Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A run das 18z decidiu dar um pouco de festa para todos a partir das 108h com a aproximação de uma depressão. Ora na altura do ano em que estamos, os modelos são altamente voláteis, há que ter em conta isso, mas é uma tendência.

ipVWu.png

E1LLE.png


xryfd.png

lW7e8.png

fXoxL.png

4FqxR.png
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A run das 18z decidiu dar um pouco de festa para todos a partir das 108h com a aproximação de uma depressão.
Também o ECMWF "a vê", não tão exuberante é certo, mas aqui tão perto...e com possibilidade de deixar precipitação para o litoral do país.

AcLKi.png

7gbfs.png

cM9mi.gif


Ainda estamos a muita distância, temos alguma concordância entre o GFS e o ECMWF, mas "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"...:p
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Bem é verdade que o GFS aponta uma depressao para a proxima semana e bem regada, mas ate la se deve esfumar muita coisa...
Se se confirmar nao é la muito normal setembro começar com depressões, mas vem confirmar as previsoes sazonais de um outono humido..
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Bem é verdade que o GFS aponta uma depressao para a proxima semana e bem regada, mas ate la se deve esfumar muita coisa...
Se se confirmar nao é la muito normal setembro começar com depressões, mas vem confirmar as previsoes sazonais de um outono humido..
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A run das 18Z carregou-lhe mesmo bem :p

2012090618zgfs.png


A ver se se mantém. Como eu disse no seguimento maritimo, com a temperatura da água com a anomalia que está não seria de estranhar passar por aqui algo que deixasse uma boa rega. Esperar pela próxima run que provavelmente deite muita coisa abaixo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Alguém quer um balde de água gelada (comparativo da run de hoje com ontem) e depois logo em cima um balde de água escaldando (temperatura a 850 Hpa) para daqui a uns dias em vez da chuva .....
Pois é Setembro pessoal, passa-se do 80 para o 8 muito rápido !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estamos em pleno pico da temporada de furacões no Atlântico (estatisticamente é na próxima 3ªfeira) e este ano está a ser bastante movimentado, ao nível dos mais movimentados de sempre. O que por vezes não quer dizer muito, o ano passado a primeira metade da temporada também foi assim, a segunda metade foi mais fraca. Seria curioso termos uma repetição da temporada "louca" de 2005 em que se tiveram que usar nomes do alfabeto grego para nomear ciclones tropicais, digo curioso porque já temos bastantes analogias em Portugal deste ano actual com o ano de 2005 (bastante frio seco no inverno e a seca que assola o país).

Tudo isto para dizer que é normal que os modelos andem bastante irrequietos e instáveis nesta altura do ano, mesmo na circulação geral no Atlântico onde geralmente há sempre melhor consenso a n dias, é normal que nesta altura os modelos andem a oscilar bastante de run para run, é uma altura do ano em que a incerteza a médio e longo prazo aumenta ainda mais do que já estamos habituados.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Como é que será que vai ser a evolução das coisas no dia de hoje?
Será que o litoral oeste a norte do cabo Mondego vai ter instabilidade a partir da tarde? :unsure: :rain:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
xii que reviravolta!!! Na última run tanto do GFS como do ECMWF vejam o que acontece...A depressão fica no mar algures entre os Açores e Madeira e injecta calor sobre a península vindo do Norte de África.
Um sonho para quem está de férias, um pesadelo para outros.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
A depressão da próxima semana, pode aproximar-se como a run das 12 do ECM ontem, ou pode só andar ao largo e acabar nos Açores como a run das 00 do ECM. As previsões da próxima semana, estão dependentes da localização da depressão, mas que eu aponto que existe mais hipóteses que os Açores levem uma bela rega do que o continente.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
A depressão da próxima semana, pode aproximar-se como a run das 12 do ECM ontem, ou pode só andar ao largo e acabar nos Açores como a run das 00 do ECM. As previsões da próxima semana, estão dependentes da localização da depressão, mas que eu aponto que existe mais hipóteses que os Açores levem uma bela rega do que o continente.

Corrijam-me se estiver enganado...mas parece-me uma depressão algo semelhante à que atingiu os Açores em Maio deste ano e que causou várias inundações. A sua posição ainda é incerta mas a ficar nos Açores poderá dar muita chuva neste arquipélago e muito calor um pouco por toda a península.
Em Maio passado tivemos temperaturas aqui no sul de quase 40ºc devido a uma "menina" parecida com essa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
É impressão minha ou o ECMWF está a modelar um furacão a caminho dos Açores (no dia 17), é a muitos dias de distância e nada é ainda certo. :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
É impressão minha ou o ECMWF está a modelar um furacão a caminho dos Açores (no dia 17), é a muitos dias de distância e nada é ainda certo. :unsure:

Está lá essa hipótese, mas mesmo no fim da run. A meu ver é algo muito pouco plausível a esta distância.
Quanto à chuva para a próxima semana...ou os modelos recuam para o que modelavam ontem ou esta não vai passar de uma miragem.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pessoal observei isto no radar do instituto de meteorologia o que poderá ser?
Chuva e trovoada é o que se costuma interpretar ou estou enganado?

Gostava de saber;)

scaled.php


Obrigado.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.