Seguimento Açores e Madeira -Agosto 2022

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,098
Local
Horta, Matriz, (90m)
Trovoada deste fim de semana mata mais de 30 bovinos na ilha do Pico.

22 só numa exploração

Notícia de abertura

 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,675
Local
Açores
Alívio temporário para o leste.

feOr7IS.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)

Precipitação forte na Terceira, Açores​


2022-08-10 (IPMA)



No passado dia 4 de agosto o arquipélago dos Açores encontrava-se sob a ação de uma depressão pouco cavada que transportava, sobre o grupo central, uma massa de ar tropical marítimo, caraterizada por valores bastante elevados do conteúdo de humidade e instabilidade moderada. Neste contexto meteorológico verificou-se uma interação particular do fluxo atmosférico com a orografia da ilha Terceira, durante o período do final da tarde/início da noite. Desta interação resultou um fenómeno designado por “ancoragem de convecção à orografia”, que consiste num processo de convergência de montanha. Este processo dá origem, por períodos de tempo relativamente prolongados, a condições favoráveis à convecção (geração de nuvens com potencial precipitante) a partir de um mesmo local ou área. O caráter relativamente persistente do mesmo, em especial se ocorrer numa massa de ar com elevado potencial precipitante, como foi o caso, pode conduzir a episódios de precipitação intensa em curto período, sobre áreas muito localizadas.


O fenómeno de ancoragem que ocorreu sobre o maciço de Santa Bárbara pode ser seguido na animação (Figura) recorrendo ao campo da intensidade da precipitação num nível baixo (CAPPI) processado com periodicidade de 10 minutos pelo sistema de radar da Terceira/Santa Bárbara. São visíveis dois períodos distintos de precipitação persistente e localizada. O primeiro, entre as 15:00 e as 17:00 UTC, em que a incidência foi um pouco a norte da Praia da Vitória e o segundo, entre as 19:00 e as 21:20 UTC, essencialmente sobre esta localidade.


Com recurso a técnicas de ajustamento radar-udómetro foi possível estimar para o primeiro destes períodos um valor máximo da ordem de 30-35 mm (entre as 15:00 e as 17:00) e para o segundo um valor máximo da ordem de 130-135 mm (entre as 19:00 e as 21:20).


Estes valores, extremamente elevados, decorrem da conjugação de uma série de fatores com os quais os modelos de previsão numérica do tempo têm, por vezes, dificuldade em lidar, mesmo os mais sofisticados.

Fonte: IPMA


Entre 130 e 135 mm em 2h20m é dose.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,098
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite.
Tenho reparado nas previsões do IPMA para o arquipélago dos Açores, que a temperatura da água do mar está "quentinha", na ordem dos 23ºC/26ºC.
Sempre foi assim ou está mais quente de há uns anos para cá? Se algum dos companheiros METEO, me puder ilucidar, eu agradeço.

Anda Mais ou menos dentro do mesmo padrão.

Uns anos com anomalia positiva, outros com anomalia negativa.

Este ano diría que a anomalía positiva deverá ser +1°c
Mas confesso que não me dei ao trabalho de ir consultar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,388
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite.
Tenho reparado nas previsões do IPMA para o arquipélago dos Açores, que a temperatura da água do mar está "quentinha", na ordem dos 23ºC/26ºC.
Sempre foi assim ou está mais quente de há uns anos para cá? Se algum dos companheiros METEO, me puder ilucidar, eu agradeço.

Anda Mais ou menos dentro do mesmo padrão.

Uns anos com anomalia positiva, outros com anomalia negativa.

Este ano diría que a anomalía positiva deverá ser +1°c
Mas confesso que não me dei ao trabalho de ir consultar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Há uma anomalia positiva importante.
Por exemplo, na semana de 31 a 6, foi superior a 2ºC nos Grupos Central e Ocidental:

F5kjYOQ.gif
 

Helinho

Cumulus
Registo
12 Abr 2016
Mensagens
151
Local
Maia

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,675
Local
Açores
Há uma anomalia positiva importante.
Por exemplo, na semana de 31 a 6, foi superior a 2ºC nos Grupos Central e Ocidental:

F5kjYOQ.gif

As condições devem em boa parte ser explicadas pela posição do AC (adveção de ar/água mais quente a oeste & vento de norte/nordeste a este).

yXMs5ul.png


U90eiyI.png


5JI1l3i.png


sfYO7xy.png


Para o oceano, é o melhor recurso do meu conhecimento (não obstante a funcionalidade não ser a melhor) -> http://iridl.ldeo.columbia.edu/maproom/Global/index.html (ocean temperature à direita)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,675
Local
Açores