Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sinais dos tempos:

A ilha de São Jorge, nos Açores, conta a partir de hoje com o primeiro furo de captação de água subterrânea com vista ao abastecimento de explorações agrícolas.

A ilha de São Jorge tem poucas nascentes de água superficiais e os caudais que existem são muito inconstantes, havendo dificuldades no abastecimento de água.

O furo hoje inaugurado, na Ribeira do Nabo, concelho das Velas, tem uma profundidade de mais de 260 metros e capta água abaixo do nível do mar, por não haver sequer lençóis de água intermédios nesta zona.

Além do furo de captação de água, a nova infraestrutura conta com reservatório e um sistema de distribuição de que beneficiam 90 explorações agrícolas, numa área de 900 hectares.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), representa um investimento de cerca de 590 mil euros, 85% dos quais são fundos europeus e os restantes 15% são verbas regionais.

http://www.acorianooriental.pt/noti...captacao-de-agua-subterranea-para-agricultura

Pior do que isto, só usando a dessalinização.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Na última hora 6.3mm na Horta e 8.6mm no Pico. A haver trovoadas, e consultando o GFS, só mesmo nos outros grupos à exceção o oriental :buh:

Segundo os valores do GFS, a diferença entre grupos não será assim tanta quanto isso para se poder falar em excepções e em particularizações.
Por outras palavras, trovoadas, parece que nem no Central e nem no Oriental (pelo menos dessa vez)


2015_04_21_2328_001.png



2015_04_21_2328.png



2015_04_21_2333.png



2015_04_21_2334.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Segundo os valores do GFS, a diferença entre grupos não será assim tanta quanto isso para se poder falar em excepções e em particularizações.
Por outras palavras, trovoadas, parece que nem no Central e nem no Oriental (pelo menos dessa vez)

Vê a carta daqui a 12/15/18/21 h. A minha conclusão veio dessas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Vê a carta daqui a 12/15/18/21 h. A minha conclusão veio dessas.

Mesmo assim os valores parece não estarem muito altos no Central. As maiores células parece estarem todas concentradas a norte do arquipélago...
Veremos o próximo boletim meteorológico do IPMA que a qualquer momento deve estar saindo.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

Devo confessar que já à largos meses que não vinha aqui ao fórum (o tempo não têm dado para isso...) mas cada vez que se aproxima uma depressão ou uma frente cá venho....e devo confessar também que estou surpreendido com o evoluir do fórum, neste caso do seguimento açores e madeira, estão no bom caminho...recorrendo ás imagens de satélite e às webcams das ilhas temos um acompanhamento muito bom aqui no fórum...parabéns a que está a fazer o acompanhamento da situação e o nowcasting....

Pela zona oeste da ilha terceira, o vento sopra moderado com rajadas fortes, chuva forte e constante...trovoada é que nem vê-la....
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha estação acaba de atingir o 20mm acumulados :) , não tenho a certeza, mas penso ter ouvido uma trovoada ao longe... Vamos ver se se confirma... Não posso afirmar com certeza derivado ao som do vento, posso estar confundido...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Devo confessar que já à largos meses que não vinha aqui ao fórum (o tempo não têm dado para isso...) mas cada vez que se aproxima uma depressão ou uma frente cá venho....e devo confessar também que estou surpreendido com o evoluir do fórum, neste caso do seguimento açores e madeira, estão no bom caminho...recorrendo ás imagens de satélite e às webcams das ilhas temos um acompanhamento muito bom aqui no fórum...parabéns a que está a fazer o acompanhamento da situação e o nowcasting....

Só é possível devido ao contributo individual de cada um (nunca são de mais). Os humanos são seres visuais. Quantas mais :nicephoto: tendencialmente mais interesse haverá :winner::lol: