Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Aproxima-se uma boa quantidade de Chuva para os Açores
radar.png
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ao contrário da Terceira em São Miguel o tempo está de chuva. Nevoeiro já esteve bastante cerrado. Agora não. Mas a chuva continua a ser irritante aqui pela zona Oeste.

Pelas previsões que pude ver temos mau tempo até 6 feira com chuvas e nevoeiros.

O movimento das ondulações frontais pelos Açores estão quase estacionárias devido ao bloqueio do AA que se localiza entre a Madeira e Portugal.

Temperatura local situa-se nos 14:C
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia

por aqui o céu apresenta-se nublado com algumas abertas (poucas) o vento sopra de um modo fraco.

as previsões apontam para chuva a partir da tarde de hoje até ao dia de amanha incluivé.

o IM lançou um alerta amarelo para o grupo central dos Açores devido à chuva contínua, que poderá ser pontualmente forte, devido à formação de nuvens de desenvolvimento vertical.
o estranho é ter lançado o alerta durante dois dias
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Boas tardes!

Nevoeiro cerrado no norte da ilha desde manhã, enquanto que pela Vila franca o céu está encoberto mas, pelo que me é possível ver, sem nevoeiro, chuva nem vento.

Temperatura agradável, neste momento 16º
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Hello!

Depois de uma noite com muito nevoeiro e chuva fraca por vezes contínua, o céu apresenta-se agora totalmente encoberto e a sensação de humidade é muito elevada.

Nuvens carregadas de chuva vejo daqui do alto a pairar vindas de sueste. O céu para Santa Maria está totalmente carregado de "preto". Estranho é que o vento está de nordeste. Quando o tempo está assim os antigos dizem que é chuva forte a caminho. Está previsto chuva por vezes contínua para os Grupos Central e Oriental a partir do fim da tarde de hoje. Tudo por causa do AA que pelos vistos resolveu ficar encaixado a uma posição média entre a Madeira e o Continente e é ele o responsável pelo desenvolvimento de algumas nuvens de carácter vertical, ao bloquear sistematicamente as ondulações que passam pelos Açores com seu destino normal ao Leste.

Temperatura local situa-se nos 15:C
mas a temperatura vai subir com o aproximar de uma nova ondulação frontal já para o fim dessa tarde com nevoeiros e chuva por vezes contínua.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Açores: mau tempo - denso nevoeiro em Ponta Delgada impede realização de ligações aéreas

O aeroporto de Ponta Delgada tem estado hoje inoperacional, devido às condições climatéricas.
O voo de Boston teve que divergir para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira.


Por sua vez, o voo da SATA-Air Açores, das 6 e meia da manhã, da ilha de São Miguel para a ilha de Santa Maria nem chegou a descolar.

Vindo de Lisboa, está a voar um aparelho que deverá aterrar em Ponta Delgada, pelas 09h35, se, até lá, o nevoeiro ficar menos denso.

No entanto, o meteorologista Pedro Mata, não considera ser possível que o tempo melhor durante a manhã de hoje. Se tal vier a acontecer, só para a vez da tarde.

A superfície frontal de Sul que está a atravessar o arquipélago, desloca-se muito lentamente.

Pedro Mata reconfirmou à Antena 1/Açores que, para o Grupo Central do arquipélago, prevê-se chuva contínua, pontualmente, forte.

Por sua vez, o porta-voz da SATA, José Gamboa, disse à RDP que estão encerrados 3 aeroportos: Ponta Delgada, Santa Maria e Horta, encontrando-se, até agora, retidos cerca de 300 passageiros em terra.

Notícia: Antena 1 / Açores
http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?...p&article=14115&visual=3&layout=10&tm=7&rss=0
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas tardes!

E tal como eu já havia dito anteriormente confirmaram-se alguns cancelamentos de vôos aéreos dos Açores, e para os Açores devido ao forte nevoeiro denso que atinge o arquipélago.

A noite foi caracterizada por chuva fraca e muito nevoeiro. Neste momento está muito nevoeiro. Não se vê um palmo. Só se vê pequenas gotículas de água suspensas pelo ar. O calor não é suficiente para fazer dissipar o nevoeiro.

Continuam as previsões de chuva e nevoeiros até 6 feira.
Pelo que sei a partir de Domingo irá rondar uma depressão muito perto dos Açores e com forte expressão em altitude por vários dias. O bom disso é que pelo menos não trará nevoeiro.

Temperatura local 16:C
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nevoeiro abriu um pouco nas zonas mais baixas, mas o tecto baixo mantém-se firme.

60928243.jpg


22501184.jpg


48067398.jpg



Açores: mau tempo - já são cerca de 800 os passageiros retidos

Encontram-se encerrados os aeroportos de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, de Santa Maria e também o da Horta, ilha do Faial.

Alguns dos voos que se destinavam à Região Autónoma tiveram que divergir para Lisboa, enquanto outros foram cancelados.

Entretanto, nas ligações inter-ilhas, os atrasos são significativos, tudo isto devido a uma superfície frontal fria que está a provocar nevoeiro cerrado.

Segundo o meteorologista Pedro Mata, não se prevê que o nevoeiro levante muito, durante a tarde, mas tal poderá vir a acontecer só no fim do dia.

Estimam-se em cerca de 800 os passageiros afectados.
http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=14127&visual=3&layout=10&tm=7
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Segundo as ultimas actualizações dos modelos, o GFS coloca uma depressão a partir de Domingo mesmo em cima dos Açores e que estima-se que fique na mesma posição até a próxima 5 feira da semana que vem. A confirmar-se este cenário calculo que a mesma depressão tenha algum carácter convectivo o que é mau, cada vez que elas estagnam em cima do arquipélago.

Por agora de novo tectos baixos embora durante a tarde tenha havido um pequeno ar de dissipação mas pelos vistos em vão.
A humidade continua elevada (95%), e prevê-se chuva novamente para essa noite.

A temperatura actual ronda os 15.C
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

o tempo pela ilha Terceira, tal como nas outras ilhas, caracterizou-se por nublinas e nevoeiros intensos, sendo que mesmo no interior da ilha não se conseguia ver absolutamente nada.

desde as 19h que na zona Oeste da ilha a percipitação é intensa e sem dar tréguas, esperemos que passe... O alerta Amarelo para o grupo central permanece inalterado.