Açores, vai deslocar-se para este, afectando a Península Ibérica, contrariando os cenários mais pessimistas de uma extratropicalização forte da Nadine sobre os Açores, e de uns dias bastante quentes e secos no continente.

Como tal, e no meio de um desnorte total de todos os modelos (o que é normal face à excepcionalidade da situação em causa), pode-se afirmar que é neste momento muito provável que ocorra alguma precipitação no fim de semana, com particular destaque no litoral norte e centro, devido à passagem, em fase de cavamento da depressão em altitude.

EDEkn.gif


nw7VE.gif


2IuYO.png


gBwte.png


Depois disto, ninguém sabe.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...
Depois disto, ninguém sabe.

E mesmo isso é falível. A meteorologia faz previsões, não determinações. (afirmação banal)

"Ninguém sabe" mas podemos ter uma ideia do leque de cenários possíveis e do grau de probabilidade de cada um deles. Repara que o desenlace disto está cada vez mais perto e os cenários dos 2 modelos estão a convergir. Ignoramos isso? não. Nem tu, nem eu nem os colegas...

Agora a obsessão de "muita " chuva, "vento a mais ", "ai que estamos em 2012 e o mundo vai acabar" realmente é de evitar. E penso que o forum se está a portar bem melhor do que no passado.

Note-se: parece haver convergência dos 2 principais modelos.

a run GFS das 18h está a sair mas nem me vou dar ao trabalho de a consultar. Amanhã será um dia charneira na previsão. Acredito que algo ainda muda mas... afigura-se uma situação interessante.

boas noites... esperemos por amanhã.

abc
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E mesmo isso é falível. A meteorologia faz previsões, não determinações.

Uma frase banal, mas que muita gente não sabe, ou esquece muitas vezes. Está bem explicito no meu post "muito provável".

Note-se: parece haver convergência dos 2 principais modelos.

Parece haver convergência, mas de facto não há, são dois cenários diferentes a originarem uma sinóptica parecida, se vires bem há um desfasamento de 24 horas, o GFS mete a extratropicalização da Nadine a afectar-nos na noite de terça para quarta, o ECMWF prevê isso na noite seguinte.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Uma frase banal, mas que muita gente não sabe, ou esquece muitas vezes. Está bem explicito no meu post "muito provável".



Parece haver convergência, mas de facto não há, são dois cenários diferentes a originarem uma sinóptica parecida, se vires bem há um desfasamento de 24 horas, o GFS mete a extratropicalização da Nadine a afectar-nos na noite de terça para quarta, o ECMWF prevê isso na noite seguinte.

claro que o teu "muito provável" estava lá!

mas, sem querer desmentir ninguém, sem querer errar esse desfasamento de 12-24h só se verifica com a saída da corrida ecm das 12h (que ainda não tinha visto). Isto de andar a ver todas as saidas, a toda a hora faz mal à lucidez e é estéril a esta distância. e uma discrepância temporal de 12-24h não me parece assim tão significativa.
E porque afirma que são 2 cenários diferentes? não percebo... o desfasamento temporal percebo... agora serem cenários diferentes... serão assim tão diferentes?

gosto de aprender, porque sei pouco.

cps
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Ainda não vi aqui ninguém a dizer como vai ser esta depressão no fim de semana relativamente a vento / chuva / trovoadas (se tal existir).

Basicamente, como os modelos agora estão, o que poderíamos ter no fim-de-semana para além de chuva?

Cumps,
rfilipeg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Basicamente, como os modelos agora estão, o que poderíamos ter no fim-de-semana para além de chuva?

Está tudo extremamente volátil, é muito complicado prever de momento o próprio cenário, mas parece que iremos ter alguma precipitação e vento forte. Mas uma vez mais afirmo, está tudo muito "sensível" e a mudar de saída pra saída.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Mais uma run do GFS a confirmar o mesmo trajecto, com ligeiras alterações. Com o AA a oeste dos Açores bem potente é lógico que a Nadine venha para cá que é um caminho mais fácil. Estamos a apenas 120 h, pode vir alterar-se alguma coisa na trajectória, mas os dois gigantes estão de acordo, embora desfasados no tempo. Os ensembles do GFS têem alguns membros a preverem tal e qual a run das 12.

Esqueci-me de referir, também alguns modelos apontam para uma depressão no norte de África, o GFS das 18 também a coloca e dá logo chuva no sul na 2ªfeira.

Se a Betclick ou a BWin tivesse uma aposta sobre o vai acontecer, eu não tinha medo em arriscar uma aposta de 50 euros como vem para Portugal. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.