Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Já começam os habituais cortes na precipitação aqui para a região Sul. No entanto há muita precipitação prevista para os próximos dias de Lisboa para Norte. Aqui andamos sempre à guerra com a dorsal Africana que não deixa a precipitação baixar mais para Sul. Com um bocado de sorte a partir de Quarta volta a estar bom para a praia;)
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Olá a todos, eu precisava que ajudassem a decidir qual é o melhor dia (para vindimas) na zona da bairrada (zona Centro/Norte), porque estou indeciso entre Sabádo e Domingo e não tenho uma ideia de em qual dos dias choverá menos. :huh:

Desculpem, pelo Off-topic digamos assim, mas é que estou num dilema e não sei se escolher Sábado ou Domingo... :facepalm:

Agradeço todas as vossas previsões e ajudas. :uau:

Boas! Diria que talvez Domingo tenhas melhores chances...Para amanhã parece que haverá bastante instabilidade nas regiões Norte e Centro e com maior ênfase no Centro. Mesmo para Domingo parece que a manhã será algo calma mas depois para a tarde volta uma nova linha de instabilidade.
Terás de avaliar com nowcasting ou então vindimas à chuva:D
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Estou mesmo indeciso sobre quando é melhor para vindimar aqui... :(
Será que é amanhã ou domingo? Agradeço todos os comentários! :uau:
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Estou mesmo indeciso sobre quando é melhor para vindimar aqui... :(
Será que é amanhã ou domingo? Agradeço todos os comentários! :uau:

supercell penso que sem dúvida o melhor dia será o domingo, pois a precipitação será muito mais fraca!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para a semana o cenário está delineado...nova perturbação no Atlantico, que arrasta á sua frente uma impressionante massa de ar tropical, com dew bem acima dos 20ºC e agua precipitável instantânea até 55-65mm ( coisa que eu acho que nunca vi a ser modelada para cá).

EpWHZlc.png




Enquanto a dorsal estiver perto o ar mais quente e estável em altura deverá limitar a instabilidade, no entanto a aproximação do cavado deverá começar a introduzir ar mais frio em altura, sendo que lá para meados da semana poderemos ter instabilidade mais séria.

Até lá ( Dom-2f/3f) teremos chuviscos e tempo ameno....atenção que poderá chover muito em algumas partes ( nomeadamente serranias litorais do norte e centro) pois este ar EXTREMAMENTE húmido muito facilmente precipita enormes quantidades de agua em pouco tempo.


Por outro lado...no Atlântico tropical surgiu a 96L...bloqueada entre a dorsal Africana e outra dorsal nas Bermudas, começará a sentir os efeitos da região depressionária no Atlântico central, sendo razoável admitir que poderá ser puxada para norte para nos vir ajudar á festa...um sistema tropical a vir parar cá perto pelo menos ( no mínimo) ajudaria a bombear mais ar quente para norte dinamizando ainda mais a situação da próxima semana.....

hTktjSF.gif


( Obrigado SpiderVV por me ajudares com o Gif!)

SERÁ?

Basicamente mais uma semana para seguir com a máxima atenção....está a ser um inicio de Outono/época chuvosa bastante animado:thumbsup::p::D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
este ano estamos a ter as epocas certas e nas alturas certas... o bom tempo comecou um ou dois dias depois do solisticio e durou os 3 meses certos... o outono vai pelo mesmo caminho... comeco a ficar curioso com o q o inverno possa trazer :)
Que traga neve à Invicta! Isso é que era coisa linda de se ver! :D
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A noite ficou muito aquém da previsão. Apesar de que em alguns sítios tem chovido copiosamente com acumulados bem generosos, mas as trovoadas foram escassas, perto ou sobre o continente.

53vf.png

©2012 IPMA

Aqui nesta zona não houve nada de especial. A ver se vem aí um(s) aguaceiro(s) do mar para subir o acumulado, mas pelo satélite parece que já está a curvar demasiado para cima. A ver vamos

wyl.gif
 

madmario

Cirrus
Registo
18 Ago 2011
Mensagens
21
Local
Malveira, Mafra
Olá boa tarde.

Tenho neste momento a mesma dúvida que o parceiro supercell apenas diferindo o local e a data.
Estou a pensar em fazer a vindimas em Terras de Bouro ( distrito Braga - Serra do Gerês ) na próxima 4ª feira. No entanto pela previsao do IPMA vai chover bastante nesse dia.

Alguma previsao para 4ª feira dia 2 de Outubro ? Ou será melhor esperar pelo fim de semana ?

Desde já o meu muito obrigado a que me possa ajudar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já amanhã á tarde a até 2f teremos a aproximação e passagem de uma frente quente sobre PT continental, devendo chover bastante.

Após a frente, ar extremamente húmido e quente deverá influenciar o estado do tempo até 4f ou 5f...é de esperar que chova bastante em todo o pais, nomeadamente em relevos voltados a oeste, sudoeste ou sul.

No seio da massa de ar quente ocorrerão algumas linhas de instabilidade sendo que qualquer célula que se gere terá capacidade de causar precipitação localmente excessiva devido á presença de até 55mm de agua precipitável instantânea.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Já amanhã á tarde a até 2f teremos a aproximação e passagem de uma frente quente sobre PT continental, devendo chover bastante.

Após a frente, ar extremamente húmido e quente deverá influenciar o estado do tempo até 4f ou 5f...é de esperar que chova bastante em todo o pais, nomeadamente em relevos voltados a oeste, sudoeste ou sul.

No seio da massa de ar quente ocorrerão algumas linhas de instabilidade sendo que qualquer célula que se gere terá capacidade de causar precipitação localmente excessiva devido á presença de até 55mm de agua precipitável instantânea.

Boa tarde Caro stormy,

Aqui pela nossa zona tem chovido a potes com excelentes acumulados para um início de Outono e em apenas 2 dias e espero muito sinceramente que nos próximos dias a precipitação generosa possa desta vez abranger outros locais do país que bem necesitam dela.

Cmps e obrigado pela tua preciosa colaboração amigo Stormy, consegues sempre dar uma certa adrenalina ao pessoal para este tipo de eventos.

Bom Fim de Semana a todos os colegas e membros do fórum.

Cmps.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
...
No seio da massa de ar quente ocorrerão algumas linhas de instabilidade sendo que qualquer célula que se gere terá capacidade de causar precipitação localmente excessiva devido á presença de até 55mm de agua precipitável instantânea.

Stormy, por vezes referes a expressão "água precipitavel instantânea". Pergunto se é correcto afirmar que equivale à componente de precipitação de origem não-convectiva?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, por vezes referes a expressão "água precipitavel instantânea". Pergunto se é correcto afirmar que equivale à componente de precipitação de origem não-convectiva?

Não, é mesmo a agua precipitável, ou seja a quantidade de agua por m2 que cairia se num dado ponto condensasses todo o vapor de agua existente da vertical desse ponto.

O mecanismo que leva á condensação é neste caso pouco importante....se houver instabilidade termodinâmica haverão células convectivas e elas havendo tamanha humidade disponível facilmente deixarão bastante chuva, mas se o mecanismo for outro ( orográfico, levantamento isentrópico, forçamento dinâmico, etc) também logicamente havendo mais agua disponível mais facilmente esses mecanismos levarão a precipitações fortes.

Bom...resta dizer que como sabes muitas vezes estes processos ocorrem todos ao mesmo tempo ( salvo o levantamento isentrópico, que usualmente está associado a massas de ar quente que sobem por cima de ar frio e estável á superfície...nessas condições é raro teres convecção)..