Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Para mim, existem 3 factores de risco a considerar:

- Eventuais rajadas de vento pontuais, que poderão causar estragos. Nesta altura do ano, devemos considerar as tendas e as árvores completamente vestidas de folhas, favorecendo potenciais estragos.

- Precipitação acumulada. Aqui penso que não haverá perigo de inundações em locais fora das povoações. O solo está seco, terá alguma capacidade de minorar o escoamento. Mesmo assim, nas zonas onde ocorreram incêndios, o transporte de lama de cinzas, irá certamente depositar-se nas barragens e dificultar o tratamento de água para consumo. Não creio que hajam cheias, exceto nos locais onde exista falta de limpeza nas linhas de água.

- Precipitação horária elevada (>30mm/h). Pode provocar entupimentos nas artérias urbanas, saltar tampas, enfim o costume nos locais onde historicamente ocorre (ex: sacavém).

Tenho reparado que as atenções estão centradas em Lisboa, Setúbal, Santarém e Beja, relativamente à precipitação horária. Mas e quanto à precipitação acumulada, como será a distribuição? A atenção está toda nos mapas das 6h às 12h, mas no interior centro e sul, devemos ter atenção a precipitação entre as 9h e as 15h (pena não haver mapa), pois acredito que muitos locais não fiquem atrás do litoral em termos de precipitação total.

Existe probabilidade das células se desenvolverem em direção ao interior? Talvez a falta de aquecimento diurno o impeça, mas receio que haja surpresas, quando mais não seja, devido à orografia de algumas regiões.

A probabilidade de ocorrer tornados é baixa como foi referido (apesar do mapa do estofex), contudo deverá ser possível observar alguma ou outra tromba de água no mar (local facilmente observavel).

Ps: amanhã vai ser nowcasting o dia todo, com o radar no ecrã! :)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Desta vez o Ipma fez muito bem em lançar estes avisos, mas fez muito mal em retirar a reflectividade do radar.Agora como é que a pessoa vai prever o surgimento de um tornado em determinada célula ou saber se um tornado está no solo.
Desta vez vai ser muito mas mesmo muito difícil de prever um tornado, pois não temos um radar com reflectividade. Quando ocorreu o tornado de Novembro de 2012 em Silves tínhamos reflectividade agora onde ela pára?

A reflectividade continua lá...

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.radar/index.jsp

Configura assim:

Selecione RADAR:
Coruche/CL

Selecione produto:
Máximos da Reflectividade (dBZ)
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Ralativamente ao radar, questionei o IPMA sobre o já habitual problema passo a transcrever o e-mail enviado e recebido

"
Caro Sr. ,

Agradecemos o seu contacto.

A falta de atualização que refere, tem vindo a afetar um tipo específico de produto (máximos de refletividade) devido a um problema técnico associado ao fluxo de informação na rede do IPMA. Estão a ser efetuados testes no sentido de resolver este problema com a máxima brevidade.

Quanto ao desfasamento que menciona, sem prejuízo de poder ocorrer eventualmente devido a qualquer problema técnico, esclarece-se o seguinte: a hora que figura na legenda das imagens de radar designa-se por UTC (tempo universal coordenado) ou GMT (tempo médio de Greenwich). Durante o período da hora de verão, a hora local encontra-se adiantada de 1 hora em relação à hora UTC (ou GMT), sendo coincidentes durante a hora de inverno. Por este motivo, durante o período mencionado poder-se-á visualizar uma imagem recentemente atualizada na nossa página, por exemplo com a hora 12 UTC (ou 12 GMT) a qual, na realidade, corresponde à nossa hora local 13h. Isto poderá explicar uma diferença horária que, nesse caso, não corresponderá a qualquer desfasamento.

Gratos pela atenção

Informações IPMA





Em 24-09-2013 11:56, escreveu:

Exmos. Srs,

Como entusiasta da ciência metereologica e seu acompanhamento, gostaria de vos perguntar o seguinte:

Porque razão o radar meteorológico esta tantas vezes parado ou pelo menos sem actualizações no website, e outras vezes a sua actualização é completamente desfasada do tempo real não permitindo fazer o acompanhamento real das situações?


Muito Obrigado





--

Informações IPMA
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.
Rua C ao Aeroporto
1749-077 Lisboa
Telefone: +351 218 447 000
Fax: +351 218 402 370 "
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Houve alguma alteração??? Não estou a conseguir visualizar os mapas :(
Só consigo abrir o windguro e ai tira precipitação a Peniche!!! Passou de 24.3 para 17.7mm, às 10h da manhã.
Também apontam para uma diminuição da intensidade do vento. :(
Não entendo! Na Nazaré, Óbidos e praia de Santa Cruz a intensidade da chuva e vento continua altíssima!

grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...

Enquanto isso foram limpas as folhas das palmeiras aqui pela rua, mas ficaram em monte na rua para serem levadas amanhã! Se ainda lá estiverem claro. looool...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
E o AROME foca a atenção em Setúbal e depois quase rebenta a escala no eixo Sines-Portalegre.

VBWIcab.gif


BRkWyot.gif
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
E por Braga o que será de esperar? :)

Boa noite Caro Vizinho,

Espera-se quebrar a monotonia que se fez sentir neste fórum durante muitas semanas neste simpático verão. :p

Pela Bracara Augusta espera-se alguma animação: Precipitação por vezes forte e rajadas de vento moderadas. Poderemos levar também com algumas trovoadas isoladas na região.

Resumindo: Alguma animação que faz bem parte do verdadeiro "Outono" aqui no Baixo Minho.

Cmps e Bom Nowcasting para amanhã.