Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2021

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Também há esta outra, não sei se é a mesma, mas não deve ser, a altitude indicada é bem menor:

6UMMksF.jpg


rUbEtKk.jpg
É a mesma. A altitude no WU é que não é a correcta.
A essa altitude, é quase certo que seja próxima da realidade esse registo de precipitação.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Hum...
O rain rate ainda agora estava nos 272mm/h.
Às 5h08 atingiu os 329,2mm/h. (Dados do weatherlink)
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
A essa altitude, é quase certo que seja próxima da realidade esse registo de precipitação.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boa noite,

Tenho 2 contas PRO na WL, uma das quais utilizo para ver outras estações.
Para mim este pluviómetro tem um problema.
6922mm desde 09 de Abril de 2021 (data de lançamento) parece impossível.

2021-12-28_20-54-51.jpg

2021-12-28_21-02-20.jpg

2021-12-28_21-03-32.jpg

2021-12-28_21-04-18.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
De facto, tem sido um ano bastante chuvoso pelos Açores. Há bastantes estações que já atingiram os 2000 mm anuais, e a estação IPMA no sopé da Montanha do Pico teve quase 270 mm nos últimos 10 dias! :surprise: :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A 1021m é a altitude máxima da serra de Santa Bárbara e não conheço nenhuma estação no topo da serra.

A estação está lá, perto das antenas. Pode é já ter mudado de local.
Pode ser vista em alguma destas fotos, não tenho a certeza de qual, a resolução não é suficiente.

Do lado direito desta foto:
Estação Santa Bárbara

As seguintes são antigas:
?
GFT25cj.jpg


??
moHMpBx.jpg
 
Última edição:

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
A estação está lá, perto das antenas. Pode é já ter mudado de local.
Pode ser vista em alguma destas fotos, não tenho a certeza de qual, a resolução não é suficiente.

Do la do direito desta foto:
Estação Santa Bárbara

As seguintes são antigas:
?
GFT25cj.jpg


??
moHMpBx.jpg
Penso que após a remodelação que estão a fazer no cimo da serra, essa estação desapareceu.... Mas um dia destes quando for lá cima confirmo se estação está lá ou não.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Frente a chegar ao Grupo Oriental, Sete Cidades acumula 6,6 mm nos primeiros 25 minutos de hoje (hora local= UTC -1h):



lEHt4RD.gif

xoXQVtx.gif


ZANhYwY.jpg


À 1:00 utc, o vento atingia mais de 50 Km/h em Ponta Delgada e e voltava em Santa Maria, às 23:00, a superar os 55 Km/h já anteriormente atingidos antes das 17:00.
fMMqX34.jpg
 
Última edição:

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Por aqui a coisa acalmou bastante com a vinda da madrugada ...

E mal estava a escrever este comentário acerca de acalmia eis que ouço novamente grandes rajadas de vento ...

Pelo que fica o registo que em termos de chuva a coisa acalmou mesmo

Fica aqui o comunicado do SRPCBA acerca da situação até ao momento ...




Proteção Civil identifica 12 ocorrências por mau tempo nos Açores


O Governo Regional dos Açores, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), identificou durante o dia de hoje, 28 de dezembro, até ao momento, 12 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa que está a afetar o arquipélago.

Do total das 12 ocorrências, duas tiveram lugar na ilha de São Miguel, duas na ilha Terceira, duas na Graciosa, uma em São Jorge, duas no Faial e três na ilha do Pico.

As ocorrências dizem respeito a quedas de árvores, quedas/danos de estruturas, como telhas e paneis publicitários que se soltaram, inundações de habitações e obstruções de vias, que se encontram já todas resolvidas.

Nos locais, para apoio e resolução das diversas situações, estiveram as seguintes entidades: Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP), sob a coordenação do SRPCBA.

Na sequência das previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.

Para ficar a par dos avisos meteorológicos, a população poderá também descarregar a aplicação Prociv Azores para o seu telemóvel ou consultar regularmente o portal www.prociv.azores.gov.pt e página de Facebook do SRPCBA.

O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Enquanto a primeira frente ainda está sobre São Miguel e longe de Santa Maria, a segunda frente largou agora o Grupo Central e há linhas de instabilidade pós-frontais sobre o Faial e Pico:



I8nlaOs.jpg


Os acumulados em São Miguel são mais relevantes na zona ocidental da ilha, com valores de 36,3 mm em Sete Cidades, 37,6 em Ajuda, e depois as restantes poucas estações WU a registarem apenas acumulados à volta dos12 mm. Os acumulados nas IPMA são concordantes.

ZEj59nx.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eis um registo que me deixa com sérias dúvidas…
Rajada de 105km/h, ok, mas os 116,4mm não sei

É verdade que devido ao vento, as estações comuns da comunidade amadora têm alguma dificuldade em efectuar uma medição próxima da realidade devido ao vento muito forte desviar a precipitação do copo.

Mas este registo é 2x superior ao das outras estações próximas desta. Tipo a minha fica a ~1,5km em linha reta, a mais próxima fica a 1km~ e teve uma leitura semelhante à minha…
São da mesma marca e modelo.

Desconheço a marca da estação do Observatório. Mas sei que o coletor de precipitação está protegido do vento.
324d627a78c01eb1ceb2334f830bd189.png