Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Caro Amigo Gerofil, não tenha consideração sobre a palavra Azores que é muito acarinhada pelos Azoreanos pode perguntar-lhes. Quanto a questão foi bem colocada creio eu, esforcei-me e estamos a trocar ideias.

Deixo o link para a página dos Azores
http://en.wikipedia.org/wiki/Azores
http://www.azores.gov.pt

;)


Azores é Açores em inglês. É verdade que os açorianos tem carinho a essa palavra em inglês por causa das grandes comunidades nos EUA, e também porque uma das muitas teorias da origem do nome do arquipélago poder ser a palavra italiana azzur. O governo regional tem uma página que responde também a esse domínio por razoes óbvias, turísticas por exemplo, pois é assim o nome nos países anglo-saxónicos.

Mas nenhum açoriano escreve Azores em textos de português. Pelo que faz como queiras, ou escreves em português, ou então escreve tudo em inglês. Misturar num "portiglês" parece-me uma bimbalhisse, olha se agora os do Porto começassem a escrever Oporto, os de Lisboa Lisbon e por aí fora.

E a palavra que referiste, Azoreanos, nem é português, nem é inglês, é espanhol. Em inglês diz-se Azoreans. Em português, açorianos. E afinal somos um fórum português para tamanha misturada :disgust:



Desculpem o off-topic
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Bom parece que afinal o bom tempo por aqui foi muito mais breve do que se previa.

Depois de uma bonita manhã primaveril com o sol a espreitar por entre as nuvens brancas, eis agora que o céu se forra por completo e já começam a vir as nuvens acinzentadas.
Neste momento o céu está a aumentar de nebulosidade aqui na zona oeste de São Miguel para mais uma frente de chuva.

Temperatura 16: ºC

Knyght de onde foi que apareceu essa depressão?
Segundo os modelos que vi pelo GFS tudo indica que um AA irá ficar instalado entre a Madeira e o Continente para a semana, bloqueando uma grande baixa que se desenvolverá em larga escala pelo atlântico, vindo apenas os Açores a serem afectados pela sua frente e talvez até por um certo gradiente de presão a nível atmosférico causado pelo contínuo bloqueio do AA à mesma ciclogenese.

Por aquilo que vi penso que a baixa só deverá chegar até aos Açores. E mesmo assim com muito esforço...
Mas não tenhas a menor dúvida que esse ano será um ano propício ao desenvolvimento de eventuais ciclones atlânticos.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Vince
teorias da origem do nome do arquipélago poder ser a palavra italiana azzur
Os nomes de origem italiana ou catalã destas ilhas foram a partir de então substituídos por novos nomes, de modo a fazer com que os povoadores se assumissem como os seus descobridores.
... mas ok eu passo a escrever Açores, mas já vou avisando que serei daqueles que irei lutar até ao fim contra o acordo ortográfico, fica desde já o aviso, se vieres com esse preciosismo daqui a uns dias!...

S.Miguel-Azores falando de coisas sérias, é esse o panorama previsto pelo Hirlam
Deixo abaixo a carta da depressão bem cavada que poderá vir a chegar aos Açores se o AM enfraquecer...
Carta de Pressão para Sábado as 13h
wwi1x0c2d3.gif

Seguimento para Domingo do CMC
100426062012.gif
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
uma das muitas teorias da origem do nome do arquipélago poder ser a palavra italiana azzur.

Oftopic:

Esta é de facto uma das muitas teorias ao nome do nosso arquipélago.
É um aportuguesamento da designação genovesa das míticas ilhas azuis. A partir do vocábulo Azzurre, ou Azzorre, isto é, Ilhas Azuis, terá nascido o nome Açores hoje usado, uma vez que as ilhas açorianas possuíam (e possuem) um carregado verde-azulado da vegetação nativa dos Açores, com as típicas aureolas branco-azuladas das nuvens reflectidas no mar e a coroar os montes e as serras mais altas das ilhas, e que quando vistas ao longe e pelos mareantes faziam-nas parecer azuis, quando vistas a curta distância. Facto que actualmente tb acontece quem viaja de barco entre as demais ilhas, que poderá se deparar com esse cenário, mas essa é apenas uma das várias teorias.

Outra teoria diz que à altura da sua descoberta/redescoberta, (porque os Açores já eram conhecidos desde o século XIII figurando em vários mapas europeus, onde até existem nos Açores muitas evidências inclusivé arqueológicas que antes dos portugueses, já outras gentes aqui se teriam estabelecido, mas que rapidamente desistiram dos seus devidos intentos devido ao vulcanismo activo e assombroso que até então caracterizava as ilhas), os marinheiros portugueses, depararam-se com uma grande abundância de aves de rapina identificadas pelos mesmos como se fossem Açores, o que de facto são apenas Águias de Asa Redonda ou Milhafres Atlânticos, ou Bilhafres ou Queimados como dizem aqui os locais.
Aves essas actualmente muito abundantes em todas as ilhas à excepção do Corvo e Flores. Daí pode-se ver que se o descobrimento dos Açores tivesse sido feito por Oeste, em vez de Leste para Oeste, muito possivelmente as ilhas teriam tido um outro nome atribuído ao mesmo arquipélago, já que Milhafres não existem nas ilhas Ocidentais do Arquipélago.

-----------------------------------------------------------------------

E depois deste interessante offtopic sigo já com céu totalmente encoberto.
São esperadas chuvas para todo o dia de amanhã e uma pequena possibilidade de neblina ou nevoeiro. Sexta uma breve pausa e chuva de novo no Sábado.

Knight, não me parece que os Açores venham a ser fustigados por essa depressão, até porque a tendência é para que um AA se instale entre a Madeira e o Continente, vindo a bloquear sistematicamente tudo o que daqui vem para Leste dos Açores. Posso estar errado mas a essa hora é oque todos os modelos apontam.

Vamos é apanhar ainda com chuva no domingo e segunda feira (essa por vezes forte segundo os ultimos modelos) e algum vento devido ao efeito do gradiente de pressão que será moderado a elevado na zona dos Açores devido a um AA a Leste de nós e de uma extensa região depressionária a querer entrar na zona dos Açores.

Mas claro rapaz que até lá as coisas podem muito bem vir a mudar como é óbvio.
Vamos aguardar pelas últimas actualizações...

Sigo com 15.9 ºC
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boas noites!

Lá estou eu de olhos abertos outra vez, estou a ficar velho para isto mas também é a ultima noite do mês. Sigo:

Funchal
16.5ºC 1013hpa 1.5m/s
Altitude
10ºC 859hpa 356º à 8.5m/s

Quanto a depresão que aproxima-se aos Açores (e depois de andar as voltas com os nomes e entendendo que Açor em espalhol é Azor e sendo maior lingua na altura que o Português para a Santa Sé de Roma, mas já me fartei desse pormenor...) tal como S.Miguel-Azores pelo que lei-o dos modelos e ao longe prefiro seguir o ECMWF ou CMC o AA sim estará como AM contudo não irá ser o suficientemente forte para impedir uma boa precipitação no Arquipelago Açoreano, mas até lá o AM pode converter-se para AA ou enfraquecer e voltar a sair do territorio Português...

Vamos esperar neste momento temos de Aguardar que mais longe que 3 dias em previsão é de loucos esperar que algum acerte a jeito...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,711
Local
AGH,terceira,açores
bom dia!

tal como estava previsto o dia de hoje amanheceu com nevoeiros, chuva fraca, que pontualmente foi moderada. É mais um daqueles dias em que a humidade é que manda, neste momento na terra-chã a temperatura anda à volta dos 14ºC.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas!

Por aqui céu encoberto com chuva moderada desde a manhã.

Temperatura 16: ºC
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,711
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

depois de uma manhã chuvosa e com nevoeiros, fez uma tarde primaveril e um inicio da noite de verão, sem nenhuma nuvem no céu, aparecerendo as estrelas a brilhar.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Para os meus lados choveu durante todo o dia desde as 7 da manhã para ser mais preciso, e parou pelas 8h 30 da noite.

Agora o céu já se apresenta com algumas estrelas.

Bom tempo para amanhã e Sábado. Domingo e segunda a chuva volta em força.

Temperatura: 14: ºC