StormRic
Furacão
Fotografia partilhada no Facebook, desconheço autor.
Será actual? A cobertura parece mais extensa do que a visível na webcam, embora nesta possa já ter derretido em parte.
Fotografia partilhada no Facebook, desconheço autor.
Olá, boa tarde
A tabela e o mapa são construídos por mim a partir dos dados horários de duas entidades:
- IPMA, http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selVar=Tempins&selEstacao=579 . A partir desta página pode-se visualizar uma tabela só para as 95 horas precedentes, da estação selecionada em cima à direita, através do botão que está em baixo Ver versão HTML. Para cada estação é preciso selecioná-la no menu de escolha das estações e clicar novamente no referido botão. É possível seleccionar o conjunto da tabela HTML apresentada e copiá-la (clicar com o botão direito depois de se ter seleccionado por arrastamento o conjunto de linhas pretendido; não é possível seleccionar por colunas), como texto não formatado para uma folha de cálculo excel, onde depois se fará a selecção dos valores pretendidos.
- RHA (Rede Hidrometeorológica dos Açores) http://servicos-sraa.azores.gov.pt/morhi/default.asp# . Aqui é possível selecionar qualquer período de funcionamento das estações desta rede, limitada às estações que figuram no mapa, e os parâmetros de observação, e as estações que se pretende consultar, tendo-se depois a opção de apresentação em gráficos individuais, de conjunto, ou ainda em tabela. Na opção de tabela é possível descarregar todo o conjunto de valores visualizado para um ficheiro de folha de cálculo excel. Exemplo:
1º escolher o intervalo de datas em cima; o intervalo máximo apresentável depende da periodicidade das observações pretendida, 1h por exemplo limita a 7 dias.
2º selecionar um parâmetro: aparece uma lista das estações de toda a rede que têm observações desse parâmetro. As estações pretendidas, caso não sejam conhecidas já pelos nomes, deverão ter sido previamente anotadas visualizando o mapa. Ao clicar na estação aparece o gráfico. São apresentados os gráficos de todas as estações que estejam selcionadas na lista.
3º em opção ao 2º passo pode-se selecionar primeiro uma estação, e aparece uma lista dos parâmetros observados nessa estação; ao clicar em cada um deles é apresentado o respectivo gráfico. Repetir para cada outra estação.
4º para omitir a apresentação de cada gráfico estação/parâmetro clicar na cruz junto ao gráfico. Em alternativa à apresentação individual dos gráficos pode-se, em baixo, escolher uma apresentação de conjunto.
5º do lado direito em cima há dois botões alternativos, gráfico ou tabela, identificados por símbolos visuais. Ao escolher o do lado direito, tabela, cada gráfico é substituído por uma coluna de valores. No topo dessa coluna há um pequeno menu de escolha do tipo de valor calculado a partir do parâmetro. Por exemplo, para a precipitação aparece a escolha de acumulado (soma todos os valores da coluna); máxima (selecciona o valor em 10 minutos máximo em cada unidade de tempo que tenha sido escolhida); mínima; média (faz a média de todos os valores em 10 minutos para cada unidade de tempo selecionada). Por defeito, a selecção aparece sempre em Máxima, pelo que é preciso selecionar individualmente se se quiser os acumulados, por exemplo.
6º uma vez a selecção do tipo de apresentação em tabela terminado, obtém-se então o ficheiro excel clicando no botão excel que aparece em cima à esquerda da área de visualização das tabelas, estando o cursor de rolamento totalmente em cima.
Se tiver alguma dificuldade nestes procedimentos é só dizer.
Fotografia partilhada no Facebook, desconheço autor.
Será actual? A cobertura parece mais extensa do que a visível na webcam, embora nesta possa já ter derretido em parte.
A orografia em destaque
Será actual? A cobertura parece mais extensa do que a visível na webcam, embora nesta possa já ter derretido em parte.