Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,560
Local
Açores
Boas,

Sigo com céu muito nublado/encoberto e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se-se pouco nublado a limpo em alguns locais e noutros apresentou-se com maior nebulosidade.




Obrigado pela resposta. Nem mais! Os avisos meteorológicos emitidos cá deixam muito a desejar, infelizmente.






@Orion, onde se tem acesso a essas imagens? :D

http://cloudsgate2.larc.nasa.gov/cgi-bin/site/showdoc?docid=95&subcommand=amf-azores-2009-home

Clica na imagem das ilhas. As várias opções aparecerão.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,056
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Nos EUA os avisos para tempo severo geralmente cobrem uma área de >50000 quilómetros quadrados. Sim, os EUA são um país enorme mas há que ver os brutais custos do instituto local. Pedir que o IPMA emita avisos por ilhas nem é pedir a agulha no palheiro. É pedir uma agulha numa praia.

Os avisos são muito polémicos. O problema dos avisos relacionados com o calor é a distinção entre a temperatura e a sensação térmica (e eu sou bastante crítico dos avisos). Às vezes o modelo apresenta uma temperatura a rondar os 28º numa dada ilha mas não nas restantes do mesmo grupo. Que faz o IPMA? Emite para uma ilha sendo que na realidade a temperatura não se verifica ou se verifica noutra ilha? Um aviso amarelo para temperatura nos Açores é algo muito raro. Facilmente se entra numa onda de descredibilização. Provavelmente a malta regional só os emitirá quando houver a mesma consistência nas temperaturas dignas de aviso como por exemplo na Madeira.

As ilhas dos Açores não têm variações muito bruscas na orografia como a Madeira. A Madeira pode ter condições meteorológicas diferentes nas diferentes costas e nas montanhas. Nos Açores a orografia sempre condiciona o tempo mas fá-lo de forma mais moderada, subtil e imprevisível.

Nos Açores, e em PT em geral, não há um historial consistente de eventos severos daí que o IPMA só emita avisos em casos mesmo descarados. Uma frente fria muito fraca mas com elevada água precipitável e CAPE tanto pode criar chuva localmente muito intensa como um dia mais ou menos nublado (como por exemplo na frente de ontem). Há muito fator local em jogo que é imprevisível daí que muita vez os avisos amarelos sejam emitidos com fundamentos mas com grande probabilidade de falharem. E há ainda aquelas situações em que a realidade manda um manguito aos modelos.

Há uns meses ocorreu a tromba d'água em PDL. As condições que geraram aquela tromba foram quase iguais às dos dias anteriores mas naquele dia todos os ingredientes se juntaram na fórmula mais adequada. Obviamente que o IPMA não ia emitir avisos relativamente a trombas d'água porque facilmente cairia no ridículo (eu posso-me dar ao luxo para fazer isso porque sou amador mas ainda assim posso cair rapidamente na irrelevância). Nestes casos, o IPMA não tem outro remédio sem ser reativo. Não estou a enaltecer a competência dos técnicos do IPMA ou falta dela. Mas as coisas raramente são lineares ou fáceis.


Caríssimo ... Tens a tua opinião que respeito mas apenas digo que comparar a realidade meteorológica norte americana com a nossa é comparar alhos com bugalhos ... A verdade é que os EUA tem custos elevadíssimos no seu instituto local porque tem de facto uma realidade muito díspar da nossa no que ao tempo diz respeito ... A verdade é que a América tem também outros meios que investiu que nós não temos e por isso pode se dar ao luxo de não ter uma rede de avisos mais localizada porque tem acesso a outras informações muito mais detalhadas que nós aqui nem nos nossos melhores sonhos temos acesso ... Quanto a nós por aqui apenas ousamos pedir um pouco mais de rigor nos avisos no grupo central ... coisa que acontece nos restantes grupos do arquipélago dos Açores, no arquipélago da Madeira ou no Continente ... Se pagamos impostos caros que muitas vezes são utilizados para coisas tão fúteis e inúteis porque não investir na prevenção deste tipo de intempéries que podem causar prejuízos avultados nas nossas ilhas? Bem sei que a orografia como diz e bem tem muita influência no tempo das ilhas e que por isso é muito difícil prever algumas situações mas então porque não se investir num radar ou pressionar os americanos a disponibilizar novamente o seu? Será que é preciso morrer mais umas quantas pessoas para se atentar à emergência da questão? Somos todos meros interessados amadores no que a estes fenómenos diz respeito mas há coisas que por vezes não se conseguem entender ... e se não há dinheiro para emitir avisos com qualidade mais vale não os emitir ... As populações há muitos anos conseguem perceber as tormentas melhor que qualquer aviso amarelo ... só não tem é o poder de minimizar os seus estragos ... pena que quem pode fazer isso também não queira usar o seu poder de uma forma preventiva e não sempre reactiva e à ultima da hora ...
 

Afgdr

Nimbostratus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
1,863
Local
Lagoa - São Miguel, Açores

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
3,352
Local
Horta, Matriz, (90m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e AJJ