Seguimento - Abril 2008

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Carta de análise de satélite
analisesr8.png
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia:

Extremos de ontem:

Tmin 13,0ºC (por volta das 22h30min)
Tmax 17,9ºC

Hoje mínima matinal de 10,7ºC e pressão em 1017hPa. O céu apresenta-se muito nublado mas não chove! Problema em relação ás máximas na minha estação aparentemente resolvido com um abrigo improvisado. Mais novidades em breve...
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
Não faz mal nenhum perguntar ;)

Nortada:

A nortada é a denominação dada em Portugal continental à resultante vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone subtropical denominado de anticiclone dos Açores. Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar Tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície. O diferencial energético que se verifica cerca de duas a três horas depois do meio dia solar, provoca uma deslocação de massa de ar, do oceano para o continente, que é proporcional ao diferencial energético local. A sua intensidade pode variar de 12 a 25Kt em média, soprando por vezes com rajadas, e termina quando o desequilíbrio que lhe deu origem é anulado, cerca das 21, 22 horas. A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.

(c)http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/escola14.htm
--------------

Estou com 12.7ºC :cold::cold:


obrigado pela explicação, fica bem:thumbsup::thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Muito boa tarde!:D

A máxima até ao momento foi de 17,3ºC

Neste momento tenho 16,4ºC
Humidade a 54%
Pressão a 1013 hPa (já estou em transição:w00t:)

Vento a 12,9 km/h
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui mais um dia fresquinho 15,9º agora, (máx de 16.2) e céu encoberto.Um aguaceiro por volta das 14.30h que deixou apenas (0.1mm).
E hoje vê-se bem o contraste na imagem de satélite de há 3 horas atrás entre o norte (encoberto ) e o sul (quase limpo).

norteesulrp9.jpg


e amanhã continuará sem grandes diferenças esse contraste.