Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2024

FvOcYV3.png

tMmFGBS.png

Boas pessoal ...

Por aqui como tem vindo a ser referido temos tido dias e noites de calor intenso e tropical ...

Ontem fomos a uma esplanada e estava uma noite típica de outras paragens bem mais a sul ...

Foi impressionante porque tenho sentido ondas de calor intenso ...

Tentando explicar a situação está um calor intenso e permanente mas há momentos em que parece que o calor fica ainda mais intenso e depois passa a onda e fica um pouco melhor ...

É impressionante e não me lembro de um verão assim por estas bandas ...

Ontem na minha estação a temperatura fez uma tangente aos 30°c, (ainda não foi desta que alcançou), leva-me a crer que no centro da Horta a temperatura superou os 30°c.

Ontem foi um dia muito quente, calmaria e alguma humidade, se bem que por momentos desceu aos 65%.

Hoje, o dia está-se a pôr a jeito para ser muito quente, calmo e com poucas nuvens.

Bom dia!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco. Ontem, o dia foi novamente quente e húmido na ilha, com céu muito nublado e algumas abertas. Por Ponta Delgada, caiu um chuvisco à noite.

Ontem, o aviso amarelo de tempo quente para os Açores foi prolongado até às 21h locais de 18/08.

YxHFACw.png

No dia 15/08, registou-se uma máxima de 29,5ºC em Ponta Delgada, na estação do Aeroporto e do Observatório.

HiRZmXn.png

No dia 16/08, registou-se uma máxima de 30,1ºC no Pico (Aeroporto) e de 29,9ºC em Ponta Delgada (Observatório).

0oP1g3M.png

Em ambos os dias, 15 estações registaram noites tropicais.

Hoje a minha estação não foi além dos 29°, mas a humidade esteve mais alta ao longo do dia.
Mas o que esteve mesmo muito alta, certamente foi a temperatura da água, hoje fui à praia e nunca nas minhas 4 décadas lembro-me de apanhar água como hoje. Estava literalmente como Punta Cana. Água morna, não sabia se preferia estar dentro de água ou se estar molhado a apanhar com a brisa do mar!
Esta SST está mesmo a ser um evento excecional e pode-se considerar com certeza um evento severo!

Arranjar um destes e excecionalmente redirecionar os voos para Porto Santo. O vento não estava previsto?

Alguma vez as forças armadas fizeram semelhante exercício (com posterior transferência de assistência para a Madeira)? Deviam.

Última edição:
Boa tarde!

Sigo com quase limpo e vento fraco.

O aviso amarelo de tempo quente para os Açores está vigente até às 00h locais de 20/08.

Q23CurD.png

Continuam-se a registar temperaturas elevadas associadas a humidade elevada, com várias estações a registar noites tropicais. É um calor que ninguém aguenta :calor:

17-08: Máxima de 30,2ºC em Santa Maria (Aeroporto)

qXZfYmE.png

18-08: Máxima de 30,9ºC em Santa Maria (Maia)

GQqgQmv.png