Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Para terminar as minhas intervenções, ainda continua no mesmo sítio a nuvem:

uztpwkA.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para terminar as minhas intervenções, ainda continua no mesmo sítio a nuvem:

Ou não fosse uma lenticularis :D

Recomeçou a chover bem no Grupo Central (8,1mm na Horta e 5,0mm no Pico), continua, mas fraca, em S.Miguel e tudo seco no Ocidental e Santa Maria.

Acumulados nas últimas 48 horas, até às 19h utc, correspondendo portanto a esta última situação:


Corvo: 2.0 mm
Flores: 10,6 mm
Horta: 25,1 mm
Pico: 26,0 mm (com falhas)
São Jorge: 15,4 mm
Graciosa: 22,5 mm
Angra do Heroísmo: 37,0 mm
P.Delgada (aeroporto): 22,7 mm
Observatório Afonso Chaves: 19,6 mm
Nordeste: 44,5 mm
Maia (Santa Maria, RHA): 2,1 mm

Uma perturbação a afectar claramente mais S.Miguel e o Grupo Central.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
NDwqaim.png


eAR9DqP.gif


A primeira parte do evento foi... mais ou menos. Muito abaixo da chuva apocalítica. Aquelas células a sudoeste (até ao canto inferior esquerdo) ainda vão passar pelo arquipélago.

Ver-se-á o que o dia de amanhã trará:

qqztuW5.png


fe6Fb9H.png


YQRsahU.png


O próximo evento, que supostamente terá lugar na semana que vem, tem a possibilidade de vir a gerar trovoadas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Está a chover bastante significativamente no Grupo Central. Chuva boa para os solos, não é muito forte.
Já temos nas últimas três horas (até às 20h utc):

Corvo: 0,0 mm
Flores: 0,0 mm
Horta: 13,3 mm
Pico: 12,2 mm (IPMA); São Caetano (RHA): 23,7 mm
São Jorge: 10,1 mm
Graciosa: 6,3 mm
Angra do Heroísmo: 3,5 mm
P.Delgada (aeroporto): 3,2 mm
Obs. Afonso Chaves: 3,2 mm
Nordeste: 1,5 mm
Maia (Santa Maria, RHA): 0,0 mm

São Caetano acumulou 79,3 mm nas últimas 48 horas.
Passo a apresentar para a ilha do Pico os valores referentes a esta estação da RHA em vez da EMA do IPMA que continua a ter falhas:buh: e só nos casos de valores horários notáveis voltarei a referi-la.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
São Caetano acumulou 79,3 mm nas últimas 48 horas.
Passo a apresentar para a ilha do Pico os valores referentes a esta estação da RHA em vez da EMA do IPMA que continua a ter falhas:buh: e só nos casos de valores horários notáveis voltarei a referi-la.

Só há um problema. Sabes qual é. A altitude e posição da estação de S. Caetano irá sempre apresentar valores inflacionados devido à orografia. É a mesma coisa que comparar, em S. Miguel, a do aeroporto com a do lombo.

Será interessante ver o telejornal amanhã na RTP-A para ver o valor da precipitação em Sta. Maria.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Não tenho possibilidade de tirar foto mas vivo no centro da cidade. Está instalada uma névoa muito interessante. O início e fim da minha rua estão enevoados. Disseram-me que dentro do parque de estacionamento do Parque Atlântico (centro comercial para quem não conhece) há neblina :lol:

Giro é neblina/nevoeiro durante o dia em plena cidade. Mas não é muito comum. A última vez que me lembro já foi há alguns anos (por volta de 2007).
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A altitude e posição da estação de S. Caetano irá sempre apresentar valores inflacionados devido à orografia.

Ser um problema depende de a intenção ser comparar as precipitações nas zonas urbanizadas ou nas zonas rurais montanhosas. Por exemplo, aqui no continente se me dessem a escolher entre seguir a precipitação no Gerês ou no Porto, eu preferia o Gerês por ser mais significativo em termos hidrológicos. Talvez em várias ilhas dos Açores seja mais importante para as reservas hidrológicas de uma ilha a chuva que cai nas zonas elevadas do que a que cai nas zonas urbanizadas da costa e se perde logo no mar. É a contabilidade das primeiras que interessa para avaliarmos as disponibilidades de água numa ilha. O estabelecimento da RHA fez-se preferencialmente nas zonas interiores das ilhas porque o objectivo era avaliar a hidrologia das ilhas e os riscos eminentes de enxurradas. Outro exemplo, na ilha da Madeira, o que chove no Funchal não tem a repercussão do que chove no Pico do Areeiro. É sempre mais importante conhecer o que chove nas zonas elevadas, isto segundo o meu ponto de vista, claro.;)

Entretanto a precipitação na última hora no Grupo Central já foi reduzida, não mais que 2mm em todas as estações. Estamos na expectativa de S.Miguel agora.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não sei até que ponto não podemos considerar que é uma oclusão... As condições presentes têm todas as características de uma oclusão, ou seja, nevoeiro com VV00 VV01 e com períodos de chuva forte. Portanto são condições idênticas ás de uma oclusão.
Não sei se alguém tem algo a acrescentar!!?
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Não sei até que ponto não podemos considerar que é uma oclusão... As condições presentes têm todas as características de uma oclusão, ou seja, nevoeiro com VV00 VV01 e com períodos de chuva forte. Portanto são condições idênticas ás de uma oclusão.
Não sei se alguém tem algo a acrescentar!!?

EDw400F.gif


ITKvWtN.gif


Aproxima-se mais uma frente fria.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Imagem 'fresquinha' da Eumetsat (22:25 UTC):

kLemdci.jpg


Muitas nuvens baixas. Suponho que as nuvens em escamas sejam altostratus.

Na imagem logo a seguir, se não me engano, as células responsáveis pela trovoada atual:

Wi9fWYe.gif


iRUerBP.jpg


Já de vez deixo as fontes (os satélites estão em permanente órbita. Fazem o mesmo que os satélites Terra e Aqua da Nasa). Passam pelos Açores 2 vezes por dia (de manhã e mais ou menos por esta hora). Nem sempre apanham bem o arquipélago:

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/METOP/IMAGERY/EPSFLIGHT_VIS006/

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/METOP/IMAGERY/EPSFLIGHT_IR108/

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/METOP/RGB/EPSFLIGHT_124/index.htm