Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O IPMA - Delegação Regional dos Açores publicou há uns minutos uma atualização da previsão do tempo até ao final do ano.


PREVISÃO ESPECIAL PARA O FINAL DE ANO:

Neste domingo dia 29 e, devido à passagem duma superfície frontal fria de actividade moderada a forte, haverá um agravamento das condições meteorológicas em todo o Arquipélago dos Açores, com céu muito nublado, precipitação por vezes forte e com vento soprando de sudoeste forte com rajadas até 100 km/h gradualmente rodando para noroeste e tornando-se moderado.

Esperando-se boas abertas na segunda-feira dia 30, o céu estará em geral muito nublado entre terça e quarta-feira.

Contamos ainda com precipitação fraca, que será mais frequente também entre terça e quarta-feira. De segunda a quarta-feira vento soprará do quadrante oeste em geral moderado a fresco com rajadas até 65 km/h.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O IPMA tem falhado muito nas questões dos avisos meteorológicos.

Ontem, a Estação do Aeroporto de Ponta Delgada registou 6,4ºC de mínima. Segundo os critérios, deveria ter sido lançado um Aviso Amarelo devido a temperatura mínima baixa.

Hoje, o vento soprará forte a muito forte com rajadas até 100 km/h em todo o arquipélago e a precipitação será forte. O IPMA lançou um Aviso Laranja para os Grupos Ocidental e Central e um Aviso Amarelo para o Grupo Oriental relativos a precipitação pontualmente forte mas só lançou um Aviso Amarelo para os Grupos Ocidental e Central devido a vento forte a muito forte com rajadas, não colocando qualquer aviso relativo a este parâmetro para o Grupo Oriental. De acordo com os critérios e com as previsões, deveria vigorar para o Grupo Oriental um Aviso Amarelo relativo a vento.

Por outro lado, os avisos deveriam ser especificados, apresentando mais detalhes relativamente ao parâmetro em questão. Normalmente, não costumam dizer qual será a intensidade do vento nos seus avisos nem referem quais serão as ilhas mais afetadas, tendo em conta que os grupos são formados por duas ou mais ilhas.

Já no Verão, aconteceu a mesma coisa com as temperaturas máximas, que ultrapassaram várias vezes os 28ºC, sendo que deveriam ter sido lançados Avisos Amarelos e Laranjas relativamente a temperaturas máximas elevadas.

Não sei se têm reparado nisso, mas cada vez mais vejo estes tipos de erros.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O IPMA tem falhado muito nas questões dos avisos meteorológicos.

Ontem, a Estação do Aeroporto de Ponta Delgada registou 6,4ºC de mínima. Segundo os critérios, deveria ter sido lançado um Aviso Amarelo devido a temperatura mínima baixa.

Hoje, o vento soprará forte a muito forte com rajadas até 100 km/h em todo o arquipélago e a precipitação será forte. O IPMA lançou um Aviso Laranja para os Grupos Ocidental e Central e um Aviso Amarelo para o Grupo Oriental relativos a precipitação pontualmente forte mas só lançou um Aviso Amarelo para os Grupos Ocidental e Central devido a vento forte a muito forte com rajadas, não colocando qualquer aviso relativo a este parâmetro para o Grupo Oriental. De acordo com os critérios e com as previsões, deveria vigorar para o Grupo Oriental um Aviso Amarelo relativo a vento.

Por outro lado, os avisos deveriam ser especificados, apresentando mais detalhes relativamente ao parâmetro em questão. Normalmente, não costumam dizer qual será a intensidade do vento nos seus avisos nem referem quais serão as ilhas mais afetadas, tendo em conta que os grupos são formados por duas ou mais ilhas.

Já no Verão, aconteceu a mesma coisa com as temperaturas máximas, que ultrapassaram várias vezes os 28ºC, sendo que deveriam ter sido lançados Avisos Amarelos e Laranjas relativamente a temperaturas máximas elevadas.

Não sei se têm reparado nisso, mas cada vez mais vejo estes tipos de erros.

Erros? LOL

São erros, atrás de erros feitos a pontapé sem dó nem piedade! Já começamos a ficar FARTOS de tanta falta de credibilidade. Não sabem ler cartas?

Os Avisos de mau tempo para os Açores, quer em relação ao vento, intensidade da precipitação, e acima de tudo TEMPERATURA, precisam ser melhor trabalhados. Bolas, se nem com 6 ºC sabem emitir um aviso ao nível de temperatura para os Açores, então mas que raio anda esta gente a fazer ali caraças? Se é a ocupar postos de trabalho em vão, então por favor tenham vergonha na cara e deixem quem os possam levar mais a sério. Rigor e profissionalismo são atributos que não existem no IPMA.

Pois é e o Verão foi apenas mais um entre outros tantos exemplos.

Se é este serviço que serve a RAA eu sinceramente tenho imensa vergonha.

Já nem faço caso dos avisos por eles lançados. Pura perca de tempo. Se formos esperar pelas previsões deles morremos todos à fome.

Pela minha zona sigo com vento forte com rajadas e já começou a pingar mas parou.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Azor, vê isto agora...

Mandei a seguinte mensagem via Facebook ao IPMA - Delegação Regional dos Açores:


Boa noite!
Gostaria de vos alertar para o facto de que, de acordo com os critérios, o Grupo Oriental deveria estar sob Aviso Amarelo devido a vento, quer relativamente à sua velocidade média quer à rajada máxima. Se repararem, só foi lançado um Aviso Amarelo relativo a vento para os Grupos Ocidental e Central.
Um bom domingo.
Cumprimentos,
André


Recebi a seguinte mensagem:


Boa noite.
Agradecemos o seu interesse, mas de acordo com as nossas previsões e observações não há de momento motivo para emitir um aviso amarelo de vento para o Grupo Oriental.
Caso se verifique pelo menos uma dessas duas condições poderemos emitir um aviso em conformidade.
Um bom domingo também para si.


Voltei a responder:


Gostaria então que me esclarecessem uma dúvida: rajadas até 90 km/h não se enquadram no Aviso Amarelo para vento segundo os critérios?
Acrescento que por aqui, em São Miguel, o vento sopra com muita intensidade e as rajadas já são fortes.
Continuação de um bom trabalho.
Cumprimentos,
André


Quero ver quais vão ser os argumentos... Sinceramente não percebo que critérios estão a utilizar... Enfim, é isto que temos.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Azor, vê isto agora...

Mandei a seguinte mensagem via Facebook ao IPMA - Delegação Regional dos Açores:





Recebi a seguinte mensagem:





Voltei a responder:





Quero ver quais vão ser os argumentos... Sinceramente não percebo que critérios estão a utilizar... Enfim, é isto que temos.


Que palhaçada meu Deus! Importas te que partilhe?
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Aqui pela Horta durante toda a noite e ainda continua vento muito forte. Assim a olho penso que por vezes as rajadas passam na boa os 100 km/h.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Aqui na Madeira também é a desgraça que já sabemos. Nos últimos dias até tem tido piada porque se a previsão diz aguaceiros já sei que dá céu limpo e se a previsão diz pouco nublado significa núvens carregadas. Mas para sermos sinceros, penso que fazer previsões para a Madeira é extremamente difícil devido à orografia da ilha.

Quanto aos critérios para emitir alertas na Madeira também parecem-me desajustados. O objectivo de um alerta é alertar para algum perigo. Ora, não me parece que emitir um alerta amarelo cada vez que a temperatura máxima na costa sul atinja os 27 graus seja justificado já que acontece em certas zonas quase 6 meses do ano, faria mais sentido emitirem quando dá tempo leste, o que significa uma baixa enorme da humidade e logo, perigo de incêndio. E o mesmo se refere à temperatura mínima.. para quê um alerta se a temperatura mínima na costa sul atinge os 11ºC a meio da madrugada? São temperaturas completamente inofensivas, o objectivo é as pessoas se lembrarem de levar manga cumprida se forem sair à noite?..
 
  • Gosto
Reactions: racevw

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aqui na Madeira também é a desgraça que já sabemos. Nos últimos dias até tem tido piada porque se a previsão diz aguaceiros já sei que dá céu limpo e se a previsão diz pouco nublado significa núvens carregadas. Mas para sermos sinceros, penso que fazer previsões para a Madeira é extremamente difícil devido à orografia da ilha.

Quanto aos critérios para emitir alertas na Madeira também parecem-me desajustados. O objectivo de um alerta é alertar para algum perigo. Ora, não me parece que emitir um alerta amarelo cada vez que a temperatura máxima na costa sul atinja os 27 graus seja justificado já que acontece em certas zonas quase 6 meses do ano, faria mais sentido emitirem quando dá tempo leste, o que significa uma baixa enorme da humidade e logo, perigo de incêndio. E o mesmo se refere à temperatura mínima.. para quê um alerta se a temperatura mínima na costa sul atinge os 11ºC a meio da madrugada? São temperaturas completamente inofensivas, o objectivo é as pessoas se lembrarem de levar manga cumprida se forem sair à noite?..


Olha Art, a m**** é a mesma. O cheiro é que muda!

Tanto na Madeira como para os Açores é extremamente difícil lançar alertas.

A Madeira pela questão da sua orografia e os Açores porque são 9 ilhas espalhadas por um vasto território e cada uma com as suas próprias especificidades em relação à sua orografia.

Mas só por essas duas razões, já era motivo mais que suficiente para se ter senso e juízo na elaboração de alertas.

O pessoal do Central até sabe que eu tenho razão. Só não falam dessa vez e fazem orelhas moucas, porque sabem que não foi com eles, porque quando for, são logo os primeiros também a criticar o IPMA.

O outro dia com um ciclone subtropical às nossas portas nem mesmo assim nenhum aviso foi emitido para o arquipélago. Ontem foi novamente a palhaçada do costume com a ilha de S. Miguel a registar as mínimas mais baixas, e no entanto nenhum aviso. Isto sem falar na questão do vento e da chuva porque para eles o tempo enfraquece da Terceira ou do Faial em diante como por magia :lmao:

Mas quando é ao contrário o tempo a vir do Oriental para o Ocidental, o tempo n enfraquece. Antes pelo contrário, até parece q ganha mais força. UAU!

Oh pá, eu juro, com um serviço destes que rotula grupos e ilhas, não especificando alertas em questão, e ainda por cima são uns arrogantes para a população como se só eles percebessem disto, então esperem aí que eu já venho. Vergonha que tenho!


Pela ilha de S. Miguel sigo com vento forte que soprou até com rajadas muito fortes durante a madrugada. Nesta altura tende a aumentar mais e já ameaça chuva.
Cumps!
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Era colocar S.Miguel em alerta vermelho todo o ano e assim já ficavam todos felizes =)

Ó meu caro amigo n se faça de desentendido porque sabe muito bem o que a casa gasta. Se vos tirassem os alertas laranjas e os amarelos aí é que choravam.

Vocês sao logo os primeiros a virem aqui fazer birra com os vossos queixumes quando se sentem injustiçados, portanto n entendo qual o seu problema dessa vez?

A questão é que desta vez n foi consigo pk se tivesse sido talvez já estivesse aqui a mostrar a sua indignação.

Pelas cartas que vi, quem n merecia os alertas lançados eram vocês, ou melhor, talvez até merecessem desde que houvesse igualdade e justiça entre grupos.

Arquipélago dos Açores

Previsão para domingo, 29.dezembro.2013

GRUPO CENTRAL

Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes FORTE na tarde, passando a
aguaceiros.
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até
100 km/h,
rodando para noroeste e tornando-se moderado (20/30 km/h).

GRUPO ORIENTAL

Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes FORTE no final da tarde, passando a
aguaceiros.
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até
90 km/h,
rodando para noroeste e tornando-se moderado (20/30 km/h) durante
a noite.

Para bom entendedor, meia palavra basta!
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Ó companheiro já denoto há algum tempo que é extremamente bairrista e o grupo oriental é tudo e mais alguma coisa.

Se cai uma chuvita ai começa logo com as desgraças e não sei mais das quantas, se é nos outros grupos é tudo pacífico, enfim...

Já agora diga-me lá onde alguma vez alguém veio cá criticar os avisos lançados pelo ipma?

Só o vejo a sim... enfim, Bairrismo no seu melhor.