Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
O Grupo Central encontra-se agora sob aviso vermelho, para além do Grupo Oriental.

Grupo Central - Aviso vermelho para vento no que diz respeito a velocidade média (>87 km/h) e rajadas que podem ultrapassar os 130 km/h e aviso amarelo para precipitação pontualmente forte, trovoada e ondulação forte, com ondas de 6 a 7 metros na costa sul das ilhas

Grupo Oriental - Aviso vermelho para vento no que diz respeito a velocidade média (>87 km/h) e rajadas que podem atingir os 150 km/h bem como para ondulação muito forte, com ondas de 9 a 10 metros, podendo atingir os 15 metros e aviso amarelo para precipitação pontualmente forte e trovoada


http://www.prociv.azores.gov.pt/fotos/avisospdf/aviso_490.pdf
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Dizer que por aqui o vento continua forte mas agora aliado a alguma precipitação que começou a cair neste preciso momento ...

EDIT (14:57) - Penso que estamos no pico da tempestade neste momento ... O tempo escureceu bastante e o vento torna-se cada vez mais tempestuoso ...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Precipitação sem causar problemas de maior até às 15h, intensidades foram muito elevadas durante a madrugada no Pico e São Jorge.

eePlyVg.gif



Registo comparado dos valores de vento médio em 10 minutos, nas estações da RHA em S.Miguel, Santa Maria e Pico. Máximo de 83,6 km/h em Espigão da Ponte.

cPxBGBf.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fui até à avenida de PDL por volta das 14:30, hora local, ou seja, passível de ver a ondulação e a ventania máximas. Desde já escrevo que uma secção não inferior a 10 metros foi arrancada no porto perto do farol. Ao longo do dia a ondulação deverá causar mais danos.

A polícia fechou a avenida à frente do clube naval (e esteve a avisar as pessoas para não se aproximarem muito da berma) que foi onde vi as ondas. Estavam lá algumas pessoas a filmar. O vento muito forte de oeste tem 'decapitado' as ondas aquando da sua rebentação. O ilhéu do Rosto de Cão, com os seus 35 metros de altura, é por vezes eclipsado pela rebentação.

Desta aventura meteolouca tiro uma lição valiosa. Não tentar andar contra um vento correspondente a um aviso vermelho. É frustrante :D

As ruas têm pouca gente. Alguns carros com pessoas lá dentro decerto a divertirem-se com as figuras tristes dos transeuntes (incluindo a minha) :lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Na sequência da queda de chapas do telhado do Hotel Lince, a Proteção Civil de Ponta Delgada encerrou, por questões de segurança, o troço da Avenida Dom João III junto a este hotel.

A Proteção Civil de Ponta Delgada aconselha a todas as pessoas a tomarem as devidas precauções e permanecerem dentro das suas casas.

http://www.cm-pontadelgada.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=News/News&id=94561

No âmbito do aviso vermelho para vento e o registo de ocorrências de queda de telhas e chapas de telhados, o Serviço Municipal de Proteção Municipal de Ponta Delgada encerrou o trânsito na Avenida Roberto Ivens, Rua de Lisboa e Rua Tavares Resendes.

Segundo informações avançadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, apesar das várias ocorrências ainda não há grandes danos a registar no Concelho.

http://www.cm-pontadelgada.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=News/News&id=93564