Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento muito fresco a forte com rajadas por vezes fortes.


Temperaturas mínimas registadas - 28/12/2013

Estação do Aeródromo do Corvo - 10,6ºC
Estação do Aeroporto das Flores - 8,8ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 9,9ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 7,2ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 7,6ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 9,7ºC
Estação das Lajes, Terceira - 7,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 6,3ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 7,6ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 8,4ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 9,6ºC



Um bom domingo.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Penso que este tipo de off-topic é desnecessário...

A verdade é que os avisos meteorológicos do IPMA ultimamente têm deixado muito a desejar.


SEVIRI

Probabilidade de precipitação moderada


eTZazT5.gif




Precipitação convetiva - Rainfall rate


SlI5J01.gif
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ...

Pela Terceira neste momento mais chuva que vento ao contrário da noite em que tivemos mais vento que chuva ...

Queria aqui dizer que esta discussão "off-topic" sem qualquer tipo de sentido não prestigia nem este fórum nem as pessoas dos Açores ... Somos um arquipélago constituído por 3 grupos e que felizmente nas horas difíceis pôs sempre o chamado "bairrismo" de lado e ainda bem ... Não venham para aqui desenterrar fantasmas já há muito enterrados porque isso não faz sentido no século XXI ... E com isto não questiono a legitimidade de se criticar o serviço do IPMA seja de que maneira for já que a liberdade de criticar desde que de uma maneira responsável e construtiva é sempre bem vinda ...

Pessoalmente o que quero é que os sustos não sejam mais do que isso ... Sustos ... E que não aconteçam desgraças ... E se for preciso emitir vermelhos para todo o arquipélago para evitar desgraças mesmo que sejam exagerados que se faça isso ... Assim evitam-se muitas vezes desgraças ...

A riqueza deste fórum está nas diferentes pessoas das diversas ilhas que dizem com ou sem conhecimento cientifico o que pensam estar a se passar nas suas ilhas ... E quanto mais ilhas representadas melhor ... Porque assim quando houver algum problema este pode ser um meio de divulgação útil para quem quer saber mais informações de coisas e não tem acesso a mais nada ... E é nisso que todos devíamos nos focar ao invés de comprar guerrinhas parvas ...


Umas boas festas aos Madeirenses, aos Continentais e aos Açorianos seja de que grupo forem e sejam eles vermelhos, amarelos, laranjas ou verdes ...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Turlu

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas ...

Somos um arquipélago constituído por 3 grupos e que felizmente nas horas difíceis pôs sempre o chamado "bairrismo" de lado e ainda bem ... Não venham para aqui desenterrar fantasmas já há muito enterrados porque isso não faz sentido no século XXI ... E com isto não questiono a legitimidade de se criticar o serviço do IPMA seja de que maneira for já que a liberdade de criticar desde que de uma maneira responsável e construtiva é sempre bem vinda ...

Bem dito! Ainda bem que alguém entendeu o meu ponto de vista :thumbsup:

Cada um fala da sua realidade,logo não tenho porque falar da realidade das ilhas dos outros, até porque é essa junção de partilhas que enriquece cada vez mais o fórum. Tenho é pena que alguns entendam de outra forma quando se fala da própria realidade em que se vive.

E se tiver que se emitir alertas vermelhos para todo o arquipélago para evitar desgraças mesmo que sejam exagerados que se faça isso ... Assim evitam-se muitas vezes desgraças ...

Concordo em absoluto, se bem que não seja essa a posição que a Delegação Regional defende/aborda.

A riqueza deste fórum está nas diferentes pessoas das diversas ilhas que dizem com ou sem conhecimento cientifico o que pensam estar a se passar nas suas ilhas ... E quanto mais ilhas representadas melhor ... Porque assim quando houver algum problema este pode ser um meio de divulgação útil para quem quer saber mais informações de coisas e não tem acesso a mais nada ... E é nisso que todos devíamos nos focar ao invés de comprar guerrinhas parvas ...

Apoio, subscrevo, assino e carimbo em baixo e volto a assinar por cima!


Umas boas festas aos Madeirenses, aos Continentais e aos Açorianos seja de que grupo forem e sejam eles vermelhos, amarelos, laranjas ou verdes ...

Bom ano Wessel e vamos ver se as políticas de alertas começam a ser melhor trabalhadas e definidas para 2014, porque enquanto isto assim for, deixa muito a desejar para os açorianos e para o arquipélago.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Quem começou a criticar e enviar pedras ao pessoal do Grupo Central porque era beneficiado com os avisos todos xptos e bla bla bla não fui eu portanto pacífico. Eu aguento-me bem com os bairrismos de alguns micaelenses.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento muito fresco a forte com rajadas por vezes fortes.


Temperaturas mínimas registadas - 28/12/2013

Estação do Aeródromo do Corvo - 10,6ºC
Estação do Aeroporto das Flores - 8,8ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 9,9ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 7,2ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 7,6ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 9,7ºC
Estação das Lajes, Terceira - 7,2ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 6,3ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 7,6ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 8,4ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 9,6ºC



Um bom domingo.


E aqui só para reforçar o que anteriormente disseste. Não houve nenhum aviso emitido por parte do IPMA ao nível da temperatura. No Verão passado com temperaturas recorde de 30 e 31 º C tampouco houve.



Hoje,o mesmo cenário repete-se em relação à intensidade do vento prevista para o Oriental




Uploaded with ImageShack.us


Sigo com vento forte com rajadas bem fortes e períodos de chuva. Por instinto, o vento médio deve estar pelos 50 km com rajadas superiores. As rajadas mais fortes sopram bem. Na serra os valores devem estar mais altos, mas prefiro aguardar pelos dados do nosso amigo LCMMG,
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Aviso meteorológico 151/2013

O serviço regional de proteção civil e bombeiros dos açores (srpcba), de acordo com o instituto português do mar e da atmosfera (ipma), e na sequência do aviso anterior, emite:

*** para o grupo oriental ***

--- aviso amarelo referente a:
Precipitação
no período entre as 12utc de 2013-12-29 e as 03utc de 30-12-2013.
Vento relativo a rajada máxima
no período entre as 12utc de 2013-12-29 e as 00utc de 30-12-2013.
Direção de sudoeste rodando para noroeste.


*** para o grupo central ***

--- aviso laranja referente a:
Vento relativo a rajada máxima
no período entre as 12utc de 2013-12-29 e as 21utc de 29-12-2013.
Direção de sudoeste rodando para noroeste.
Precipitação
no período entre as 09utc de 2013-12-29 e as 21utc de 29-12-2013.
--- aviso amarelo referente a:
Vento relativo a velocidade média
no período entre as 12utc de 2013-12-29 e as 21utc de 29-12-2013.
Direção de sudoeste rodando para noroeste.
Medidas preventivas
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Quem começou a criticar e enviar pedras ao pessoal do Grupo Central porque era beneficiado com os avisos todos xptos e bla bla bla não fui eu portanto pacífico. Eu aguento-me bem com os bairrismos de alguns micaelenses.

Quais foram as pedras que atirei? Se não entendeu eu vou repetir novamente: Eu disse que do Grupo Central ninguém se tinha manifestado porque o erro na emissão de alertas só abrangeu o Oriental, porque se tivesse abrangido o Central, talvez houvesse alguém que também se tivesse manifestado como eu.
Não disse mentira alguma ou será que disse? Desde quando isso tem a ver com bairrismo? Você será que entendeu mesmo o que eu quis dizer, ou está aí só para querer prolongar uma conversa viral?

Por favor tenha dó, aprenda a ler cartas, e depois venha cá debater o que quiser, mas até lá não me canse com mais baboseiras que diz pela boca fora. Tenha piedade de nós todos por favor. É porque eu já não aguento mais com os seus complexos de inferioridade.

E se tiver ainda um pingo de respeito que seja, pelo resto das pessoas deste fórum, PÁRE por favor com as suas ironias. Eu acho que o aviso já foi feito por parte da administração, mas pelos vistos você insiste de novo nessa "guerrinha" de palavras escusadas.

Vai ficar a falar sozinho porque eu sinceramente já n lhe vou dar mais troco quem sabe você assim cala se de uma vez por todas ou no minimo começa a entender o que aqui está a ser debatido.

Cumprimentos.
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Ó companheiro quem está sempre a insistir na guerrinha e a mandar bocas parvas e tolas é voçê, pare lá com isso e que pararei.

Voçê é que tem um complexo de inferioridade micaelense e faz de contas que as coisas não são consigo. Quem indicou coisas que não são de todo verdade foi voçê e quando eu pedi provas, zero, não indicou nada.

Sinceramente não estou para perder o meu tempo com voçê, nem merece as plavras que lhe dirijo.

Agora não venha dizer que a administração avisou bla bla bla porque voçê é que continua a insistir e a fazer-se de vitíma, enfim..

E sei muito bem ler cartas, descanse.

Por mim isto fica aqui e não lhe dirijo mais a palavra.

Cumprimentos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ó companheiro quem está sempre a insistir na guerrinha e a mandar bocas parvas e tolas é voçê, pare lá com isso e que pararei.

eu aguento-me bem com os bairrismos de alguns micaelenses.

Voçê é que tem um complexo de inferioridade micaelense e faz de contas que as coisas não são consigo.

Eu aguento-me bem com os bairrismos de alguns micaelenses.

Quem indicou coisas que não são de todo verdade foi voçê e quando eu pedi provas, zero, não indicou nada.




Sinceramente não estou para perder o meu tempo com voçê, nem merece as plavras que lhe dirijo.

Ainda bem que já percebeu o que eu tinha dito acima:D

Agora não venha dizer que a administração avisou bla bla bla porque voçê é que continua a insistir e a fazer-se de vitíma, enfim..

eu aguento-me bem com os bairrismos de alguns micaelenses.

E sei muito bem ler cartas, descanse.

Se sabe, então verá que a emissão de avisos não está compatível :D




Por mim isto fica aqui e não lhe dirijo mais a palavra.
Cumprimentos

Graças a Deus que já se decidiu :unsure:
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Nota-se quem continua com as picardias.


Pelo Faial sigo com 12.4 ºC.

Neste momento não chove, vento fraco de norte e o mar encontra-se ainda algo revolto.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aqui pela Horta durante toda a noite e ainda continua vento muito forte. Assim a olho penso que por vezes as rajadas passam na boa os 100 km/h.

Então deve de ver muito mal para quem vive no Faial, ou então nem tem noção do que são rajadas de 100 km/h, mas eu até tenho por instinto.

A rajada máxima registada no Faial foi de 70 km/h, ou seja, muito aquém ainda dos "tais" 100 km/ h previstos, com uma diferença de 30 km/ h, mas no entanto, carreeeega no alerta laranja para o Central :lol:







Meu amigo, eu só lido com a verdade e com a verdade. E veja lá que tanto sou bairrista (como diz) que até lhe fiz o favor de reportar dados que você nem conhecia sobre a sua própria ilha, já que você diz que eu só falo da minha lol.


Curioso que registei o mesmo na minha estação... a minha máxima registada foi de exactamente 72, 3. É o que eu digo, a emissão de alertas laranjas/amarelos emitidos em relação ao vento pelo IPMA, e comparando com o que as cartas previam para os Açores, deixam muito a desejar. Têm muito que se lhe digam. Eles são muito faliveis nesse aspecto para os Açores, já que raramente (pra n dizer quase nunca ) acertam.

Agora pergunto eu: Será que o critério de avisos dados pelo IPMA para os Açores é de se fiar? Já sei que me vão apedrejar novamente, mas ao menos que me apedrejem por dizer a verdade. Andamos aqui a brincar ao jogo da cabra cega e à caça dos avisos. É mesmo lamentável saber que ainda ontem deram em resposta ao Afgdr "se houver motivo para emitir um aviso amarelo com certeza que o emitiremos" (quando na verdade tinha se justificado prontamente um amarelo em relação ao vento para o Oriental, mas nunca um alerta laranja para o Central). Mais uma vez é de lamentar!