Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Durante a madrugada e manhã, a previsão aponta para vento forte a muito forte nos Grupos Central e Oriental e precipitação pontualmente forte para os mesmos grupos.

Por essa razão, os dois grupos encontram-se sob avisos de vento e de precipitação. Vigora um Aviso Laranja para o Grupo Oriental devido a precipitação por vezes forte e um Aviso Amarelo para o Grupo Central devido ao mesmo parâmetro. Quanto ao vento, vigora um Aviso Amarelo para os dois grupos devido a velocidade média, podendo chegar aos 75 km/h e a rajada máxima, podendo atingir os 100 km/h .


GRUPO OCIDENTAL

Períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto.
Períodos de chuva a partir da noite.
Vento norte muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80
km/h, rodando para sudoeste e soprando temporariamente moderado
(20/30 km/h).


GRUPO CENTRAL

Períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto.
Aguaceiros durante a madrugada e manha, e períodos de chuva para
noite nas ilhas Faial, Pico e S. Jorge.
Vento norte FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 100
km/h durante a madrugada
,
diminuindo de intensidade ao longo do dia, tornando-se moderado a
fresco (20/40 km/h) e rodando para sudoeste.


GRUPO ORIENTAL

Períodos de céu muito nublado com abertas.
Aguaceiros, que durante a madrugada poderão ser FORTES e
acompanhados de trovoada
.
Vento norte FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 100
km/h
, diminuindo gradualmente de intensidade e tornando-se
moderado (20/30 km/h) de oeste para o fim da tarde.




AVISO METEOROLÓGICO 146/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 02UTC de 2013-12-11 e as 09UTC de 11-12-2013
Aviso AMARELO referente a:
VENTO relativo a Velocidade Média e Rajada Máxima No período entre as 02UTC de 2013-12-11 e as 11UTC de 11-12-2013 Direção de norte.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 02UTC de 2013-12-11 e as 09UTC de 11-12-2013
Aviso AMARELO referente a:
VENTO relativo a Velocidade Média e Rajada Máxima No período entre as 02UTC de 2013-12-11 e as 09UTC de 11-12-2013 Direção de norte.


bee7WMW.png


reJXVu1.png


9yvhGuI.png
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Por aqui chove e o vento sopra forte, por vezes muito forte, com rajadas fortes.

Parece que há algumas ocorrências um pouco por toda a ilha. Segundo o Facebook da MyTopFM, há "chapas e bocados de madeira a voar na Estrada Regional Fenais da Luz" e uma via parcialmente obstruída no "cruzamento entre Batalha Golf e Arrebentão" devido à queda de uma árvore, informações fornecidas por um ouvinte da rádio. Na Estrada Regional Ribeira Grande-Ponta Delgada há também a registar uma queda de árvore, "a tapar quase toda a via".

Na freguesia de Santa Bárbara, na estrada municipal 515 – estrada que liga aquela freguesia do concelho da Ribeira Grande à Chã do Rego de Água pelo caminho antigo, há a registar a ocorrência de uma derrocada devido à chuva que caiu nas últimas horas.

O trânsito por aquela via fica temporariamente interrompido até reavaliação das condições de segurança por parte da Proteção Civil e dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

É previsível que a estrada seja reaberta ao trânsito ao longo desta quarta-feira, dia 11 de dezembro. É recomendado aos automobilistas, por questões de segurança, que evitem circular na zona e que procurem, por isso, vias alternativas.

Facebook da Câmara Municipal da Ribeira Grande
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Há um site espanhol em que se pode escolher diversas imagens de satélite, eu tinha isto gravado por aqui mas não sei onde o pus...alguém sabe qual era? As imagens de satélite apareciam com animação ao longo do tempo.

Não, ainda é outro...tinha um nome específico e não uma sigla. O mapa mostrava até as Canárias, logo dava para ver a Madeira e os Açores!

Cuidado com os índices de saturação :hehe:

Será o meteogalicia?
http://www.meteogalicia.es/observacion/satelite/sateliteIndex.action
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
O mau tempo provocou uma vítima mortal na Madeira. Esta manhã, no porto de recreio de Machico, um funcionário da autarquia, de 43 anos, tentava reforçar a amarração de uma embarcação municipal quando foi surpreendido por uma vaga e atirado ao mar. O homem foi resgatado por um pescador, esteve a ser reanimado durante algum tempo pela equipa medica que se deslocou ao local mas acabou por morrer.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/12/11/mau-tempo-na-madeira-causa-uma-vitima-mortal

:(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sobre a Madeira:

Várias estradas encerradas ou condicionadas na Madeira


Mais de uma dezena de estradas na Madeira estão encerradas ou condicionadas à circulação automóvel devido a problemas relacionados com o mau tempo que assolou a região.

Segundo informação do Serviço Regional de Proteção Civil, estão encerrados vários troços da estrada regional 110, designadamente entre a Portela e o Porto da Cruz/Serrado, junto ao cemitério novo desta localidade e na ligação Águas Mansas Camacha-Santo da Serra.

Interditas estão também a estrada regional (ER) 211, no sítio da Felpa, freguesia de São Jorge, no concelho de Santana, e a 105 nas ligações Serra d"Água/Encumeada e Encumeada/Lombo do Mouro.

Da lista de vias com circulação automóvel possível mas que se encontram com condicionamentos consta a estrada regional 110 no sítio do Lombo das Faias, entre o Santo da Serra e a Portela, a 211 nos sítios da Fajã Alta e da Cruz (freguesia de São Jorge, concelho de Santana).

A mesma situação acontece na ER 220 na Falca, na 221 entre o Seixal e o Chão da Ribeira (Porto Moniz) na qual está interdito o trânsito a viaturas pesadas, e a 211 no sítio da Silveira, na freguesia de Boaventura.

A Proteção Civil refere que registou apenas "pequenas ocorrências" casos de deslizamentos de terras e quedas de árvores.

A Madeira esteve ao longo do dia de terça-feira e até esta quarta-feira às 06.00 horas sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva, vento e agitação marítima fortes.

O mau tempo provocou danos sobretudo nas estruturas da orla costeira nos concelhos de Santa Cruz, Machico e Funchal, havendo registo de afundamento de mais de duas dezenas de embarcações.

Até ao momento há a registar apenas um ferido grave, um funcionário da Câmara Municipal de Machico, que foi arrastado por uma onda quando tentava amarrar um barco. A vítima foi transportada para o Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, após mais de uma hora de tentativas de reanimação.

Jornal de Noticias

Porto do Funchal bastante danificado pelo temporal


O porto do Funchal sofreu "muitos estragos" ao nível de várias estruturas, casos de eletricidade, tubos de abastecimento de combustível, sistema informático ou zonas de embarque de passageiros, devido à chuva, vento e agitação marítima fortes. Registou-se ainda o afundamento de mais de duas dezenas de embarcações nos concelhos de Santa Cruz, Machico, Funchal e Calheta.

"Há muitos estragos nos portos e o do Funchal é a nossa prioridade mais forte", afirmou Alexandra Mendonça, residente da Administração dos Portos da Madeira, à agência Lusa.

A responsável enunciou que os prejuízos vão desde os cabos elétricos, ao sistema informático que "está todo danificado", passando pelas portas da gare marítima que ficou inundada e pelos danos nos gabinetes técnicos, onde as "janelas saltaram".

Adiantou que há danos à beira cais, um dos tubos de abastecimento de combustível foi afetado, as pedras da calçada da gare "levantaram, os bancos soltaram-se e estão todos partidos".

Duas dezenas de embarcações afundaram

O comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, disse que a forte agitação marítima registada na região provocou o afundamento de mais de duas dezenas de embarcações nos concelhos de Santa Cruz, Machico, Funchal e Calheta.

"Registámos o afundamento de um barco na marina do Funchal, 15 no porto de abrigo de Santa Cruz, seis no porto de recreio de Machico e dois na marina da Calheta", disse o responsável pela autoridade marítima na Madeira à agência Lusa.

Navios de cruzeiro

Alexandra Mendonça mencionou que, no cais norte, onde esteve acostado o navio "Aida Blue", que zarpou esta quarta-feira de manhã, "sem problemas, mas com o casco arranhado, as defensas estão também danificadas".

Acrescentou que o outro navio de cruzeiro, o "Albatroz", ainda se encontra no porto, que as equipas de limpeza estão a trabalhar e que a situação está a ser monitorizada em termos de eletricidade, sendo aguardada a chegada do 'MSC Harmonia" esta tarde.

A responsável da APRAM realçou que os problemas da forte agitação marítima se estenderam também ao porto do Caniçal, na zona este da ilha da Madeira, que "está sem eletricidade e a água entrou nas lojas dos transitários e no estacionamento".

Sublinhou que um dos navios que estava acostado no Caniçal já deixou a Madeira e que o "Vagrant", o ex-iate dos Beatles que durante muitos anos serviu de apoio a um estabelecimento de restauração na marginal do Funchal, que "estava atracado na zona de estaleiro, apesar de todos os esforços para reforçar a amarração desenvolvidos durante a tarde de terça-feira, afundou durante a noite".

Alexandra Mendonça apontou que, no caso do Porto Santo, "também a gare da Porto Santo Line ficou muito danificada, com problemas nos cabos elétricos".

A Madeira esteve ao longo do dia de terça-feira e até esta quarta-feira às 06.00 horas sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva, vento e agitação marítima fortes.

O Serviço Regional da Proteção Civil informou que apesar destas condições atmosféricas adversas durante a noite se registaram apenas "pequenas ocorrências", casos de deslizamentos de terras e quedas de árvores.

O comandante da Zona Marítima da Madeira informou que há registo de mais de duas dezenas de embarcações afundadas nos concelhos de Santa Cruz, Machico, Funchal e Calheta.

A Porto Santo Line, devido à forte agitação, cancelou a viagem de ligação programada para hoje do navio 'Lobo Marinho' entre as ilhas da Madeira e Porto Santo.
Jornal de Noticias
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O mau tempo que se regista no arquipélago provocou uma derrocada na ilha de São Miguel, ferindo um motociclista, e quedas de árvores em outras quatro ilhas, disse fonte da Proteção Civil regional.


A mesma fonte adiantou à Lusa que a derrocada em S. Miguel aconteceu na noite de terça-feira, "no troço de ligação de Santa Bárbara da Ribeira Grande ao concelho de Lagoa e um motociclista que estava a circular na zona foi atingido por pedras", acrescentando que a estrada "já está desobstruída, mas interdita ao trânsito para avaliação pelo serviço municipal de proteção civil". O homem atingido pelas pedras foi encaminhado para o hospital de Ponta Delgada.

O mau tempo provocou também "quedas de árvores" nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge e Faial que interromperam vias, mas que estão a ser abertas".

Na Terceira, a queda de árvores aconteceu no Parque do Terceira Automóvel Clube e no Faial na Ribeirinha. Nos dois casos foram atingidas viaturas, não havendo vítimas.

Também em São Miguel, o teto de uma habitação foi danificado nas Capelas, concelho de Ponta Delgada, segundo a Proteção Civil açoriana.

Fonte: Acoriano Oriental
 

pumabr

Cirrus
Registo
30 Nov 2013
Mensagens
38
Local
Funchal (Santa Luzia)
Para quem queria imagens de satélite animadas este site é muito bom, mas não sei se é mesmo isto que querem http://www.yr.no/satellitt/europa_animasjon.html ;)
Não conhecia esse site, até é uma das melhores animações que já vi. Pena é que as nossas ilhas estejam no canto e algumas nem se vê...

Perfeito, era mesmo esse! Thanks ;-)

Sobre a Madeira, de facto a Marina do Funchal está cheia de destroços...e um navio de cruzeiro que estava aqui atracado ficou com o casco danificado na pintura...
http://www.dnoticias.pt/multimedia/...vio-aidablu-que-esta-a-embater-contra-o-molhe
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
O mau tempo provocou uma vítima mortal na Madeira. Esta manhã, no porto de recreio de Machico, um funcionário da autarquia, de 43 anos, tentava reforçar a amarração de uma embarcação municipal quando foi surpreendido por uma vaga e atirado ao mar. O homem foi resgatado por um pescador, esteve a ser reanimado durante algum tempo pela equipa medica que se deslocou ao local mas acabou por morrer.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/12/11/mau-tempo-na-madeira-causa-uma-vitima-mortal

:(

Isto é que não. :(

Quanto ao resto, tudo se resolve.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Já dá para ver bastante neve na montanha do Pico:

njmm.jpg

Também era interessante se existisse acesso a dados do pico.
Existe por lá alguma estação? Qual será a estação a maior altitude pelos açores?!