Seguimento Açores e Madeira - Abril 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
0MjbTPX.gif


Expectativas razoáveis para o evento, devendo o mesmo ser primariamente convectivo. Amanhã o cenário estará mais claro.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Um pequeno racional da situação usando rabiscos...

Os sistemas meteorológicos não estão bem definidos no AirMass por isso vou usar o VdA.

A vermelho assinalei a pequena depressão que se desloca para nordeste em direção à Irlanda. A noroeste dessa depressão está-se a formar um cavado em altitude que se desloca para oeste. Esse cavado irá fortalecer temporariamente a depressão mas irá degenerar-se numa ULL e empilhará verticalmente a depressão à superfície, parando o seu cavamento. A depressão à superfície, agora com ar ártico a rondar os -30º a 500 hPa, irá inverter o seu trajeto (assinalado a amarelo) e começará a deslocar-se em direção aos Açores.

JdaeGtr.png


Os modelos continuam a sugerir que a depressão irá ficar alguns dias nos Açores, sendo que ao longo do tempo irá verificar-se uma expansão gradual da região depressionária e uma redução da intensidade.

Este evento terá diversas fases, sendo o posicionamento da depressão muito importante. A chegada da depressão parece coincidir com um gradiente de pressão interessante, podendo isto trazer vento relevante para as ilhas mais ocidentais e ondas:

nww3-0-60_hqu9.png


tempresult_com8.gif


O estacionamento e gradual expansão da região depressionária...

tempresult_geq3.gif


... iria trazer uma meteorologia mais intensa localmente que gradualmente se poderia traduzir numa convecção dispersa (depende de outras variáveis). Mas aí já estou a especular demasiado :p Como escrevi anteriormente, amanhã haverá mais clareza no que concerne à chegada da depressão e, por agora, é isso o mais relevante.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Sanxito

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estou esta manhã na base das lajes e acabo de assistir ao lançamento de um balão meteorológico pelos americanos! :) pelo menos ainda praticam boa meteorologia. Agora pergunto, com que frequência os nosso meteorologistas fazem isso?!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
É mesmo Açores! Saí de manhã cedo do Faial e estava a chuviscar, passei a manhã nas lajes da Terceira e estava um tempo esquisito, agora em Ponta Delgada, um dia brutal!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Nas últimas horas formou-se um olho na depressão.

LzwERVF.jpg


A vermelho está assinalada a zona com ventos mais fortes e que, eventualmente, afetará as ilhas mais ocidentais.

hTmX61A.png



A escuro está a bolsa de ar mais frio:

Zd61Gxh.png


A interação entre a depressão e o anticiclone implementará um campo de ventos totalmente descompensado em favor do flanco oeste.

Mais logo mando uns bitaites tendo em conta a saída das 12z.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Mais logo mando uns bitaites tendo em conta a saída das 12z.

tempresult_cjt3.gif


nww3-0-42_vpw9.png


Será certamente muito interessante ver a brutal diferença nos ventos registados entre os grupos :D

Não obstante a depressão chegar aos Açores verticalmente empilhada, as regiões em altitude apresentam-se mais organizadas.

O reduzido tamanho da depressão à superfície dificulta-me a realização da previsão já que qualquer desvio - por menor que seja - pode ter grandes implicações.

Ainda assim, acho que, para além do vento e das ondas, é possível que a passagem do núcleo depressionário - durante a madrugada de 2ª - seja acompanhada por chuva moderada a forte e trovoada.

A HR é extremamente inconsistente e o cisalhamento vai variar muito num curto espaço. O WRF é mais otimista do que o GFS no que concerne ao CAPE (mas o primeiro geralmente tem valores mais altos). Independentemente disto, não há condições suficientes para que surjam trovoadas severas.

Na madrugada de 2ª o nível de congelamento estará à volta dos 1800/2000 metros. Como não tenho grande proficiência na área do granizo, apenas deixo a pergunta: Será que haverá alguma célula com intensidade suficiente? :p

Isto é a previsão para as próximas 48/60 horas. Amanhã ou depois de amanhã já haverá um cenário mais claro no que concerne às condições meteorológicas associadas ao 'estacionamento' da depressão.
 
  • Gosto
Reactions: faroeste

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
SsTy6X3.gif


HZEIyTT.jpg


Outra animação aqui. A depressão desloca-se rapidamente.

Em PDL o vento está interessante. A rotação da direção e diminuição da intensidade será brusca.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
WRF, 12z, chuva em 3 horas.

PQxHEPh.gif


A região depressionária à superfície será constituída por núcleos secundários que ao longo do tempo irão aparecendo, fundindo-se ou dissipando. Isso fará que com a convectividade possa ser mais dispersa e incerta.

O ambiente meteorológico nos próximos 2/3 dias será bastante variável. As condições de instabilidade não serão assim tão abrangentes. Contudo, e não obstante o pequeno tamanho dos núcleos, a convectividade poderá ser de desenvolvimento rápido se as condições o permitirem.

Por agora, os Grs. Central e Oriental deverão ter o essencial do evento.

Se houver células com intensidade suficiente para gerar raios, estas deverão ser geralmente de curta duração. Novamente, a HR em altitude é péssima. O CAPE é baixo e o cisalhamento por cima de algumas ilhas do G. Oriental e Central será baixo. A depressão em altitude cria, literalmente, um círculo de cisalhamento moderado a forte que dificultará o desenvolvimento celular.