Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2010

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Devido à intensidade do vento a começa haver cortes na electricidade.

Dados Actuais do IM:

Temperatura:16,6ªC
vento: 43.9 Km/h (velocidade média) de Este
humidade:91%
precipitação:----
pressão: 1000 hPa
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Ontem aterrei em S.miguel por volta das 18h, hora que passou uma célula bem "danada" e sinceramente nem sei como aterrei, apanhei uns ventos cruzados..que avião parecia que ia numa montanha russa. Está mesmo muito mau tempo por aqui, chove torrencialmente e durante a tarde fez cá uma ventania.

Quando aterrei..
http://img42.imageshack.us/img42/8806/imgogt.jpg
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite,

alguém pode explicar -me o significado de quando no grafico do AEMET está Raios- e raios + ?

qual a diferença ?

obrigada.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas,

continua a chuva e o vento, existe relatos de muitos galhos de árvores caídos na zona de angra e informaram-me também na freguesia da Agulva, devido à intensidade da precipitação que têm caido nas uktimas horas, estão já no terreno elementos da protecção cívil juntamente com os bombeiros.

o que é certo é que ainda à pouco vim da rua e vi um carro dos bombeiros a passar pela minha freguesia (não sei se estava só em prevenção se era já alguma emergência).

na imagem de satélite pode-se ver a aproximação de mais precipitação para o grupo central.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
INFORMAÇÃO

Vinte e quatro ocorrências provocadas pelo mau tempo

Segundo o Serviço Regional de protecção Civil e Bombeiros dos Açores, ao longo do dia de hoje, tem-se vindo a registar, um pouco por toda a Região, um conjunto de ocorrências provocadas pelo mau tempo que se faz sentir.


Assim, foram registadas 24 ocorrências, que são na sua maioria quedas de árvores e inundações.


As situações de maior relevo foram derrocadas que ocorreram nas Estrada Regional entre os Ginetes e a Candelária (Ponta Delgada, São Miguel) e na Lomba do Botão (Povoação, São Miguel) e Furnas (Povoação, São Miguel) que se encontram a ser avaliadas e/ou resolvidas no momento.


Outra situação de relevo ocorreu na Fajã dos Cubres (Calheta, São Jorge), tendo-se tratado de uma derrocada que impediu o acesso à mencionada Fajã.
Amanhã de manhã, elementos da SRCTE e da Câmara Municipal da Calheta estarão no local, logo pelas primeiras horas da manhã, para cabal resolução do problema.


Face à situação meteorológica o SRPCBA subiu o grau de prontidão dos Bombeiros na ilha de São Miguel.


O SRPCBA aconselha a população a tomar as normais precauções, nomeadamente evitar deslocamentos desnecessários e a conduzir com a máxima cautela.


GaCS/SF/SRPCBA
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
As previsoes tambem para a Ilha da Madeira não são nada animadoras , caro Hazores...Parece que amanhã e depois será uma sitação complicada por cá, a nivel de precipitação forte e contínua e trovoada.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
O vento se intensifica e muito, estamos com muita actividade electrica em cima da ilha, consegui visualizar dois trovoadas mas sem trovão na zona leste da ilha. O vento por enquanto é assinalavel. Já caiu uns aguaceiros fracos de momento sem grande acumulação 0,2mm. Vento de SW com uma rajada de 51,2 km/h. O vento médio esta aumentar minuto a minuto.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ilha da Madeira (zona ocidental) neste momento sob o efeito de uma célula bastante activa, com aguaceiros/chuva possivelmente forte em alguns locais e trovoadas frequentes e dispersas.

Madeira_15.12.2010.JPG


Madeira_15.12.2010a.JPG