Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sim disse o inverso que queria dizer :( vou editar. Portanto o grupo Ocidental costuma estar mais quentinho (especialmente Flores e Corvo) que os outros todos incluindo as suas águas? Em relação a Santa Maria pensei que fosse a mais quentinha já li algures neste forum que era diferente das outras por ser mais imune a temperaturas baixas etc.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim disse o inverso que queria dizer :( vou editar. Portanto o grupo Ocidental costuma estar mais quentinho (especialmente Flores e Corvo) que os outros todos? Em relação a Santa Maria pensei que fosse a mais quentinha já li algures neste forum que era diferente das outras por ser mais imune a temperaturas baixas etc.

Logo vi que tinhas te enganado ;)

Como disse anteriormente Cluster, a diferença não é assim muita de grupo para grupo ou de ilha para ilha, mas se incluíres a questão da orografia na comparação entre ilhas tudo muda como é óbvio.

Por exemplo Santa Maria goza de um micro clima particular mais quente e até mais solarengo e um pouco árido na sua zona mais ocidental. Já na sua parte oriental é completamente diferente, mais humido e chuvoso. Até parece que estamos em 2 ilhas distintas, mas isso tudo devido ao relevo da própria ilha, mais plano na parte oeste e mais acidentado no resto da ilha.

S. Miguel é mais montanhoso, ventoso e chuvoso que Santa Maria, logo mais fresco que a ilha vizinha, mas bastante mais húmido. As águas do mar nos Açores normalmente aquecem de oeste para leste, logo é bem normal as águas nas Flores e Corvo estarem mais quentes que nas restantes ilhas. Flores e Corvo são as mais afastadas, logo são as primeiras a levarem com temperatura um pouco mais quente, que este ano parece que está com algumas anomalias positivas, o que na minha opinião é óptimo quer para a Madeira quer para os Açores no que toca a uma possível visita de um ciclone tropical ;)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hm a descrição de Santa Maria faz me lembrar uma mini Madeira: ). Em relação às águas começa a aquecer no ocidente mas depois normaliza pelos grupos todos mais ou menos igual ou é sempre mais quentinha no grupo Ocidental? Como disse o recorde do estudo que vi para a época 2002 2008 dava Santa Maria como o lugar onde a água atingiu o valor mais alto. Apesar de tudo é um pico e não necessariamente a norma:)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Hm a descrição de Santa Maria faz me lembrar uma mini Madeira: ). Em relação às águas começa a aquecer no ocidente mas depois normaliza pelos grupos todos mais ou menos igual ou é sempre mais quentinha no grupo Ocidental? Como disse o recorde do estudo que vi para a época 2002 2008 dava Santa Maria como o lugar onde a água atingiu o valor mais alto. Apesar de tudo é um pico e não necessariamente a norma:)

Tem tendência normalizar da mesma maneira pelos grupos todos, mas como é no mar as coisas processam-se mais lentamente do que se fosse em terra no que respeita à temperatura.

Este estudo que deves ter visto certamente deve ter sido um extremo pontual mas não dita a regra.

As Flores é que tem andado bastante quente. O Corvo idem aspas.

Mas aposto num fim de Agosto e mês de Setembro com alguma instabilidade tropical quer nos Açores quer na Madeira. As SST parece que vão estar favoráveis quanto a isso tanto num arquipélago como noutro.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Se calhar li muito a correr mas foi aqui que li: http://www.conferences.earsel.org/abstract/show/1373
25,4 é bem quentinho!

Em relação às SST, já não acredito em nada=P. Por exemplo no Algarve a bóia muitas vezes está bem acima das SST, vou ver um dia destes se arranjo um termómetro de piscina e vejo a água aqui na ilha para confirmar quem tem razão=P.

É provável sim mas não penso que foi um extremo. Recordo que o ano passado ou mesmo há dois anos, as águas nas Flores e Corvo no verão atingiram os 25 ou os 26 º C. Quem tiver tais dados em arquivo pode muito bem disponibilizá-los aqui.
Sim é quentinho. Quanto mais oceânicas e afastadas dos continentes estiverem as ilhas, mais quentinha a água do mar pode estar ;)

Cluster é questão de irmos acompanhando este verão os dados das SST, mas tenho o pressentimento que vamos ter instabilidade tropical pela insistência de alguns modelos nesta matéria... mas... onde é que eu já vi esse filme antes :lol: :lmao:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Acredito que possam ter chegado a esses valores, mas o estudo foi só para os anos de 2002-2008 de qualquer maneira para esse periodo eles dizem que o valor mais alto registado foi em Santa Maria*shrug*. Aqui na Madeira acho que é muito raro chegar ou passar dos 26 (acho eu), apesar de tudo lembro me da bóia de Porto Moniz (local ocidental norte na ilha) chegar a 26,6 ou 26,8 no ano passado enquanto que a do Funchal 26,3 - 26,4 mas é muito raro. Só comecei a estar atento às temperaturas do mar desde o ano passado por isso posso estar a dizer asneiras=P
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Por acaso não sabes de bóias alternativas a http://www.climaat.angra.uac.pt/boias/index1.htm? É porque aquilo tem muitas bóias pifadas, incluindo a das Flores.

A ideia que fico em relação às águas em Portugal durante o verão a nível de temperaturas médias deve ser qualquer coisa como : Do mais quente para o mais frio- Madeira, grupo Ocidental, outros grupos, Algarve (principalmente parte oriental), litoral sul, litoral norte. O que é mais engraçado este ano é que o litoral norte esteve mais quente que o sul durante umas boas semaninhas: )
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hm fui agora ver alguns dos dados de anos passados do Instituto Hidrográfico e parece que a boiá já passou dos 27,5 mas são situações raras.

Sigo com 21 graus e humidade relativa de 78% e já agora uma foto da zona (tenho que dar algum uso a camera nova: p)

2rf4yer.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Acredito que possam ter chegado a esses valores, mas o estudo foi só para os anos de 2002-2008 de qualquer maneira e nesse perio eles dizem que o valor mais alto registado foi em Santa Maria*shrug*. Aqui na Madeira acho que é muito raro chegar ou passar dos 26 (acho eu), apesar de tudo lembro me da bóia de Porto Moniz (local ocidental norte na ilha) chegar a 26,6 ou 26,8 no ano passado enquanto que a do Funchal 26,3 - 26,4 mas é muito raro. Só comecei a estar atento às temperaturas do mar desde o ano passado por isso posso estar a dizer asneiras=P

Sim Cluster, por vezes aqui nos Açores no Verão, a temperatura do mar pode chegar a esses mesmos valores dependendo das SST. Para não falar também da actividade vulcânica que propicia temperaturas muito mais elevadas todo o ano mesmo de inverno, mas claro que isso é diferente :lol: Este ano parece que a oeste das Flores e Corvo as SST andam bem altas. Há anos assim.

Sigo de momento com 23 º C céu parcialmente nublado e vento bonançoso a moderado do quadrante Leste. Resumindo, é levar com areia nos olhos pelas praias da ilha.

Cumprimentos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A água nesta noite, segundo a bóia, desceu até aos 22,8 na Madeira e neste momento encontra-se nos 23,2 ou 23,4. O IPMA aponta para a ilha 23 na água. Recordo que há 2 dias o IPMA apontava os 24 e as bóias andavam entre os 23,6 à noite e os 24,5 de dia enquanto os SST davam cerca de 22,5. Portanto o IPMA parece saber mais sobre a água da Madeira que estas SST :D. É importante salientar que já vi SSTs no surfline.com que já vão mais de encontro com o que as bóias têm dito, portanto nem todas as SST dizem o mesmo.

Sigo com 24 graus, humidade relativa 71% e céu limpo com vento fraco. Uma boa sexta feira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Quando a bóia das Flores ainda funcionava (até há uns dias atrás) lembro-me de estar de acordo com o que o IPMA projectava para a ilha. Neste ano os picos mais altos que registei nas várias bóias do nosso pais foram de 25 para o Algarve e Madeira e 24,5 para a bóia das Flores.

O mar tem andado mau aqui na Madeira nestes últimos dois dias (possivelmente este levante que se fez sentir é também responsável por uma ligeira descida nas aguas de 24s para 23s) , não me lembro de o ter visto assim em Agosto nem as outras pessoas. A bandeira estava vermelha em todo o sitio onde tentei entrar na água, hoje vou tentar outra vez a ver se já acalmou.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de céu com alguma/muita nebulosidade, algumas abertas e vento bonançoso a moderado.

O mar tem estado agitado pela costa sul de São Miguel. Hoje a ondulação estava forte. Algumas pessoas foram surpreendidas com a água na areia, assim como na quarta-feira... :lol:

Na quarta-feira, a ondulação estava também forte e devido às ondas grandes a água do mar foi-se acumulando na areia e criou um "lago".





Continuação de uma boa sexta-feira.

Um bom fim-de-semana a todos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
O mar continuava interdito ontem na Madeira, vou tentar hoje outra vez as webcams parecem dar luz verde.

Sigo com 27 graus e vento fraco.