Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boas!
Tenho andado um pouco afastado, mas agora que começam aquelas que são as estações que mais gosto, cá estou eu.
Tenho esta questão a colocar, notei que os meteogramas por localidade não estão disponíveis, pelo menos no meu browser, já não existem ou é problema meu?
Obrigado
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas!
Tenho andado um pouco afastado, mas agora que começam aquelas que são as estações que mais gosto, cá estou eu.
Tenho esta questão a colocar, notei que os meteogramas por localidade não estão disponíveis, pelo menos no meu browser, já não existem ou é problema meu?
Obrigado

Bem-vindo de volta! :thumbsup:

Existe sim, tens aqui o link http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal

Se entrares em http://www.meteopt.com, clicas em previsão e depois tens os vários modelos e tens meteogramas portugal ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Em relação aos modelos parece que houve algumas alterações nos modelos provocando mais incerteza nos próximos dias em especial no que ás regiões do sul diz respeito.

Assim sendo no dia de amanhã, teremos uma frente fria que atravessará o território de Norte para sul, mas que não chegará aparentemente ao Algarve. Essa precipitação de acordo com as ultimas runs, não chegará ao Algarve. No final do dia de amanhã deverá dar, ou não, para ver as nuvens de chuva passarem a sul do Algarve.

No dia Quarta Feira começam as incertezas, dado que aparenta que a frente fria, fica algures perdida no Alentejo, enquanto que a sul do Algarve passaria alguma precipitação. Contudo seja como for a precipatação prevista não passaria de moderada.

Na Quinta Feira existe enorme incerteza nos modelos, causando sobretudo pelo modelo ECM e GEM, que indica uma pequena depressão que se formaria a Norte das Canárias e que romaria para Norte ou para Nordeste, o que tanto pode atirar pelo menos a precipitação para o Sotavento algarvio ou então toda a chuva para a Andaluzia.

Para o dia Quinta, a precipitação prevista nos modelos poderia ser forte, e no caso do ECM e GEM poderia ficar algo estacionária até ao dia de Sexta.

Muita, muita incerteza ainda nos modelos ....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Efectivamente, Aurélio.

Surgiu nos modelos e ensembles a hipotese de haver um impulso no jet gerado pela depressão na Irlanda em conjunto com uma ciclogenese na Terra Nova.

Esse impulso criaria uma short-wave que poderia ampliar o nosso cavado para SW, interagindo com uma massa de ar tropical impelida desde uma onda tropical ao longo dos ultimos dias, pela Nadine e por uma ULL a sudoeste das Canárias.

Se tal ocorrer podem haver varios cenários, os mais extremos, dependendo da força da Nadine, chegam a empurra-la a ela e a toda aquela carga de ar tropical para norte, o que daria num evento de precipitação, trovoada e vento muito significativo.
Para esse cenário temos por exemplo o modelo dinamico tropical LBAR e mais umas 3 ou 4 perturbações do GEFS.

O cenário mais tranquilo e mediano seria apenas que o cavado ampliasse um pouco de modo a interagir mais calmamente com o ar tropical, gerando precipitações generosas mas normais pelo sul de Pt e Andaluzia.

Desde ontem que se tem vindo a aprofundar esta hipotese...acompanharemos com toda a atenção o evoluir das proxima saidas...:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Efectivamente, Aurélio.

Surgiu nos modelos e ensembles a hipotese de haver um impulso no jet gerado pela depressão na Irlanda em conjunto com uma ciclogenese na Terra Nova.

Esse impulso criaria uma short-wave que poderia ampliar o nosso cavado para SW, interagindo com uma massa de ar tropical impelida desde uma onda tropical ao longo dos ultimos dias, pela Nadine e por uma ULL a sudoeste das Canárias.

Se tal ocorrer podem haver varios cenários, os mais extremos, dependendo da força da Nadine, chegam a empurra-la a ela e a toda aquela carga de ar tropical para norte, o que daria num evento de precipitação, trovoada e vento muito significativo.
Para esse cenário temos por exemplo o modelo dinamico tropical LBAR e mais umas 3 ou 4 perturbações do GEFS.

O cenário mais tranquilo e mediano seria apenas que o cavado ampliasse um pouco de modo a interagir mais calmamente com o ar tropical, gerando precipitações generosas mas normais pelo sul de Pt e Andaluzia.

Desde ontem que se tem vindo a aprofundar esta hipotese...acompanharemos com toda a atenção o evoluir das proxima saidas...:thumbsup:

Stormy, ainda bem que falaste nos emsembles porque eu vi a run das 06 do GFS e só coloca 3 mm, mas fui ver os emsembles e parece-me que a run do GFS foi muito fraquita, mesmo os emsembles da run das 00 do GFS, alguns membros indicam bastante precipitação. Quanto ao ECM coloca bastante precipitação na manhã de 5ªfeira, entre 25 a 50 mm entre as 06 e as 18 h. Vamos ver, o evoluir da situação.

Só acho uma coisa estranha, na direcção do vento, segundo o ECM será de nordeste/norte. :unsure:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Ciclogenese no Golfo de Cadiz;)

Obrigado Stormy. Achei estranho o facto da precipitação relacionada com a direcção do vento, normalmente é mais SE, S, SW e W, quando chove mais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se o vento no Sotavento for de Norte ou Nordeste, esqueçam a chuva ... caso seja de sul, então podem contar com muita precipitação porque quer dizer que a depressão entra por aqui e não pelo Golfo de Cadiz ... mas creio que não vale a pena alimentar grandes esperanças.

Fiquei a saber á pouco que no Aeroporto de Faro ontem nem sequer existe registo de precipitação ...:sad:
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Se o vento no Sotavento for de Norte ou Nordeste, esqueçam a chuva ... caso seja de sul, então podem contar com muita precipitação porque quer dizer que a depressão entra por aqui e não pelo Golfo de Cadiz ... mas creio que não vale a pena alimentar grandes esperanças.

Fiquei a saber á pouco que no Aeroporto de Faro ontem nem sequer existe registo de precipitação ...:sad:

Concerteza, o favoravel para nós é o vento soprar do quadrante Sul para as nossas esperanças em relação á chuva se concretizarem, caso contrário vai tudo por "água abaixo"...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A cada run que passa é uma matança na chuva aqui para o Algarve, mais uma run mais um desastre ..... aguardemos por Outubro.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.