Seguimento Açores e Madeira - Abril 2019

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Confirma-se a intensidade da chuva no Porto Santo: 19.5 mm nas última hora, acumulado de 30.7 mm nas últimas 2h. A única região a verde no mapa de avisos na Madeira.:facepalm:

Volto a fazer a pergunta que fiz ontem no tópico do Litoral Centro. Que modelos usa o IPMA para prever chuva forte na costa sul e norte da Madeira, mas não no Porto Santo? Uma interpretação nua e crua do Arome? Assim não dá...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Madeira: Granizo cai pela primeira vez este ano e há previsão de queda de neve
2 abr 2019 14:08

Quantidades significativas de granizo caíram hoje, pela primeira vez este ano, em quantidades significativas nos pontos altos da Madeira, havendo previsões de queda de neve no final da semana, disse o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

HOMEM DE GOUVEIA / LUSA

“Foi a primeira vez que caiu granizo em quantidades significativas este ano”, declarou Vitor Prior à agência Lusa.

O responsável complementou que, cerca das 10:00, “a temperatura no Pico do Areeiro, o mais alto da ilha da ilha, com 1.800 metros, era de zero graus, sendo ao meio-dia de um grau centígrado, portanto, o que caiu foi granizo”.


“Não é neve”, sublinhou, acrescentando que esse cenário é previsível apenas “para sexta-feira e sábado, com a temperatura a baixar e a existência de uma massa polar modificada”, pelo que é propicio à “queda de neve acima dos 1.500 metros”.

Vitor Prior adiantou que as previsões “estão associadas à ocorrência de trovoada”.

“Esta situação vai manter-se até fim de quarta-feira (dia 3) e as primeiras horas da madrugada do dia 04, estando previsto um período curto mais crítico até ao fim da madrugada de quarta-feira”, adiantou.

O responsável admitiu haverem “condições para que seja prolongado por mais tempo o aviso”.

Quanto à situação do vento, referiu que será de nordeste, podendo as rajadas atingir os 70 a 80 quilómetros horários nas regiões montanhosas e na Ponta de São Lourenço (extremo leste da ilha da Madeira).

No que concerne à situação da chuva, Vítor Prior mencionou que o valor mais alto ocorreu na ilha do Porto Santo (38,4 milímetros), onde “choveu bastante”, tendo sido de 19 milímetros no Monte (zona alta do Funchal) e de quatro milímetros na baixa da cidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a Madeira sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) para precipitação até as 03:00 de quarta-feira.

A ocorrência de queda de granizo ou neve é um motivo para que muitas pessoas se dirijam às zonas do Pico do Areeiro e Poiso para usufruir deste raro cenário branco na ilha.

Entretanto, o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira já emitiu uma série de recomendações à população devido a estas condições atmosféricas relacionadas com precipitação e tempo frio.

A Proteção Civil sugere uma forma de condução defensiva, reduzindo a velocidade e ter especial cuidado com a eventual formação de lençóis de água.

A desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e retirada de objetos que possam constituir obstáculos à livre passagem da água, os riscos na circulação apeada e auto nas zonas montanhosas, vertentes expostas, costeiras, arborizadas também integram a lista de indicações.

Foram também lançados alertas para as infraestruturas montadas ou suspensas e aconselha-se as pessoas a acatar as instruções das autoridades nos locais onde ocorrer queda de neve, nomeadamente para o problema de estradas encerradas e sinalizações, além de evitar comportamentos de risco potenciadores de acidentes.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...a-vez-este-ano-e-ha-previsao-de-queda-de-neve
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
46.7mm em 1 hora no Areeiro :eek:
72.6mm
em 2 horas.

Em 2 horas, o acumulado fica próximo do acumulado anual por aqui, até ao momento. Incrível! :hehe: Segundo o radar, ecos intensos persistem nas montanhas.
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
46.7mm em 1 hora no Areeiro :eek:
72.6mm
em 2 horas.

Em 2 horas, o acumulado fica próximo do acumulado anual por aqui, até ao momento. Incrível! :hehe: Segundo o radar, ecos intensos persistem nas montanhas.

89 mm no Areeiro em 3h, acumulado do evento já superou os 140 mm.

Mas houve vários registos superior a 20 mm/h noutras estações pela ilha. Ainda chove muito a Norte,
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Noite de chuva torrencial
A noite foi bastante molhada em algumas zonas, com níveis de aviso vermelho, laranja e amarelo

Apesar de o Funchal ter acordado praticamente seco, choveu torrencialmente em diversos locais da ilha durante a noite, sobretudo entre o final da noite de ontem e início de madrugada, e em particular nas zonas altas e costa Norte. A chuva foi tanta que em alguns locais chegou mesmo a níveis de aviso vermelho.

Segundo os registos das estações meteorológicas, há quatro registos com nível de aviso vermelho, quatro correspondentes a aviso laranja e oito a amarelo. No Chão do Areeiro verificou-se um ‘dilúvio’ entre as 21h50 e as 03h50, tendo em apenas 10 minutos, ao início da madrugada, caído 14,2 mm, o equivalente a aviso amarelo para 1 hora de chuva.

No vermelho estiveram o Chão do Areeiro com 101,1 mm/6h e 60,3 mm/1h; o Pico do Areeiro com 76,7 mm/6h; e São Vicente com 76,5 mm/6h.

No nível laranja estiveram também o Pico Areeiro com 24,1 mm/1h; São Vicente com 27,4 mm/1h; o Porto Santo com 28,8 mm/1h (ontem) e o Aeroporto Madeira, que chegou aos 22,5 mm/1h.

Com quantidades a motivar um aviso amarelo estiveram a Bica da Cana, com 37,5 mm/6h e 16,8 mm/1h, o Porto Santo com 39,0 mm/6h (ontem), o Lombo da Terça, com 11,4 mm/1h e 13,3 mm/1h (ontem), e Santo da Serra 11,7 mm/1h. No grupo estão ainda a Ponta de S. Jorge com 10,9 mm/1h e o Porto Moniz, com 12,5 mm/1h.

in dnoticias,pt