Seguimento Açores e Madeira - Abril 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Intensidade do vento equivalente ou superior a TT (>34 nós/62.9qph) foi registado em (IPMA)...

04h - Horta

08h - PDL (N), Horta, StM

09h (provisório) - Graciosa

oV6juUF.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
150 Km/h na Serra de Santa Bárbara (CMAH Pro. Civ. Municipal Serra Sta. Bárbara - ICINCO1), às 12:05 e 12:10 utc.
As rajadas superiores a 140 Km/h ocorreram desde as 9:55 até às 13:25. Três horas e meia de rajadas ao nível de aviso vermelho.

Em Cinco Ribeiras, pelas 10:14 e 12:29, as rajadas atingiram os 137 Km/h.

Até agora foi o que pude encontrar pelas estações WU.

Nas estações IPMA, Graciosa e Santa Maria têm as maiores médias horárias, 73,8 Km/h e 77 Km/h, nos registos das 12h e das 11h, respectivamente.
Z36CTvd.jpg


Menor pressão atmosférica registada às 6h na Graciosa, 988,2 hPa.
A essa hora há três EMA's com registo de pressão inferior a 990 hPa o que me leva a concluir que as cartas de análise não têm o detalhe suficiente para mostrar o cavado local associado à oclusão.
lrHE3LA.jpg


O MetOffice mete o maior cavamento e proximidade das isóbaras no Grupo Central na análise das 12h.

CnrHfAy.gif

xOdxrSN.gif


A pressão no centro ainda deverá diminuir ligeiramente nas próximas 18 horas pelo menos, mas afastando-se para Leste, segundo esta previsão:
kHLmqbv.gif
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

Esta estação está a 1000m de altitude. É natural que o valor seja superior. Em qualquer ponto mais alto do grupo central exposto ao vento, caso existissem registos, seriam certamente similares.
Na previsão do IPMA Açores, nunca fazem referência a terras altas. Senão os valores das rajadas seriam absurdos
A maior densidade populacional está maioritariamente a cotas não superiores aos 300m, salvo algumas excepções.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta estação está a 1000m de altitude. É natural que o valor seja superior. Em qualquer ponto mais alto do grupo central exposto ao vento, caso existissem registos, seriam certamente similares.
Na previsão do IPMA Açores, nunca fazem referência a terras altas. Senão os valores das rajadas seriam absurdos
A maior densidade populacional está maioritariamente a cotas não superiores aos 300m, salvo algumas excepções.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Exacto. Para os Açores os critérios de aviso não incluem as "terras altas" como no Continente e Madeira.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Avaria?

tGPbP0N.png


Hoje de madrugada (não consegui saber a hora mas deve ter sido por volta das 05h UTC):

qtpfnMt.png


Vento mais intenso a rondar os 26.6m/s -> 95.7qph


Sou só eu que vejo ai na reflectividade da AMSR uma forma parecida com a Ilha de São Miguel? Apenas para desanuviar um bocadinho ... :lmao:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Dia animado.
5f33c859cc9741d43d549bd25a80024f.jpg

Mesmo assim a festa continua
Sotavento, de vez em quando dá para ver água a ser elevada pelo vento.

5beb6bde75b9735777fbbbcb9ec0ba50.jpg


A ondulação tem estado bastante elevada, na baixa mar a ondulação na baixa do canal era muito, mas muito mais perceptível do que agora.
Eram autênticas paredes de água no meio do mar.
A imagem não é a melhor, mas este é o aspecto atual da ondulação na baixa do canal e a maré está cheia.
Já não via ondas tão grandes na baixa do canal desde o Lourenzo. .
79b2ddef4d42cbccebc2ad8987f02c03.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk