dunio9
Cirrus
Como já foi referido anterior mente Santa Maria está na mira de uma célula bastante " energética", neste momento está apenas a 27 milhas da Ilha.
Boas!!! Pelo Funchal o dia de hoje foi de céu muito nublado mas com algumas abertas, mas já tá mais quentinho do que ontem e anteontem, vento fraco e sem chuva, pelo menos que eu tenha visto...
Oxalá eu ainda apanhe um pouquinho de festa na próxima semana em S. Miguel...
De louvar, como em menos de uma semana do que aconteceu aqui na Madeira, fui a Machico e Santa Cruz e não se vê nada que indique o que aconteceu, tudo limpinho, as pessoas na azáfama do dia a dia, a enfeitar as ruas para o Natal... Gostei de ver!!!![]()
AVISO METEOROLÓGICO 138/2013
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Na sequência do alerta anterior e, devido à passagem da frente oclusa associada à depressão a sul do Arquipélago, deverá ocorrer precipitação intensa durante as próximas horas. Nestas condições, emite-se:
*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 00UTC de 2013-12-06 e as 09UTC de 06-12-2013
--- Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA No período entre as 00UTC de 2013-12-06 e as 09UTC de 06-12-2013
*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 00UTC de 2013-12-05 e as 09UTC de 06-12-2013
--- Aviso AMARELO referente a:
TROVOADA No período entre as 00UTC de 2013-12-05 e as 09UTC de 06-12-2013
MEDIDAS PREVENTIVAS
O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento. Manter limpos os seus sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas. Não despejar lixo, entulho nas ribeiras nem as obstrua com troncos ou ramadas. Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como, andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas. Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas. Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar. Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
AVISO METEOROLÓGICO 138/2013
Data: 5 de dezembro de 2013 Hora: 22:36 PRECIPITAÇÃO E TROVOADA
O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de proteção civil, continuam a acompanhar o evoluir da situação. Novos avisos serão emitidos, sempre que oportuno. www.prociv.azores.gov.pt www.facebook.com/SRPCBA www.ipma.pt Aviso Parâmetro Amarelo Laranja Vermelho Unidade Vento
Linha de células convectivas em direccao ao grupo oriental e central! Vai ser uma noite com muita agua á mistura!
Dizer que o vento cada vez se intensifica mais por aqui embora a chuva tenha abrandado por agora ... Veremos o que ainda nos espera ...
Parece que com o cair da noite perderam muita força, e a Madeira teve uma célula enorme bem á porta mas que se dissipou a poucos Km da Ilha !
Ainda não percebi o porquê dos avisos tardios do IPMA e da falta de avisos relativamente a certos parâmetros.
A verdade é que as rajadas de vento têm sido fortes e penso que já ultrapassaram os 85 km/h, valor mínimo dos critérios que justifica um aviso amarelo e ainda nem sequer foi lançado um aviso de vento.
Recordo ainda que neste Verão, as temperaturas máximas ultrapassaram várias vezes os 28ºC, tendo atingido e ultrapassado os 30ºC e nem sequer um aviso amarelo foi emitido.
Vigora um Aviso Laranja para os Grupos Central e Oriental devido a precipitação pontualmente forte e um Aviso Amarelo para os mesmos grupos devido a trovoada.
E o estado do mar? Lá porque a ondulação não atingiu o mínimo de 6 metros (http://www.climaat.angra.uac.pt/ , andou lá perto) para lançar um aviso amarelo, quem é que no perfeito juízo vai-se meter num mar que mais parece uma "máquina de lavar" com ondas de 4/5 metros na costa sul de S.Miguel ou mesmo praticar qualquer tipo de actividade junto à costa? Eu sei que o prolongamento da avenida em S.Roque não é um bom exemplo, mas ontem à tarde antes de fecharem a estrada devido à ondulação, o que não faltava era pedras trazidas pela rebentação do mar. Seguindo os alertas do IPMA, nestes últimos dias o mar não representou perigo algum![]()
aqui não só metem avisos ( até vermelhos) com pouca antecedência como os colocam até depois dos eventos passarem.
Cá no continente não nos podemos orgulhar do mesmo![]()