Seguimento - Abril 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Carta de análise de satélite
analisesr8.png

Bom dia:

Extremos de ontem:

Tmin 13,0ºC (por volta das 22h30min)
Tmax 17,9ºC

Hoje mínima matinal de 10,7ºC e pressão em 1017hPa. O céu apresenta-se muito nublado mas não chove! Problema em relação ás máximas na minha estação aparentemente resolvido com um abrigo improvisado. Mais novidades em breve...

Não faz mal nenhum perguntar ;)

Nortada:

A nortada é a denominação dada em Portugal continental à resultante vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone subtropical denominado de anticiclone dos Açores. Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar Tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície. O diferencial energético que se verifica cerca de duas a três horas depois do meio dia solar, provoca uma deslocação de massa de ar, do oceano para o continente, que é proporcional ao diferencial energético local. A sua intensidade pode variar de 12 a 25Kt em média, soprando por vezes com rajadas, e termina quando o desequilíbrio que lhe deu origem é anulado, cerca das 21, 22 horas. A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.

(c)http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/escola14.htm
--------------

Estou com 12.7ºC :cold::cold:

obrigado pela explicação, fica bem:thumbsup::thumbsup:

Muito boa tarde!:D

A máxima até ao momento foi de 17,3ºC

Neste momento tenho 16,4ºC
Humidade a 54%
Pressão a 1013 hPa (já estou em transição:w00t:)

Vento a 12,9 km/h

Por aqui mais um dia fresquinho 15,9º agora, (máx de 16.2) e céu encoberto.Um aguaceiro por volta das 14.30h que deixou apenas (0.1mm).
E hoje vê-se bem o contraste na imagem de satélite de há 3 horas atrás entre o norte (encoberto ) e o sul (quase limpo).

norteesulrp9.jpg

e amanhã continuará sem grandes diferenças esse contraste.