Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Olhando agora aos modelos parece-me cada vez mais provavel uma bela rega a partir de quinta\sexta feira e durante alguns dias, principalmente no Norte, e acomanhado também por temperaturas bem baixas... Vamos acompanhando :rain:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Olhando agora aos modelos parece-me cada vez mais provavel uma bela rega a partir de quinta\sexta feira e durante alguns dias, principalmente no Norte, e acomanhado também por temperaturas bem baixas... Vamos acompanhando :rain:

É bem provável pois tudo indica que se formará uma cut-off a Norte/Noroeste da península e quase sem fim à vista. O início do mês vai animar bem para as regiões do Norte.
Nas regiões do Sul parece que ainda não será desta mas ainda assim as temperaturas deverão baixar um pouco mas aguardemos para saber quanto...
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Eu sei, pelo que leio no fórum, que previsões a mais de 3 dias não vale a pena estar a confiar, mas ainda assim fui ver agora a de 10 dias do IPMA para a Grande Lisboa e, comparando com o período que irá até Terça-feira com máximas na ordem dos 35/36ºC, no próximo fim-de-semana a temperatura registaria uma descida abrupta entre os 15 e os 20 graus! Até que ponto poderá ser isto verdade? :huh:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Eu sei, pelo que leio no fórum, que previsões a mais de 3 dias não vale a pena estar a confiar, mas ainda assim fui ver agora a de 10 dias do IPMA para a Grande Lisboa e, comparando com o período que irá até Terça-feira com máximas na ordem dos 35/36ºC, no próximo fim-de-semana a temperatura registaria uma descida abrupta entre os 15 e os 20 graus! Até que ponto poderá ser isto verdade? :huh:

Neste momento os modelos estão em concordância, portanto parece que vem mesmo uma mudança do tempo !
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu não percebo muito disto mas acredito que a previsao a 10 dias do IPMA se vai confirmar, porque há alguma coerencia entre os modelos, ou seja teremos chuva principalmente a norte do Sistema Montejunto-estrela a partir do final da proxima semana e descida abrupta das temperaturas (10\15º). Isto deve-se à cut-off que está a ser modelada e poderá ser uma situaçao para varios dias, mas lá está previsoes a longo prazo nunca se deve confiar por isso é melhor esperar para ver :unsure:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu não percebo muito disto mas acredito que a previsao a 10 dias do IPMA se vai confirmar, porque há alguma coerencia entre os modelos, ou seja teremos chuva principalmente a norte do Sistema Montejunto-estrela a partir do final da proxima semana e descida abrupta das temperaturas (10\15º). Isto deve-se à cut-off que está a ser modelada e poderá ser uma situaçao para varios dias, mas lá está previsoes a longo prazo nunca se deve confiar por isso é melhor esperar para ver :unsure:

Neste momento ainda não descarto qualquer cenário, ou seja, a cut-off ir mais para leste e afectar fortemente o este da PI, descer de norte para sul afectando as regiões mais a norte e bastante o centro, norte de Espanha ou então o que me agradaria mais, descer mais num sentido para Nordeste para Sudoeste ficando ao largo de Portugal e criando linhas de instabilidade ao largo de Portugal !
Em qualquer dos cenários será sempre bem mais provável a precipitação mais a norte e centro de Portugal !
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente e para trás
O ipma também não sabe fazer previsões estava lá para dia 7 16ºc máxima só se estivessemos na idade do gelo
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente e para trás
O ipma também não sabe fazer previsões estava lá para dia 7 16ºc máxima só se estivessemos na idade do gelo

As previsões do IPMA a longo prazo são baseadas no modelo ECMWF, logo se esses 16ºC estão lá é porque o modelo assim o mostra.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente e para trás
O ipma também não sabe fazer previsões estava lá para dia 7 16ºc máxima só se estivessemos na idade do gelo

O que é 'mau tempo'? E 'bom tempo', já agora?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente e para trás
O ipma também não sabe fazer previsões estava lá para dia 7 16ºc máxima só se estivessemos na idade do gelo

que venha a chuva e com fartura . ja chega de verao.. .
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Quem andar pelas vindimas vai ter trovoada... o modelo europeu coloca umas trovoadas volumosas no final da próxima semana.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não percebo isto o verão só acaba dia 21 ou 23 e já está a vir mau tempo, os modelos parece que ainda estão na dúvida do que vai acontecer mais tarde, por isso põe aquela cena a passear para a frente e para trás

Mas existe alguma normal climatológica, de alguma estação meteorológica, que não apresente precipitação nos meses de Verão? Por pouca que seja, acontece e está lá nas normais! :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quem andar pelas vindimas vai ter trovoada... o modelo europeu coloca umas trovoadas volumosas no final da próxima semana.

Ou seja, más noticias para os viticultores

Como se pode ler na seguinte noticia, este ano, houve no geral um aumento da produção de uvas, e da qualidade da mesma. Isto porque o inverno foi chuvoso, e o verão acabou por ser um bom verão - ao contrário do que os franceses previam. :p

No entanto, e pelo menos no douro, a vindima andava atrasada cerca de 15 dias.

Vamos ver se a instabilidade prevista, não dá cabo de uma boa colheita, que prometia mais alguns milhões.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ou seja, más noticias para os viticultores

Como se pode ler na seguinte noticia, este ano, houve no geral um aumento da produção de uvas, e da qualidade da mesma. Isto porque o inverno foi chuvoso, e o verão acabou por ser um bom verão - ao contrário do que os franceses previam. :p

No entanto, e pelo menos no douro, a vindima andava atrasada cerca de 15 dias.

Vamos ver se a instabilidade prevista, não dá cabo de uma boa colheita, que prometia mais alguns milhões.

Se ocorrer granizo seria destruídor, mas não deverá ocorrer..

Até pode ocorrer precipitação, desde seja pouca e que o cacho das uvas enxugue por completo no mesmo dia, não é grande ameaça.

O problema é se a precipitação se entranha no cacho, e o calor favorecer o desenvolvimento de fungos, iria apodrecer levando a elevados prejuízos em termos de quantidade e qualidade do vinho obtido.

Certamente algumas castas de vinha já podem ser vindimadas. Outras não.