Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Prejuízos materiais elevados nos Açores devido ao mau tempo
Hoje às 10:01

Parou de chover nos Açores, mas ainda não há ainda uma ideia do número de desalojados. Os prejuízos materiais são muito elevados, segundo um balanço feito para a TSF pelo tenente-coronel, António Cunha.

O pior já terá passado, depois de várias horas de chuva intensa. Neste momento já não chove nos Açores, mas a protecção civil não exclui que, nas próximas 48 horas, possa voltar.

O tempora começou por atingir a ilha Terceira, mas chegou também às ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Na Terceira, os concelhos de Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo são os mais afectados, sendo que, em Praia da Vitória, o governo regional decidiu mesmo que as escolas vão ficar hoje encerradas.

Por causa da chuva várias ribeiras transbordaram, causando inundações, derrocadas, arrastando viaturas e provocando também um número ainda indeterminado de desalojados.

O tenente-coronel António Cunha, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, diz que os prejuízos são muito elevados.

Neste momento já se circula também em todas as estradas da ilha Terceira, mas a protecção civil açoriano continua a recomendar toda a cautela.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1447860


Governo activa equipas de emergência em todas as ilhas devido ao mau tempo

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, tem acompanhado, desde as primeiras horas de hoje, todas as situações provocadas pelo mau tempo que assolou a costa norte da ilha Terceira, desde inundações, deslizamentos de terra e o auxílio aos cerca de 100 desalojados registados até ao momento.

Quatro freguesias da costa norte da ilha Terceira - Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes e parte da cidade da Praia da Vitória - foram atingidas, durante a madrugada, por chuvas fortes, por vezes acompanhada de trovoadas que provocaram inundações em dezenas de habitações e várias viaturas foram arrastadas na enxurrada.

O Serviço Regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) respondeu de imediato às diversas ocorrências que foram surgindo durante a madrugada e desde as quatro da manhã que foi montado um posto de comando avançado em Agualva, a freguesia mais afectada.

A Delegação da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos na ilha Terceira colocou em marcha todos os dispositivos de emergência próprios nestas situações, como máquinas para a limpeza das estradas e dezenas de humanos para a limpeza das estradas.

Também há registo de queda de telhados, derrocadas e esteve interrompida a estrada Biscoitos-Lajes. O pavimento da estrada regional em Agualva levantou com a força das águas e o trânsito no centro da freguesia foi interrompido na altura permitindo apenas a passagem de veículos de emergência.

As quedas de taludes e pequenas derrocadas nas estradas regionais foram entretanto limpas e a circulação automóvel não está interrompida, apenas condicionada em alguns pontos mais críticos.

Segundo o secretário dos Equipamentos, foram activados todos os dispositivos de segurança, como meios humanos e materiais, nas restantes ilhas do arquipélago antevendo situações semelhantes provocadas pela instabilidade meteorológica que se faz sentir nos Açores.

No terreno irão permanecer as equipas de emergência – cerca de 40 bombeiros e 20 elementos da Secretaria Regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, além de efectivos da PSP -, depois do auxílio às pessoas vão agora ser avaliados os danos materiais.



GaCS/VS

http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/...+ilhas+devido+ao+mau+tempo.htm?lang=pt&area=c
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores - Comunicado

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, na sequência de uma depressão localizada sobre o Arquipélago, na madrugada de hoje, dia 15 de Dezembro, as freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova e Lajes foram atingidas por chuvas fortes que provocaram danos com alguma gravidade.



A estrada regional Biscoitos - Lajes está intransitável, algumas casas foram inundadas e, por medida de precaução, houve que proceder ao realojamento de algumas famílias.



O Serviço Municipal de Protecção Civil da Praia da Vitória foi activado e as corporações de bombeiros da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, bem como a PSP e pessoal da Secretaria da Ciência Tecnologia e Equipamentos, estão no local procurando solucionar os problemas decorrentes das fortes chuvadas.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Pelo norte da Madeira a chuva persistente começa a ser preocupante, pequenas derrocadas vão dificultando a vida aos condutores, pela quantidade de pedras no meio da estrada. Apesar do elevado risco de derrocadas em algumas estradas no norte da Madeira, não são fechadas pela falta de alternativas.
Desde as 0h já vai um acumulado de 69,1mm.

O vento é fraco a moderado
15,1ºC
1004hpa
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Sigo com céu geralmente muito nublado, chuva e vento extremamente forte! :confused:

Condições Actuais :

Temperatura - 19.6ºC
Humidade Relativa - 80%
Pressão Atmosférica - 1001 hpa
Precipitação - 30 mm (desde as 00h)
Vento - fortissimo S/SE

2m6aonl.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuva forte provoca pelo menos 20 desalojados

Pelo menos 20 pessoas ficaram desalojadas devido à chuva forte que afecta a ilha Terceira desde cerca das 4h locais (5h em Lisboa), disse à Lusa o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)

Os desalojados «estão a ser acomodados em casas do povo e edifícios de sociedades recreativas», referiu um porta-voz do SRPCBA.

A Protecção Civil açoriana não tem até ao momento conhecimento da existência de vítimas mortais ou de feridos em consequência da forte chuva, por vezes acompanhada de trovoadas.

O mau tempo, provocado por uma depressão que «está a passar por cima do concelho da Praia da Vitória», já provocou uma «série de inundações nas freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes e em parte da cidade da Praia da Vitória», referiu.

Também há registo de queda de telhados, inundações e derrocadas e está interrompida a estrada Biscoitos-Lajes.

«Temos conhecimento de carros arrastados pela força das águas», assinalou, referindo que «não está ainda clarificada a situação em toda a zona».

Segundo a fonte do SRPCBA, a depressão que afecta a ilha Terceira «está próxima de uma tromba de água» e as previsões apontam para que «nas próximas horas, venha a atingir a costa norte da ilha de S. Miguel (concelho da Ribeira Grande)», acrescentou.

No terreno estão 40 bombeiros e 20 elementos da secretaria regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, além de efectivos da PSP.

Cerca das 5h15 locais (6h15 em Lisboa), continuava a chover com intensidade e registavam-se trovoadas na ilha Terceira

Lusa / SOL
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estive hoje de manhã (às 6H) à procura de dados sobre os açores e não encontrei dados sobre a precipitação, nem no IM nem em estações amadoras.

Há dados sobre a precipitação acumulada para ter provocado aqueles estragos?

Na página anterior coloquei qualquer coisa, só consegui encontrar uma SYNOP via Ogimet, cerca de 67mm algures entre as 0z e 6z nas Lajes, a do IM de Angra está offline.
E já se sabe que com trovoadas pode ter chovido localmente mais do que o registado por uma estação.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
As fortes chuvas que atingiram hoje de madrugada o concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foram originadas pela formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical (cumulus-nimbus), disse à Lusa a meteorologista Rita Mota. “O que ocorreu na Terceira foi a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que provocam aguaceiros pontualmente mais fortes”, salientou a especialistas da delegação dos Açores do Instituto de Meteorologia.
Os dados oficiais indicam que, entre as 2h00 e as 8h00, foi registada nas Lajes uma precipitação de 117 litros por metro quadrado. “Foram cerca de seis horas de chuva intensa”, frisou Rita Mota, afastado os receios de uma eventual deslocalização do mau tempo para a ilha de São Miguel.


Jornal PÚBLICO
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um voo cancelado e quatro desviados para Porto Santo
12h13m

Quatro aviões tiveram que desviar a sua rota para o Porto Santo e um voo foi cancelado devido às más condições atmosféricas na ilha da Madeira.

De acordo com fonte do Aeroporto Internacional da Madeira, o vento, nevoeiro e chuva estão a condicionar o movimento de aterragens e descolagens.

Dois aviões da TAP e dois da Easyjet aguardam na ilha do Porto Santo a melhoria das condições atmosféricas.

O arquipélago da Madeira está em alerta laranja, situação meteorológica considerada de risco moderado a elevado, devido ao vento forte na ordem dos 75 quilómetros por hora, com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros nas zonas altas, chuva forte e uma agitação marítima entre os quatro e os cinco metro
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1447931




Quanto a precipitação, agora acalmou na Madeira:

madeiraz.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
117mm entre as 2:00 e as 8:00 nas Lajes, dados oficiais


As freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova e Lajes, além de parte da cidade da Praia da Vitória, foram as zonas mais afectadas pelas chuvas fortes, por vezes acompanhadas de trovoadas, que provocaram inundações em dezenas de habitações.

As fortes chuvas que atingiram hoje de madrugada o concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foram originadas pela formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical (cumulus-nimbus), disse à Lusa a meteorologista Rita Mota.

“O que ocorreu na Terceira foi a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que provocam aguaceiros pontualmente mais fortes”, salientou a especialistas da delegação dos Açores do Instituto de Meteorologia.

Os dados oficiais indicam que, entre as 2h00 e as 8h00, foi registada nas Lajes uma precipitação de 117 litros por metro quadrado.

http://www.publico.clix.pt/Local/en...aia-da-vitoria-afecta-tres-mil-alunos_1413968