Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os espanhois também não levantam o pé. Colocam precipitação moderada/localmente forte.

Acho que o Algarve não está ao nível de Cadiz ainda ...


Sexta:

EN ANDALUCIA, AUMENTO DE LA NUBOSIDAD DURANTE EL DIA, CON
POSIBILIDAD DE CHUBASCOS DEBILES, MAS PROBABLES A PARTIR DE LA
TARDE EN EL SUR, DONDE PUEDEN LLEGAR A SER LOCALMENTE MODERADOS Y
OCASIONALMENTE TORMENTOSOS, E INCLUSO LOCALMENTE FUERTES EN CADIZ
Y AREA DEL ESTRECHO.

Sábado:
SE ESPERAN CIELOS MUY NUBOSOS EN ANDALUCIA Y MURCIA, CON
PROBABILIDAD DE CHUBASCOS O TORMENTAS LOCALMENTE MODERADOS,
ESPECIALMENTE EN EL EXTREMO SUR DE ANDALUCIA, CEUTA Y MELILLA,
DONDE EXISTE LA POSIBILIDAD DE LLEGAR A SER LOCALMENTE FUERTES.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não vou criticar a previsão do IPMA, digo mais, a previsão do IPMA está a jogar pelo seguro. Senão ocorrer nada, falharam mas se ocorrer acertaram. A distância em que está a linha de instabilidade é relativamente próxima à costa algarvia, já vi n situações no passado em que os modelos nada previam e depois foi um autêntico dilúvio, e já vi situações de autêntico dilúvio e depois não se passou nada.

Exacto. Os modelos, neste momento, colocam a chuva toda no mar, mas uma ligeira alteração e a mesma pode chegar-se um pouco mais ao litoral. Possivelmente é uma opção do IPMA ir pelo seguro, precaver as pessoas para uma possibilidade (ainda que baixa), e depois, se chover pouco ou não chover nada, não há problema, pelo menos a população estava avisada. Ao fim e ao cabo, teremos uma linha de instabilidade activa a pouca distância do litoral...

Haverá aqui, talvez, uma mudança de estratégia por parte do IPMA relativamente aos últimos anos...

De qualquer das formas, a previsão descritiva ainda deverá sofrer alterações amanhã...


Veremos a evolução da situação.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Outra situação curiosa é não cingirem essa previsão ao Algarve, pois pelos modelos a linha de instabilidade só roçará a costa Algarvia, mas alargando-a ao baixo Alentejo.

Exacto. Os modelos, neste momento, colocam a chuva toda no mar, mas uma ligeira alteração e a mesma pode chegar-se um pouco mais ao litoral

Para quê estar a inventar coisas que não existem modelos, se nenhum modelo mostra nada nem mesmo os de meso-escala, é por causa disso que ninguém leva em conta o que diz o IPMA !



Em parte dos últimos posts estão-se a esquecer de uma coisa importante.

Além dessa referida linha que será mais activa durante a madrugada de 6ª para Sábado e que está no "limbo" entre ficar no mar ou entrar em terra, há também chance de convecção durante a tarde, em particular no dia de amanhã.

Convecção esta ligada naturalmente à cut-off mas não ligada directamente a essa linha de instabilidade, mas sim possibilidade de formação de convecção diurna, em especial nas serras do Algarve e no Baixo Alentejo. São portanto duas situações distintas. A de 6ª à tarde mais imprevisível como é normal em convecção diurna, e no caso de ocorrer, a mais passível de dar granizo em aguaceiros fortes localizados. E será em relação a essas a tal previsão que tanto criticam do IM. É algo defensiva sim, e peca por não distinguir bem as duas situações, mas é uma hipótese (moderada) a ocorrência de aguaceiros mais fortes com a convecção diurna.


As duas situações distintas, vistas pelo ALADIN:


Possibilidade de "nascer" convecção 6ª à tarde sobre terra, enquanto ao largo no mar se organiza a linha:






A linha convectiva a organizar-se à noite ainda ao largo, que terá o seu pico durante a madrugada (como na carta do ECMWF que coloquei no outro post):

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Parece já claro que a cut-off vai se deslocar demasiado para SW para os nossos interesses e com isso menos instabilidade e mais calor é o que nos espera nos próximos dias! Quando a um aumento de instabilidade parece agora ir acontecer entre Terça e Quarta feira na região Sul e talvez centro, altura em que a cut-off se desloca para NE.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde


Ainda pode haver alterações na previsão para a RAM? pelos modelos está previsto chuva por vezes forte..de forma continua...alguém pode ajudar?

obg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O IPMA colocou aviso amarelo para o distrito de Faro.

atum1j.jpg

35m1ndh.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Para amanhã regressa a possibilidade de actividade convectiva no sul do Pais.

Em altitude uma Cut off posiciona-se a SW de Sagres, enquanto a forte dorsal subtropical de extende em ponte desde o NW da PI até ao N de Africa, na periferia leste/sudeste da cut off um máximo de velocidade encontra-se entre os 200-300hpa sobre Marrocos-GC- extremo S de PT.

Á superfície uma baixa organiza-se no G.Cadiz, e a norte o AA extende-se em crista sobre o G. Biscaia, gerando um fluxo de E/NE sobre a PI nos níveis médios e baixos.

SUL

Nos níveis baixos, ar húmido procedente do Mediterraneo/GC progride sobre o Algarve e adentra-se pelo Baixo Alentejo durante o dia/noite.
Entre a região de Alcácer do Sal e Reguengos, uma dry line marca o limite norte de progressão do ar húmido, e gera-se convergência entre o fluxo húmido de SE e o ar seco e quente vindo de NE/E desde o interior da PI.

De Alcácer do Sal para SW, uma frente de brisa posiciona-se marcando a fronteira entre o regime de brisa de NW/W do litoral oeste e o ar húmido Mediterraneo que se propaga vindo de SE/E desde o Algarve/B Alentejo.

Estas duas regiões de convergência poderão servir de foco para iniciação de algumas células em especial durante a tarde.

Nos níveis médios ar seco e quente Africano cobre praticamente toda a região, sendo no entanto menos espesso no Algarve, este ar seco limitará a convecção especialmente no Baixo Alentejo.

Nos níveis altos, aproxima-se do Algarve um máximo de circulação aos 300hpa, com divergência ( forçamento) no sector NW gera shear moderado próximo á tropopausa e algum forçamento dinâmico.

De modo geral este contexto favorece a ocorrência de Aguaceiros/Trovoadas especialmente de regime diurno no Baixo Alentejo, enquanto no Algarve, mais forçamento dinâmico, shear e menos ar seco nos níveis médios poderão contribuir para actividade mais frequente e intensa durante não só o dia de 6f ma também a noite e madrugada de Sab.

A convecção que surgir poderá causar precipitação intensa, algum granizo e um evento isolado de down/microburst, pelo que se justifica um nível laranja por risco baixo a moderado de um evento severo isolado em especial no Algarve.




Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Granizo ( em geral não severo)

Laranja
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( em geral não severo)
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Peço desculpa pelo comentário, mas que trapalhada isto tudo. Já tinha avisado familiares que no fim-de-semana o tempo não ia estar bom nem para a praia, nem para passeios e agora tive de retratar-me de tudo, passando por aldrabão. :angry:

Bem sei, mesmo sendo um leigo comparativamente com muita gente que aqui anda pelo fórum, que as coisas são assim mesmo, a imprevisibilidade dos modelos e da atmosfera assim o ditam. Felizmente na altura na Depressão "Gong", nos dias 19 e 20 de Janeiro, que os meus avisos surtiram efeito. Por enquanto, siga o Verão. :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos resta esperar que seja o efeito da depressão em altitude a ter reflexos mas a ocorrer precipitação por aqui será mais confinada á zona da Serra e devido a células de desenvolvimento vertical, que surjam com o aquecimento diurno, pois aquela linha de instabilidade está completamente fora de questão !
Ou seja apenas mais um dia tipico de Setembro em principio e promete ser assim o mês inteiro !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
A hipótese de "machadada" no Verão já anda sempre a ser adiada pelo GFS:lmao: Os dias passam e a hipótese de mudança anda sempre nas 384h e de forma muito tímida.
Será que poderá haver algo que baralhe estas contas todas? O AA parece que está aí para durar e perdurar.

Em relação à situação de hoje e madrugada de Sábado é simples...ou temos sorte ou não vamos ver mais do que alguns chuviscos. Para esta tarde não espero grande convecção aqui pelos Algarves mas vamos ver.
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Re: Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Setembro 2013

Parece que o tempo vai refrescar, mas no final da próxima semana o calor vai voltar.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O moribundo Humberto vai regressar com alguma agressividade ao grupo ocidental dos Açores. Nenhum modelo desistiu da ideia mesmo com o actual Humberto. :cold:

As ilhas terão bastante chuva na próxima semana.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O moribundo Humberto vai regressar com alguma agressividade ao grupo ocidental dos Açores. Nenhum modelo desistiu da ideia mesmo com o actual Humberto. :cold:

As ilhas terão bastante chuva na próxima semana.

Humberto? Como assim? O Furacão Humberto vai atingir os Açores? Esse furacão ainda está ativo? Andei à procura no Wunderground e não encontrei... Desculpem lá a pergunta sou um pouco leigo nesta matéria. Entretanto, com uma vista rápida pelos modelos, parece que finalmente os Açores vão ter a chuva que tanta falta anda a fazer lá para o dia 20, e parece também que poderá marcar uma mudança de padrão, com o AA finalmente a "ceder". Vamos ver :D