Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Parece-me que ainda está em aberto a emissão de um aviso amarelo devido à chuva. Dependerá do ECM e do AROME 12z. A AP estará a rondar os 50 mms.

Os modelos variam muito. O GFS mete chuva muito localizada:

Uof0xte.gif


Já o WRF mete a maior parte da chuva a oeste do G. Ocidental. O GEM prevê algo semelhante mas com acumulados um bocado exagerados:

rPx3oKg.gif


A média dos cenários do GFS dá mais ou menos metade da chuva prevista pelo operacional (Sta. Cruz das Flores). Há muita incerteza.

5Pd9E6T.png


A frente não é e não parece que vá ficar muito extensa. A precipitação deve ser maioritariamente estratiforme com alguma convecção de intensidade fraca a moderada.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
KfDaJYil.gif

t3NoO0tl.gif


O ECM não mostra nada de especial. O AROME, como dá para ver, sugere chuva forte.

Acredito que o AROME 00z reduza os acumulados mas como a saída só estará disponível lá para o meio da manhã já será um bocado tarde. Tendo em conta os ventos reduzidos todos os pormenores contam. Por exemplo, a maior saturação da atmosfera prevista pelo GFS (ponto aleatório perto das Flores) poderá contribuir para uma chuva mais intensa. Haverá certamente uma boa chuvinha orográfica.

NQ3LSRT.gif


O IPMA arrisca o aviso amarelo para trovoada. Em teoria é possível e há uma célula com atividade interessante a noroeste do Corvo (registo de satélite). É esperar para ver.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
O AROME 00z acabou por tirar toda a chuva apocalítica.

Ocorreu convecção interessante durante a madrugada mas a mesma desfez-se ao largo das ilhas. Até agora a precipitação registada tem sido pouca.

dycjE8Wl.png


O Blitzortung registou trovoada durante a madrugada a oeste do G. Ocidental mas os mapas históricos são basicamente inúteis porque não dá para aproximar no Atl. Norte. Esperançosamente o IPMA integrará o detetor na sua rede :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e belem

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
O WRF é um modelo engraçado. Mete o dobro do CAPE do GFS :D

7TsOQ2b.png


O AROME está para a precipitação como o WRF para o CAPE.

Se o WRF tiver mais razão a madrugada poderá trazer convectividade explosiva mas de curta duração no G. Central. Já se o GFS estiver correto é mais provável que ocorra localmente alguma chuva mais intensa (e pouco mais).

Com alguma sorte, daqui a >48 horas a futura depressão à superfície a sul do G. Oriental provocará instabilidade suficiente para que haja umas trovoadas (o CAPE tem que subir mais um pouco no GFS). Já que o tempo vai continuar quentinho ao menos que se veja umas luzes :malandro:

Se não foi anormal não deve ter estado longe. Hoje de madrugada a temperatura em Sta. Cruz não baixou dos 25.4º. Com a humidade nos 75% a sensação térmica esteve nos 34º/35º :calor: Em PDL deve ser mais uma noite com 22º.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Amanhã por esta hora o eclipse atingirá o seu máximo (Açores).

Como isto é uma lotaria, o eclipse devia ter sido hoje. As condições são/seriam excecionais (sim, estou a ser egoísta :D)

6on1GxS.jpg


Amanhã o cenário não é perfeito. Há que esperar para ver.

ceCor8D.gif


No próximo dia 21 de agosto será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores. O intitulado "Grande Eclipse Americano", será visível na sua totalidade numa faixa central que percorre quase todo o território dos EUA. Caso as condições meteorológicas o permitam, o OASA estará de portas abertas para a dinamização de uma observação segura deste fenómeno, que acontecerá entre as 18h00 e as 20h00.
Os Açores e a Madeira serão locais privilegiados, onde será possível ver a Lua tapar cerca de 30% do disco solar, antes deste se por no horizonte. Já na maioria do território europeu este eclipse acontecerá já após o por do sol. Assim, uma vez nos Açores, o eclipse será visível a partir das 18h40, com a Lua tapar apenas 28% do disco Solar, até que o ocaso do Sol aconteça às 20h27.
Conforme o Observatório Astronómico de Lisboa: "Em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira o eclipse será visível parcialmente. Em Lisboa é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorre às 20h 23min, e o ocaso da Lua ocorre às 20h 21min. Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20h46min, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20h45min.

De qualquer das formas, boa sorte a todos :pray:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Interessante célula a oeste/sudoeste do Faial. Por agora nenhum raio no Blitz mas o satélite indica que há atividade elétrica.

O ECM dá mais chuva que o GFS.

yYuxB21.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Pelo Spotazores parece-me que só o G. Ocidental tem uma possibilidade realista de ver o eclipse. Nos Mosteiroa há algumas abertas.

Clicar no 'Live' da animação (em vez do Play) dá uma ideia em tempo real do progresso do eclipse (coordenadas nas redondezas de Sta. Cruz das Flores) -> https://www.timeanddate.com/eclipse/in/@39.4599,-31.138?iso=20170821

Daqui a 10 minutos a Lua começará a atravessar o disco do sol.