Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2024

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
1722538638260.webp

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
Primeiro de agosto ao fim do dia.
Daqui da varanda podemos ver os aerossóis referentes à pluma de fumos do Canadá, um TCU à esquerda e outro cumulo/TCU à esquerda da montanha, sinal de que o dia foi quente e que ainda é capaz de manter uma ou outra torre, provavelmente irão se dissipar dentro de pouco tempo e causar um ou outro aguaceiro localizado.
Máxima de hoje, 28,4°c
Neste momento sigo com 24°c e uma simpática humidade de 91%.
Está óptimo para fazer uma quinta de cocos.
O mar parece azeite.
a8c29462a8a92214ffb3de11bb6ad72b.jpg

Ontem nas Flores a temperatura máxima registada foi de 30.9°c
31 graus! Ontem foi mesmo um dia de muito calor por todo o arquipélago! A minha estação de casa marcou 29,1°!
Dei um “Salto” à Terceira, o dia esteve um abuso, um calor brutal, quer em Angra e quer na Praia. Penso que na Praia estava pior. Creio que rondava os 30 ou 30 e poucos graus.
Não se podia estar ao sol!

Hoje, caminha para ser um dia igualmente quente.

Bom Dia a todos.

Não me recordo desde que existo de nada assim por aqui.

Dias absolutamente insuportáveis no que ao calor e humidade dizem respeito.

Estive de férias na segunda quinzena do mês de Julho e parecia que estávamos numa estufa permanente ...

Ontem e hoje estão a ser novamente impressionantes ... O calor é inédito ...

Mesmo à noite as temperaturas não baixam com grande significado o que faz viver aqui uma aventura desesperante ...

Estamos assim há vários dias ... Tempo persistente no que ao calor húmido insuportável diz respeito.

Atualmente, as condições meteorológicas no GOc estão basicamente iguais às do final de Julho que inspiraram o tal comunicado do IPMA.

Nem tão cedo haverá outro semelhante, acreditem :D

57FC32a.png

tYerJSD.png

xjckKEo.gif

bFidGKA.png

Vento se calhar fez um pequeno milagre na estação...

AIOYyoy.png

... e o ponto de orvalho esteve muito agradável (para Agosto).

S4MxtPz.png

Última edição:
Bom dia!

Sigo com céu quase limpo e vento fraco.

Foi emitido um aviso amarelo para tempo quente para todo o Arquipélago dos Açores, a vigorar a partir das 12h locais de 13/08 até às 11h locais de 15/08. É a primeira vez, que eu me lembre, que é emitido um aviso de calor para os Açores.

mU5yqd6.png

Ev9DV4F.png

Última edição:
Foi emitido um aviso amarelo para tempo quente para todo o Arquipélago dos Açores, a vigorar a partir das 12h locais de 13/08 até às 11h locais de 15/08. É a primeira vez, que eu me lembre, que é emitido um aviso de calor para os Açores.

Também não me recordo de ser emitido um alerta de persitência de temperaturas elevadas...

Atualmente, as condições meteorológicas no GOc estão basicamente iguais às do final de Julho que inspiraram o tal comunicado do IPMA.

Nem tão cedo haverá outro semelhante, acreditem :D

Quem diria? :lmao:

Nada de especial no AROME.

Novamente a mesma dissonância T925hPa entre GFS e IFS/ECMWF. Não serve para nada.

Ponto de orvalho não estará propriamente anormal para Agosto.

Parece-me ser temperaturas máximas à boleia da insolação. Vento será muito importante.

O mês de Julho foi um mês quente, com várias estações a registar máximas, inclusive consecutivas, ≥ a 28,0ºC e outras a atingir e a ultrapassar os 30,0ºC. Destacam-se os dias 28 e 29/07 com 11 e 9 estações a registar temperaturas superiores a 28,0ºC, respetivamente.

Segue-se uma tabela com as temperaturas máximas registadas de 08/07 a 31/07/2024 em diversas estações IPMA/RHA. Só estão contempladas as estações que registaram, pelo menos, uma máxima ≥ 28,0ºC.

De realçar: 31,5ºC no dia 09/07 nas Lajes (Terceira); 31,3ºC no dia 28/07 na Maia (Santa Maria); 31,1ºC nas Lajes (Terceira) no dia 06/07 (esta temperatura não está apresentada na tabela - dado Ogimet); 30,9ºC no dia 29/07 nas Flores (Aeroporto); 30,4ºC no dia 26/07 nas Lajes (Terceira); 30,3ºC no dia 28/07 Pico (Aeroporto); 30,2ºC no dia 25/07 na Maia (Santa Maria); 30,1ºC nas Lajes (Terceira).

yfztSyo.png

Registaram-se, também, diversas noites tropicais, com destaque para a mínima de 25,0ºC registada na Fajã (Flores) no dia 28/07, próxima do extremo climatológico respeitante a maior valor da temperatura mínima do ar.

Maior valor da temperatura mínima do ar
+25,1 °C​
Flores02-09-2006

No que diz respeito à sensação térmica, houve vários dias abafados, com desconforto térmico, em que o calor era insuportável. Não me lembro de um mês de Julho tão quente e abafado.

Alguns valores de índice de calor (humidex) significativos:

myZ093h.png