Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas parece que Outubro vai começar com tempo seco e mais ameno!?!:(

Por isso é que disse Outubro e não inicio de Outubro porque a primeira metade de Outubro costuma ter um comportamento bastante diferente da segunda metade em que normalmente a 1ª metade é quente e mais seca e a 2ª metade é mais fria e húmida (chuvosa).

Mas este ano não sei, as previsões sazonais apontam para um inicio de Outono, quente mas chuvoso ou bastante chuvoso ao mesmo tempo, mas não vejo nada disso a medio e longo prazo.

Quando saírem as sazonais de Outubro é que podemos ter melhores certezas, no que ao Outono e Inverno diz respeito, isto porque o verdadeiro Outono começa a metade de Outubro e neste momento estamos na parte de transição.

Por isso calma ..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A frente hoje em principio não será muito activa..mas os modelos preveem a possibilidade de ocorrer bastante precipitação orografica nos pontos altos quer do interior norte e centro quer na serra Algarvia.

Na possibilidade da haver convecção embebida, esta não será muito profunda, pois não há instabilidade termodinamica suficiente.
No entanto, dado os valores elevados de agua precipitavel, especialmente na região centro e sul, e tambem o shear forte associado a um fluxo intenso na média e alta troposfera, qualquer célula embebida poderá gerar periodos de chuva moderada a forte e algumas rajadas de vento naordem dos 40 a 60km.h.

No extremo NW, em regime pós frontal, há um periodo com condições para convecção mais intensa a partir das 18h de hoje até ás 06h de amanhã, com a possibilidade de trovoadas dispersas, moderadas, podem ser acompanhadas de algum granizo especialmente na faixa litoral ( Aveiro-Porto-Vila do conde-Caminha).


A frente completará a passagem pelo pais na manhã de amanhã, e começará a interagir com uma pluma de ar tropical sobre o Golfo de Cadiz, assim como com uma short-wave em estrangulamento procedente de SW.
Esta interacção reforçará as condições dinamicas e é possivel que haja um reforçar da actividade da frente.
A posição da região de maior instabilidade será a S/SE do Algarve, mas é possivel que uma porção do sul do Algarve e faixa terminal da bacia do Guadiana consigam alguma chuva eventualmente moderada ao longo do fim da manhã e inicio da tarde.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Quanto ao Algarve, os modelos estão confusos. Começando pelo GFS que coloca 3 mm durante os próximos dias, deve ser o modelo que coloca menos precipitação nesta zona onde resido. Já o ECM coloca uma boa rega principalmente na 5ªfeira e mesmo para os dias seguintes. Já o Hirlam coloca alguma precipitação, mesmo a rasar o Algarve, mas também afecta o sotavento algarvio. O GEM também coloca a par do ECM uma boa rega.

Tudo está dependente da posição da depressão no Golfo de Cádiz, só mesmo na altura se saberá. No passado, já fomos surpreendidos com estas depressões, o ano passado em Novembro uma depressão a sul do Algarve rendeu 57 mm e nada estava previsto nos modelos.

Estamos na posíção de vermos algo ou passar tudo ao lado. Mas o Hirlam, ECM e o GEM estão bastante razoáveis, já o GFS é talvez o mais pessimista. Mesmo no domingo, o GFS dava 0.2 mm para aqui, o ECM dava 2 mm e o ECM acertou.

A previsão da AEMET também é bastante animadora para 5ªfeira:

PRECIPITACIONES LOCALMENTE FUERTES O PERSISTENTES EN EL SUROESTE
PENINSULAR Y BALEARES.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde,

Alguém pode informar-me se das previsões para a Madeira, pois no IM dá previsao de aguaceiros mas pelo que vejo nos modelos será peridos de chuva moderada.

Obrigada.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
neste momento disseram-me que ja chove bem pela camacha



A Camacha é um local onde costuma chover bem...até podes confirmar em posts anteriores colocados pelo Hgois no topico da Madeira /Açores.


Quanto as previsões para hoje e amanhã tenho algumas duvidas em relaçao aos modelos pois uns colocam mais precipitação de que outros...

Tenho um Colega do IM que disse me que ia receber a atualizaçao das previsoes
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A run das 12h do Hirlam é bastante óptimista para a região sul.

TwF1l.png


O canadiano GEM segue os mesmos passos.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Só o GFS e o WRF (meteogalicia) não vêm a depressão.
A questão é se o WRF é inicializado com os dados do GFS e fica "contaminado" pelo mesmo.
Interessante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu diria exactamente ao contrário, em que apenas o ECM, GEM e o Meso-Escalar HIRLAM vêem a depressão !

Alguém terá que ceder ......
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Ainda está tudo um pouco confuso, a run das 12h do Hirlam é favoravel aqui para a região do Sul embora ache que ainda seja um pouco cedo para saber o que virá, pelo menos na minha perspetiva.

Quanto ao que o algarvio1980 falou estou de acordo pois estamos mesmo na faixa entre o "apanhar e o passar", ou seja, tanto podemos levar com chuva como podemos ve-la passar-nos ao lado..
Vamos esperar que o Hirlam, ECM e o GEM acertem, dado que são os mais favoraveis...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A run das 12h do ECM em termos de pressão nada d novo, mas em termos de precipitação não indica qualquer indicação de precipitação forte mas sim precipitação dispersa, tanto para o dia de Quinta como para Sexta, portanto de acordo com a previsão descritiva.

Amanhã pode aumentar mais a precipitação ou então tirar toda ... ambos os cenários podem ainda ser altamente prováveis.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
A run das 12h do ECM em termos de pressão nada d novo, mas em termos de precipitação não indica qualquer indicação de precipitação forte mas sim precipitação dispersa, tanto para o dia de Quinta como para Sexta, portanto de acordo com a previsão descritiva.

Amanhã pode aumentar mais a precipitação ou então tirar toda ... ambos os cenários podem ainda ser altamente prováveis.

Como se costuma dizer: ou oito ou oitenta! :lol:
A ver vamos...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.