Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As runs de hoje começam a apelar ao cenário em que a Nadine seria afastada para a zona maritima a N/NW da Madeira e E/SE dos Açores, como depressão remanescente, dado o colapso da actividade convectiva em consequencia do shear associado ao anticiclone dinamico.

Depois de tal ocorrer, o cavado a NE poderia capturar os restos da Nadine ( essencialmente uma bolha de ar tropical instavel), e inseri-la numa frente...num cenário que se pode assemelhar ao que provocou as cheias de Nov1997.

Esta hipotese é vista pelo GFS, em parte, e está claramente presente no UKMO, sendo que o ECMWF está a um fio de ir atraz do UKMO pois na ultima run os restos da Nadine escapam para SW por muito pouco...

Parece-me que a partir do dia 22/23 poderemos ter um episódio de precipitação...

Se a Nadine viesse por arrasto é que era porreiro pois estas entradas de Noroeste quase nunca são abonatórias aqui para o Algarve....
Mais á frente a aquela entrada de Noroeste parece-me ainda dependente do que acontecer com a NADINE !
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
As runs de hoje começam a apelar ao cenário em que a Nadine seria afastada para a zona maritima a N/NW da Madeira e E/SE dos Açores, como depressão remanescente, dado o colapso da actividade convectiva em consequencia do shear associado ao anticiclone dinamico.

Depois de tal ocorrer, o cavado a NE poderia capturar os restos da Nadine ( essencialmente uma bolha de ar tropical instavel), e inseri-la numa frente...num cenário que se pode assemelhar ao que provocou as cheias de Nov1997.

Esta hipotese é vista pelo GFS, em parte, e está claramente presente no UKMO, sendo que o ECMWF está a um fio de ir atraz do UKMO pois na ultima run os restos da Nadine escapam para SW por muito pouco...

Parece-me que a partir do dia 22/23 poderemos ter um episódio de precipitação...





Stormy , a Madeira vai ser atingida pela Nadine?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run das 06z do GFS vai atraz do ECMWF00z...eu pessoalmente acho que o GFS funciona melhor do que o ECMWF ao nivel de "coisas" Tropicais, e ao ver uma saida das 06z, que geralmente é muito menos precisa do que as saidas das 00z ou 12z ( que ingerem mais dados), a ir atraz de um modelo que a meu ver não é tão bom no que toca a sistemas Tropicais/hibridos ou em transição...só posso concluir que as hipoteses do ECMWF estar correcto não são lá muito animadoras.

Por outro lado, o ensemble do GEFS mantem-se altamente indefenido...pelo que para já não levanto nenhum cenário certo, mas continuo a achar que há a possibilidade da Nadine ou alguma porção dela acabe por vir alimentar algum evento de instabilidade mais intenso por Pt continental, a partir do dia 22.

Quanto á questão da Madeira...se a Nadine lá chegar é precisamente porque não sobreviveu como sistema integro....
Digo isto porque caso a Nadine mantenha alguma intensidade nos proximos dias, e seja um sistema com expressão em altitude, o mais certo é ir apanhando boleia do fluxo em altura associado á corrente de oeste subtropical...e se assim for nunca desviará tanto para sul.
Apenas poderá atingir a Madeira caso haja um colapso da extrutura convectiva, que leve a que o sistema perca dinamica vertical e acabe arrastado para sul pelos aliseos que predominam nos niveis baixos e médios da Troposfera.

Caso isso ocorra a Nadine chagaria á Madeira apenas como um vortice remanescente...que traria algumas nuvens baixas/médias, chuvas fracas nas zonas altas e eventualmente algum vento moderado...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O GFS das 12 que está a sair. Está a sair uma coisa engraçada. :D Embora não acredite em nada do que esta run mostra, retirou a precipitação toda no fim de semana do sul do país e depois mete a Nadine a atravessar Portugal, passando antes pela Madeira. Ou seja, vinha visitar a todos. :lol:. Muita fruta.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esta saída é demasiado violenta. Ainda que a ex-Nadine pouco tenha de tropical a interacção com o centro de baixas pressões a oeste da Irlanda seria certamente violenta no campo de vento e na precipitação. Restrito no espaço mas bastante violento nos locais por essa interacção se desse, qualquer coisa tipo dezembro de 2009 no oeste. A pressão cai 15 a 20 mbar em 24 horas...


gfspig500162.png


gfspiv850168.png


gfspiprec174.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esta run das 12z do GFS está indiscritivel....a Nadine seria capturada pelo cavado, e depois o ambiente favoravel nos niveis altos conjuntamente com as aguas subtropicais ( 21-24ºC) induziriam uma reorganização da mesma.

A analise ao theta-850 e T500 indica claramente que a depressão chegaria á latitude de Lisboa como warm-core, ou seja, como sistema tropical, e completaria a transição extratropical sobre o interior norte de Pt e a Galiza.

Este cenário faz-me lembrar o Vince de 2005....é simplesmente brutal....uma run fabulosa, pois traria muita chuva a todo o pais...já o vento...poderia ser uma chatisse para a malta do litoral:(

AGUARDAREMOS com cuidado e atenção a saida do ECMWF, mas tendo em conta ás minhas ultimas 2 analises, acho que o cenário que se começa a fixar é mais proximo a este GFS12z...o UKMO concorda comigo, e mais uns quantos membros do GEFS...hehe
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Então existe alguma possibildade de Nadine visitar todos :shocking:

Se a rica comunicação social que passa a vida a pôr os Açores a tremer e a "encharcar-nos" de calamidades anunciadas põe a vista em cima desta run do GFS...ui!!!

Uma coisa é certa, independentemente dos efeitos que Nadine terá ou não no tempo dos próximos dias, sem dúvida que a "senhora" sabe captar a atenção com tantas surpresas e incertezas que anda a provocar :confused:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
gfs_pi_g500_174%20nadine.png


Para recordar. A ver como sai o ECMWF das 12z mas isto só pode ser um devaneio e dos grandes, mesmo que a Nadine volte para sul e encontre águas mais favoráveis ao desenvolvimento.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mesmo sem chegar ao fim da run já deu para perceber que o ECMWF 12 Z não tem nada a ver com a última run algo extrema do GFS 12Z:

ULDWf.png


Muitas voltas isto ainda há-de dar... :assobio:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Mesmo sem chegar ao fim da run já deu para perceber que o ECMWF 12 Z não tem nada a ver com a última run algo extrema do GFS 12Z:

ULDWf.png


Muitas voltas isto ainda há-de dar... :assobio:

...e espero bem que essa RUN12z do GFS não se concretize:eek: nem 8 nem 80
 
Estado
Fechado para novas mensagens.