O arquipélago da Madeira vai estar em situação de aviso vermelho, situação de risco extremo, devido às previsões de vento e chuva forte a partir das 12 horas de amanhã, sábado.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), a situação meteorológica do arquipélago é de risco extremo, devendo o vento soprar com rajadas que poderão atingir os 140 quilómetros/hora nas zonas montanhosas.
O IM refere que o vento será temporariamente de sudoeste com rajadas na ordem dos 120 quilómetros e a chuva será intensa.
No mar, as ondas serão de sudoeste com 4 a 5 metros, aumentando para 6 metros, o que levou já a Porto Santo Line a cancelar a ligação marítima efectuada pelo "Lobo Marinho", entre a Madeira e o Porto Santo,
No site do Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) estão divulgadas as condições adversas, referindo que o aviso vermelho vigora entre as 12 horas de sábado e as 5.59 horas de domingo.
O responsável pela Protecção Civil, Luís Néri, disse à Agência Lusa que as maiores preocupações advêm das previsões do vento, com rajadas "que não serão constantes, mas atingirão valores elevados, tanto nas zonas altas como baixas".
Acrescentou que o dispositivo do SRPC, das câmaras municipais, das corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha estão de prevenção, com os equipamentos necessários para minimizar as expectativas de derrocadas e quedas de árvores neste tipo de situações.
Luís Néri recomendou cuidados redobrados na movimentação nas zonas altas e também nas baixas mais expostas e desprotegidas, sobretudo junto da costa.
O SRPC vai emitir um aviso mais detalhado ainda esta tarde, depois da confirmação das previsões do Instituto de Meteorologia, adiantou.