Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã teremos um dia com alguma activdade, em espacial em partes da região sul.

Analise/Sinóptica

Em altura a depressão em altura mantem-se num movimento lento para SW, e centra-se a meio da tarde ao largo do litoral centro.

Entre esta e a alta subtropical colocada no N de Africa, um forte mid/upper jet entra pela região S e avança por Espanha.

Á superficie, um vasto campo depressionário envolve o Atlantico subtropical NE, e o fluxo em PT continental coloca-se de S,com entrada de ar humido e quente em especial na região centro e sul.

Durante o dia, o aquecimento/evapotranspiração diurno em conjunto com a presença de ar frio em altura disparam o CAPE até 1000J/Kg com bolsas mesoescalares até 1500J/Kg.

Na região S/SW

Uma short wave avança no jet subtropical e afecta o SW e S do território, em torno a esta, forçamento dinamico e shear modestos deverão favorecer a genese e organização convectiva.


Nos niveis médios e baixos,no entanto, o forçamento dinamico é fraco e resume-se ás frentes de brisa maritima e serras do litoral alentejano e algarve.

Assim sendo,espera-se que a cobertura convectiva não seja muito significativa, no entanto as células que surgirem beneficiarão de um ambiente favoravel á ocorrencia de precipitação excessiva e granizo.

Por estes motivos, coloco um nivel amarelo.

Na região norte, há modelos que disparam convecção, mas esta estará associada a um eixo de vorticidade em altura distante do jet, numa area de alimentação de ar frio/vorticidade que liga a depressão a W com um potente cavado no Mar do Norte.

Com fluxo estagnado em altura, a convecção que surgir será pulsante, de ciclo de vida curto, e não terá intensidade e cobertura temporal para garantir um nivel amarelo por precipitação excessiva.


n2uSPx6.png
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã esperam-se alguns aguaceiros/trovoadas que deverão ser pontualmente fortes na região norte e centro.

Analise/Sinóptica

Em altura o nucleo da perturbação que estava a oeste é apanhado por um cavado que entra pela Europa e reverte o sentido de movimento de novo para leste.
Durante o dia, o centro da depressão fria de niveis altos
deverá entrar e cruzar o território ao longo do eixo Lisboa-Portalegre.

No centro da perturbação o fluxo em altura estará estagnado e não haverá forçamento dinamico...nestas condições qualquer convecção que surja será pulsante e de ciclo de vida curto.

No extremo N/NE, já mais afastado do centro, o fluxo em altura será um pouco mais forte e do quadrante SE/E, proporcionando shear fraco.

Á superficie e nos niveis médios uma area de baixa pressão forma-se entre a Peninsula e o Atlantico ao largo do litoral centro, enquanto que uma alta pressão reforça-se na Europa W.
Entre os dois, uma frente fria desce desde França e avança até ao terço norte da PI.

Associada á frente fria, uma area de convergencia deverá afectar todo o norte e centro de PT continental...imediatamente á frente desta, uma massa de ar quente e humido estará presente, com CAPE a ascender até 1000-1500J/Kg em alguns pontos.

Dada a frente fria e a topografia, há garantias que surgirão varios focos convectivos na região norte e centro, que poderão beneficiar de algum shear fraco...estas condições marginais serão suficientes para garantir um nivel amarelo por risco de precipitação excessiva, granizo e micro/downbursts.



9p6C6wK.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::::::::::::UPDATE:::::::::::::::

Com base nos ultimos outputs dos modelos, Sat e observações de superficie, as condições na região centro e sul parecem ter melhorado.

Uma serie de linhas de convergencia estão de momento a entrar pelo Algarve, enquanto outra está estacionária a oeste do litoral Alentejano....estas linhas marcam areas de advecção de humidade.

Durante a tarde, algumas destas linhas deverão entrar em terra, assim como a frente de brisa, o que servirá de mecanismo de disparo para convecção.

Os mesoescalares manteem valores de CAPE até 1500-1800J/Kg, com uma area de shear associado ao mid/upper jet ( ver previsão de ontem) em especial no Alentejo e Algarve.

As condições são assim favoraveis á ocorrencia de tempo severo pontual, e o nivel amarelo foi alargado em concordancia com este raciocinio.

o7nqFw5.png
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Off-Topic mas é o local apropriado para deixar o reparo ..

Impressionante como as células nascem rápido e com muita dinâmica
whaa.gif

Já há muito que não via algo como está a ocorrer hoje e é assim que eu particularmente gosto das trovoadas :thumbsup:

owmYQx8.jpg


Ou seja é de esperar que nasçam células de forma repentina e com muita dinâmica por isso nowcasting e atenção a inundações locais :cheers:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::::::::::::::::::UPDATE::::::::::::::::::::::::

Analise

Durante o dia de hoje o território foi afectado por uma perturbação em altura bastante mais intensa do que o projectado/analisado ontem.
A vigorosa perturbação gerou convecção muito mais activa do que aquela que seria de esperar, e a convecção intensa á escala mesoescalar gerou um importante feedback á escala sinoptica que deverá alterar substancialmente a previsão para amanhã.

Os modelos, especialmente mesoescalares, indicam que ao longo do dia de hoje se organizou uma baixa pressão de origem convectiva associada á perturbação em altura, que nas proximas horas deverá mover-se para N/NW orbitando uma extensa cut-off situada a oeste do território.

A interacção das duas deverá levar a uma alteracção da trajectoria da perturbação maior, empurrando-a para SW e depois para E...nesse processo uma nova ondulação em altura deverá formar-se a N da Madeira, numa area caracterizada pela presença de uma bolsa de ar tropical instavel...esta bolsa de energia deverá ser então empurrada para NE afectando o Sul do território.

Previsão

2f00h----2f20h

Durante este periodo, teremos uma vasta area de vorticidade associada ao nucleo complexo da cut off em altura, a entrar pelo Centro e Sul de PT
continental,
ao longo deste eixo o fluxo em altura estará estagnado, e não haverá shear que permita convecção organizada.
no entanto, a presença de uma massa de ar humida, e aquecimento/evapotranspiração significativos durante a tarde deverão gerar valores de CAPE pontualmente até 1000-2000J/Kg segundo varios modelos mesoescalares.

A frente de brisa maritima deverá ser suficiente para gerar multiplas células pulsantes e de ciclo de vida curto, mas dada a energia/humidade disponiveis, estas células apresentação caracter pontualmente severo durante a sua curta fase de maturação, com risco de precipitação excessiva e granizo....os fortes gradientes termicos verticais associados ao ar bastante frio nos niveis altos tambem favorecem um ou outro episódio de micro/downburst.

Assim sendo, fiz um upgrade para nivel amarelo .


Por outro lado, no norte mais afastado do eixo central da perturbação, circulação de E/SE em altura deverá gerar algum shear capaz de sustentar estruturas melhor organizadas.
A presença de valores de CAPE em torno a 500-1500J/Kg, e a topografia deverão garantir a genese de varios focos convectivos.
Durante a tarde, uma frente fria vinda de NE deverá começar a afectar o norte da Peninsula, e uma extensa area de convergencia entre o ar seco/frio de NE e o ar tropical humido de SW afecta o norte do território...no seio e ao longo desta area de convergencia é provavel que surjam varios clusters convectivos que beneficiação de amplo forçamento dinamico, factor que em conjunto com o shear marginal deverá manter estruturas convectivas com algum grau de organização.

As células que surgirem terão bastante humidade disponivel, assim como gradientes termicos verticais suficientes para produzir precipitação excessiva, granizo ( pontualmente grande) e rajadas pontualmente severas associadas a micro/downbursts.

Dado o caracter mais organizado e a indicação por parte dos modelos para a ocorrencia de convecção mais generalizada, fiz um upgrade para nivel laranja nesta região.


2f18h----3f12h

Neste periodo começa a tornar-se provavel que uma nova perturbação em altura entre pelo Sul, arrastando consigo uma nova pluma de energia/humidade de origem tropical.
Nesta altura o nucleo frio/eixo de vorticida de em altura já terá migrado mais para NE, e o sul ficará na periferia da perturbação,proximo ao forte jet subtropical que corre entre a Madeira e Espanha.

Espera-se assim que ocorra advecção de humidade/instabilidade desde SW, num abiente de crescente forçamento dinamico e shear...os valores de CAPE modelados ( 1000-1500J/Kg) em conjunto com o ambiente dinamico favorecem a genese de convecção severa, multi e supercelular, com risco de precipitação excessiva, rajadas severas e granizo que poderá ser grande.

Por este motivo fiz um upgrade para nivel laranja.



Realça-se que a interacção desta pluma de humidade com a complexa região de vorticidade em todos os niveis que estará presente sobre a Peninsula, e a frente fria que desce desde a Europa poderá ter consequencias ainda imprevisiveis...não se pode excluir que os processos dinamicos previstos resultem na formação de uma area de ciclogenese mais organizada/intensa que poderia trazer um evento de caracteristicas mais extremas ao centro e sul de PT continental durante o dia de 3f...

A situação será seguida com toda a atenção, e um possivel upgrade para nivel vermelho poderá ter de ser necessário, durante a avaliação de amanhã, para o periodo entre as 00h de 3f e as 00h de 4f.

XF5UXCV.png
 
Última edição:

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,248
Local
Aveiro
Pelos modelos e previsões do IMPA parece que vamos ter novamente um fim de semana instável em grande parte do território, já é possível prever com alguma eficácia se ir chover de facto?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para as proximas horas, de acordo com o update lançado ontem, é possivel que condições severas continuem a afectar em especial o Sul.

Para a 2a metade do dia de amanhã, a actividade deverá prosseguir, com especial atenção ao interior sul.

Analise/Sinóptica

Durante o dia de amanhã mantem-se um eixo de vorticidade/ar frio em altura que cruza o território aprox. em linha com o Tejo.
Nos niveis médios e baixos, uma frente fria entra pela região N/NE, enquanto que pelo Sul se mantem uma circulação do quadrante S com advecção quente.

Durante as proximas horas e dia de amanhã, a interacção da perturbação em altura com esta complexa advecção diferencial nos niveis baixos deverá resultar na organização de uma area de ciclogenese que já hoje era identificavel nos mesoescalares.

A ciclogenese deverá acentuar a convergencia/advecção quente á superficie, com valores de CAPE impulsionados pelo aquecimento/evapotranspiração diurnos a atingir 500-1500J/Kg..a presença da perturbação em altura deverá em conjunto com a convergencia á sfc, garantir a iniciação convectiva numa escala generalizada ( ECMWF12z/GFS12z).

Um pouco a sul do eixo de vorticidade, o fluxo em altura deverá intensificar-se, com a aproximação do bordo norte do jet subtropical...com fluxo moderado de SW/WSW em altura e a intensificação do fluxo de S á sfc-850hpa ( low level jet) no sector quente da area de ciclogenese deverão gerar perfis de shear rotacional com até 20kts de 1-8km shear.

Assim sendo, a dinamica parece favoravel á evolução/organização das células em sistemas lineares multicelulares com supercelulas embebidas ou discretas a surgirem pontualmente.
Estas células deverão ser capazes de gerar granizo e precipitação excessiva assim como rajadas marginalmente severas...a dinamica não parece favoravel a tornados dada a fraca helicidade nos niveis baixos ( existe shear rotacional mas ofluxo não é muito intenso, pelo que a energia disponivel para a rotação é limitada)...sendo assim qualquer estrutura tornadica que possa surgir dependerá da dinamica interna das células e terá uma probabilidade de ocorrencia muito baixa.

Ainda assim, resolvi colocar um nivel laranja marginal para o interior S, onde a cobertura da actividade parece mais extensa e haverá um overlay algo interessante de CAPE/shear/forçamento.

Sc8sdUG.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A previsão de hoje (para hoje) do Stormy falhou redondamente (no que toca a cores), aqui não se passou nada de nada como indicavam os modelos e a instabilidade esteve quase o dia todo na zona centro e sobretudo na zona da Grande Lisboa e zona do Vale do Tejo. Umas vezes acerta-se e outras erra-se .... faz parte da vida.
Quanto ao dia de amanhã esse sim concordo em absoluto com as previsões ....

Olhando bem mais longe segundo os modelos isto vai-se instalar o anticiclone por estas bandas, que eu só espero que não seja já de acordo com aquilo que os modelos sazonais projectam para este Outono/Inverno ....
Se entenderem que isto é seguimento livre ... mas eu entendo como previsão de modelos ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Anticiclones mais ou menos extensos, pouco gradiente, noites maiores que os dias... vamos é arrefecer.
Interessante também o aspecto de a corrente polar acelerar de tal forma que mete umas interessantes altas pressões na escandinávia em forma de bloqueio. Iremos vendo a forma que isto vai tomar depois deste episódio de chuvas se resolver a meio da semana.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A previsão de hoje (para hoje) do Stormy falhou redondamente (no que toca a cores), aqui não se passou nada de nada como indicavam os modelos e a instabilidade esteve quase o dia todo na zona centro e sobretudo na zona da Grande Lisboa e zona do Vale do Tejo. Umas vezes acerta-se e outras erra-se .... faz parte da vida.
Quanto ao dia de amanhã esse sim concordo em absoluto com as previsões ....

A previsão que coloquei ontem é valida até ás 12h de amanhã, até este momento, a 1a parte da previsão falhou relativamente á região Norte, e falhou bastante já que não se verificaram nenhuns dos fenomenos previstos.
Isto teve que ver com o posicionamneto da cut off, que de acordo com a modelação de ontem,deveria ter descido mais em latitude permitindo que a instabilidade que afectou a Galiza-Asturias chegasse ao N de PT continental..assim o interior norte ficou mesmo no meio da circulação, onde basicamente está tudo em aguas de bacalhau..

Quanto ao centro e sul, verificou-se a previsão denivel amarelo ( varios nicleos intensos afectaram o sul durante a tarde), e o nivel laranja que coloquei a partir das 18h de hoje verificou-se em parte dado que a instabilidade mais intensa até se iniciou umas horas antes, e continua de momento a avançar pelo litoral e partes do Sul, com fenomenos "Por vezes concentrados" aparentes na compacta linha de instabilidade que de momento é visivel nos radares.


Nas proximas horas, até ás 12h de amanhã, é provavel que esta linha de instabilidade afecte todo o sul, como descrito na previsão de ontem, embora com algumas alterações face ao discutido ontem:
-A evolução está a dar-se de maneira menos intensa e mais lenta face ao idealizado ontem.
-A actividade está limitada mais á franja litoral


Agradeço a atenção que prestas ás minha previsões, gosto da apreciação critica, e garanto que todas as minhas previsões são revistas imparcialmente por um membro desta casa de formação em meteorologia, e estamos em conjunto a fazer uma base de dados estatistica com as previsões que lançei desde Março de 2014.
Os resultados serão postos no forum em Março de 2014.
 
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos parece que agora poderá vir pelo menos aí uns 10 dias mais ou menos estáveis, apesar do interior e a região centro poder ter alguns aguaceiros e trovoadas. Aqui devo ver nuvens a passarem pela serra, e alguma trovoada de final de tarde, tempo tão caracteristico de setembro !
Outubro poderá entrar seco, mas para o final do período talvez haja mudança de padrão, ou não, logo veremos !
 
  • Gosto
Reactions: CptRena