Seguimento Açores e Madeira - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acumulados estações WU no Grupo Central:

Santo Amaro (Pico): 172,5 mm ( a subir rapidamente).

Valores nos mapas em centímetros.
p1suRkO.jpg

RmftapB.jpg

Por aqui temos tido um dia chuvoso e com chuva a cair há largas horas com mais ou menos intensidade mas sempre constante ...

Curioso por saber se já há ocorrências principalmente no que a inundações dizem respeito ...

Mas a continuar assim não demorará muito até os solos ficarem saturados pois a chuva que tem caído é mesmo muita ... :rain:
:rain::rain:

Mais de 280mm hoje na estação do Cabeço do Teicho, na Ilha do Pico.

38.4mm foi o valor horário mais elevado.

fd4e01d94c6c0f629ed649449095e4a2.jpg

Na minha estação, 64,7mm das 00 até 21:45UTC. O evento já leva 70.3mm de acumulado 70mm/22h. Um evento bem regado.

Não obstante, continua a chover moderado.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A Ilha Terceira com valores que segundo as estações WU da costa norte terão já atingido mais de 100 mm e até uma com cerca de 200 mm.

ZivXAcq.jpg

RO5Bj54.jpg

Os acumulados no Pico são espantosos (mas não inéditos):

WmcHgDZ.jpg

Cabeço do Teicho com mais de 100 mm em três horas.

O gráfico da estação Cancelas em Santo Amaro parece-me duvidoso, assim como o acumulado diferir substancialmente da EMA de Cabecinho, com mais cerca de 60%.

Última edição:
Aeródromo do Pico a registar o maior acumulado horário de hoje desta estação. Perfaz 120,0 mm em 24 horas.
Em São Jorge, no aeródromo, perto de Velas, acumulado em 24h atinge 91,2 mm. Felizmente sem picos extremos de intensidade, precipitação relativamente bem distribuída ao longo do dia.

pnELxAu.jpg

333,1 mm em Cabeço do Teicho, em 24 horas.

Última edição:
Boas pessoal ...

Por aqui o céu permanece nublado mas a chuva já nos deixou finalmente ...

Impressionante os registos na ilha Graciosa ...

Todos sabemos como é uma ilha especialmente seca por natureza e é de facto incrível estes valores nada comuns por ali ...

E claro que os números do Pico também são igualmente impressionantes ...

338 mm só numa estação é muita fruta ...