Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O mar tem estado agressivo pela costa sudoeste... umas fotos de ontem:

P1050433.webp
P1050559.webp
P1050614.webp
P1050616.webp

Movimento para ENE, as ilhas só vão ficar debaixo da bigorna, em princípio.
Mas às vezes formam-se novas células precisamente sob a bigorna.

gULFqVn.jpg

oJ0mBXV.jpg

E o relevo da Madeira ainda terá a sua palavra a dizer...

Sim, temos ali a zona de "sombra" do radar mas as imagens de satélite parecem corroborar a parte mais acriva a passar a sul.

Cenário de muito nevoeiro repete-se hoje pelo menos na zona de São Martinho, Funchal.
E vento moderado a forte.

Nevoeiro denso a cotas muito baixas na Madeira. Estamos ainda claramente sob a influência do rio atmosférico. Muita retenção de água a cotas médias e altas mas o grosso da precipitação está a passar a norte em direcção ao continente onde ainda se viverão algumas horas complicadas..

Ondulação muito forte na Costa Sul da Madeira e patetas que depois obrigam as equipas de socorro a ter que se fazer ao mar nestas condições.

Os do fundo não terem levado com um calhau na cabeça foi por sorte. Quando a onda bate na costa assim não traz apenas água...
E o tipo em baixo definitivamente não tem cérebro. E até se tirarmos uma foto de longe a onda até parece maior devido ao efeito da compressão. Por isso não percebo a lógica de se aproximar tanto para tirar fotos.

Eu gosto também de ver o mar assim. Mas tento evitar ao máximo zonas molhadas pelo mar porque sei que pode chegar uma onda a qualquer momento. E andar por zonas onda o mar está mesmo a varrer é mesmo só de louco.

Manhã fria hoje aqui pela Horta, 10,2° na minha estação e houve em alguns locais que o termómetro do carro marcou 9°c
Alguma pequena inversão.

A ver se invisto numa estação nos Flamengos, para ver se apanho estas inversões como deve ser!

Boa noite,

Para informação, uma estação Barani IoT tem estado a funcionar nos Açores há 2 dias. Agora com o meu e outro no Porto, faz 3.
Em colaboração com Barani, tenho esperança de poder extrair os dados.

Ver anexo 3538
Ver anexo 3539
Ver anexo 3540

Por acaso já tinha reparado, está disponível no WU também

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk