Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Sigo com 975hpa! E não estou no centro... Digo isto porque o vento após entrarmos no núcleo nunca deixou de estar moderado e com algumas rajadas....
No site do IPMA ás 9H UTC Pico (aeródromo) 977.4Hpa e Horta 979Hpa.

http://www.allmetsat.com/pt/metar-taf/acores-madeira-canarias-cabo-verde.php?icao=LPHR

Horta, Açores, Portugal
Aeroporto da Horta

latitude: 38-31N, longitude: 028-43W, altura: 40 m

Observação actual do tempo
O boletim foi feito há 37 minutos, às 09:30 UTC
Vento 24 kt de este com rajadas de 35 kt
Temperatura 15°C
Humidade 82%
Pressão 975 hPa
Visibilidade 10 km ou mais
Nuvens dispersasa uma altura de 1200 ft
Poucas nuvensa uma altura de 1400 ft,Cumulonimbus.
Nuvens fragmentadasa uma altura de 3000 ft
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
É que nem é a minha, mas sim a do metar, hoje estou a trabalhar e não tenho a minha estação ligada à net
f7bf7417d53603a9502ee6b386ddf855.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Precipitação muito intensa nas ilhas do Pico e São Jorge.

Acabou por se verificar a precipitação superior ao critério de aviso amarelo. Só que não foi no G. Oriental como tinha escrito mas sim no Central. Outros aguaceiros igualmente severos podem ter acontecido.

O G. Oriental aparenta ter sido poupado. Foi visível uma grande 'falha' no sistema frontal. As trovoadas, relativamente poucas, cingiram-se ao G. Central:

Xp2cklB.gif


Entretanto começa a :rain: de forma moderada em PDL. Agora falta a principal componente da depressão, o vento e a ondulação.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Olhando pela janela faz-me lembrar o Gordon. A esta hora estará muita gente a questionar a decisão do governo em fechar as escolas. É porque há pouco haviam em S. Miguel grandes bocados de céu azul. E a noite não foi catastrófica nem perto disso (nem ia ser pelas previsões).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não registou até às 07:00 de hoje (hora local) qualquer ocorrência significativa no arquipélago devido ao agravamento do estado do tempo, disse à agência Lusa fonte daquela entidade.

“Não há registo de situações fora do normal durante a noite”, afirmou a mesma fonte, alertando que o estado do tempo vai agravar a partir das 12:00.

As corporações de bombeiros da ilha de São Miguel informaram também que se tratou de uma noite tranquila, havendo no caso da corporação de Ponta Delgada o registo de uma queda de árvore, sem vítimas.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/protecao-civil-sem-ocorrencias-significativas-durante-a-noite
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
A pressão atmosférica continua a descer,
no site do IPMA ás 10H UTC Pico (aeródromo) 974.7Hpa e Horta 975.5Hpa.

10:30z:
METAR: LPHR 141030Z 05023G38KT 9999 SCT012 SCT014CB SCT030 15/12 Q0973!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O dia de amanhã trará outra oportunidade para haver trovoada no G. Oriental. Resumindo a previsão, há condições para trovoadas dispersas e com aguaceiros potencialmente intensos (não obstante a aparente presença de uma camada de estabilidade - ou perto disso - nas camadas mais baixas da atmosfera). O cisalhamento moderado, que pode ser superior a 20 m/s, poderá contribuir para o surgimento de células mais intensas.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Sat, vapor de água,
Para fenómenos mais extremos do tipo que ocorreu na Tempestade do Oeste de 2010, em que pode haver uma descida de vento/jet dos níveis médios até à superfície, a altura de maior risco foi por volta das 3z no mar.

fqo40Cr.png
Poderá haver downbursts que aumentem ainda mais a velocidade do vento em certos lugares?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Poderá haver downbursts que aumentem ainda mais a velocidade do vento em certos lugares?

Em situações de vento forte quando ocorrem trovoadas há sempre o risco de ventos mais intensos de camadas superiores descerem juntamente com a corrente descendente causada pela trovoada, o vento encontra ali um canal de escoamento para baixo.