Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Talvez não seja o tópico mais correcto de se fazer o seguimento, mas esquecendo os modelos e olhando só para o satélite, está tudo a passar paralelamente à fronteira este de Portugal...
O interior alentejano esse sim pode ser bem mais lucrativo em termos de precipitação e mesmo trovoada...
 


rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
O instituto de meteorologia dá para amanhã aguaceiros e condições favoráveis à ocorrencia de trovoada, ams não diz onde.

Queria perguntar se amanhã será mesmo um dia para trovoadas e em que sitio?
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Parece que passou tudo ao lado aqui no sotavento, todas as formações a entrarem na zona de Cadiz e nós aqui a vê-las passar... :angry:
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Previsão para 6ª feira, 28 de setembro de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, sendo
do quadrante sul na região Sul e soprando moderado a
forte (25 a 45 km/h) nas terras altas até ao final da manhã.
Pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro.

Será que o Litoral Norte tem direito a alguma coisa? :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A partir de dia 4/5 de Outubro poderemos ter uma situação de instabilidade mais democrática...esta ideia começou a surgir ontem e hoje mantem-se tanto no ECMWF como no GFS e no GEM.

Os modelos em linhas gerais começam a ver um bloqueio na Europa->Islandia e na Bermuda->Gronelandia que poderá introduzir um cavado bastante intenso a oeste de Pt continental.

Ao contrario deste evento, e é de salientar este facto, teremos uma entrada de ar de origem tropical muito significativa, que proporcionará muita energia.
Uma das coisas que falhou neste evento é que muita da energia tropical, se não toda, foi arrastada para sul na frente do fim de semana passado, daixando Portugal numa situação em que a massa de ar é muito menos eficiente em produzir chuva e instabilidade convectiva.

Este padrão vai depender de como vai decorrer a circulação na America do norte, que segundo os 3 modelos citados será favoravel a um padrão de ciclogenese no leste dos EUA/CND, e tambem de como se vai dar a reintegração da TS Nadine na circulação subtropical a oeste dos Açores.

Se a Nadine encontrar muita instabilidade baroclinica ( e ai pode ser um trunfo para nós), ela só por si pode gerar uma onda no jet que se curve para Sul e gere um cavado sobre os Açores-PI.....se o padrão global for favoravel a processos de amplificação para sul do jet, esse cavado será incrementado, se for desfavoravel a coisa pode correr pior.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não sei se hei de rir ou chorar...

O GFS12z excedeu-se imenso, colocando uma depressão a absorver a Nadine, num padrão de tal modo favoravel que depois o complexo sistema depressionario se echeria de ar Tropical vindo desde uma perturbação na ICTZ, e acabaria bloqueado mesmo entre os Açores e a PI.
Muita chuva, instabilidade e ondulação e por muitos dias, já que um sistema destes cheinho de energia não desaparece simplesmente...quando muito vem um cavado que o reintegra na circulação subpolar ( mais ou menos explosivamente...basicamente lidamos aqui com uma bomba-relogio meteorologica)...

Bom...para já a olhometro...muita uva...vamos ver o que sobra quando esmiuçar-mos a vinha com mais olhos de ver:lol:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por acaso já ontem eu olhava, coçando a cabeça:D, sobre o que ia vendo nos modelos. Ainda bem no fim das previsões, mas com potencial de começarmos a ter por cá o verdadeiro "mau tempo".
Faltam muitas horas, muito tempo e muitas saídas modelísticas.
Mas até nisto este outono promete um pouco mais que os anteriores.

Um aparte curioso. Dizia um dia destes uma senhora quase idosa: "este inverno vai ser muito chuvoso. As formigas tem andado muito ativas."
Ainda não tinha ouvido tal coisa, mas fiquei com uma pulguinha na orelha.:p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que tem as saidas de hoje de tão interessante :huh::huh:

Mostram a possibilidade do surgimento de um cavado ou forte cavado a oeste de Portugal, contudo a maior parte dos dias nem toca em Portugal.

Interessante era se se aproximasse mais e ficasse estacionária durante pelo menos uns 10 dias ....

Mas gosto de ver os modelos a convergirem para este tipo de situação e presente em todos os modelos .... falta de saber como será moldado ...

Quanto á NADINE certamente não vai durar muito mais tempo "viva"
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Sul - Setembro 2012

O sotavento ficou no centro da depressão e no centro não acontece nada. Choveu em quase todos os outros lugares. Teremos de aguardar pela próxima depressão. Alguns modelos sugerem que chegará quando a Nadine for reabsorvida... daqui a uma semana.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Sul - Setembro 2012

Na próxima semana o jet vai penetrar um pouco mais a sul e levar consigo a Nadine e tudo o que demais houver. Vai organizar-se um bom sistema frontal associado a uma depressão interessante só que quando se aproxima de nós, deslizará sobre um centro de altas pressões e a parte sul desse sistema desmorona-se... ficamos novamente fora de jogo. :dry::dry::dry:

europemsl144.gif


europemsl228.gif
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Na previsao Accuweather Outubro será um mes com bastante chuva, ja a partir do proximo fim-de-semana em todo o país.Na previsao a 10 dias do im tambem ta prevista chuva para o proximo fim-de-semana e é a primeira vez nos ultimos dias que vejo uma previsao accuweather e do im coincidirem, talvez seja bom sinal...:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.