Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2025

Trovoada agora à noite, vento e aguaceiros.
Estava eu na minha casa quando deu um trovão maior. Vou à varanda e em frente tem um pico com antenas. Eu a pensar: aquelas antenas estão mesmo a jeito de levar com um relâmpago! Espero uns 2 minutos, nada. Estava quase a voltar para dentro de casa quando vejo com alguma clareza, na ponta de uma dessas antenas um ponto de luz brilhante e logo a seguir um clarão mesmo atràs/acima e o trovão.

Outra: antes de ir para casa, a seguir do trabalho, decidi ir tomar um ponha na Serra de Água. Chego a essa zona, vento forte. E mesmo antes do bar, uma árvore tombada a ocupar metade da estrada. Logo a seguir alguns ramos no chão a voar e muitos folhas. Pensei logo, vou mas é para casa...
 
Última edição:
Última edição:
Impressionante o vento aí na Madeira, Pico Alto, na última actualização horária soprou a 92,2km/h.
Curioso para ver amanhã qual o valor da rajada máxima, certamente acima dos 120km/h.
 
Ocasião pouco frequente em que a sensação térmica no GOc vs GOr poderá ter uma diferença significativa.

1P0TJk2.gif
 
Acumulados na rede regional das Flores têm sido brutais, à semelhante do registado na estação do radar.

Localmente, tem sido um evento com alguma perigosidade. Infelizmente certos eventos nem sempre são convenientemente registados pela atual rede de estações -> https://acores.rtp.pt/local/mau-tem...as-mobilizam-equipas-nas-flores-e-sao-miguel/

HnXJrI4.gif


AROME ainda a ser AROME. Muita precipitação orográfica:

JE1hF8k.png


Ainda assim, foi razoável para as Flores (como tende a acontecer na saída mais próxima do evento)

i891beL.png


(acumulados 4h)
eQx24Wo.png
 
Última edição:
AROME ainda a ser AROME. Muita precipitação orográfica:

JE1hF8k.png

dYY4zgH.png


Ainda assim, o modelo continua a ter alguma utilidade.

Mais como indicador da possibilidade de acumulados mais elevados, já que os valores indicados - em demasiados eventos - são para ignorar.

Estação do Nordeste, IPMA entre as 18-24h UTC (-1 Açores) - 27.1mms
 
Última edição:
animfdu0.gif


Bitaites...

A intensidade dos ventos nas camadas mais baixas da atmosfera é moderada mas brutal mais para cima.

A frente é instável e não obstante a presença de alguma inibição nos perfis verticais, esta em teoria não deverá ser grande obstáculo. Contudo, o CAPE não parece ser muito elevado e o cisalhamento é colossal.

O produto automático de raios do ECMWF não mostra nada de especial mas é possível que surja convecção mais relevante. Tendencialmente de curta duração mas a que conseguir aguentar as condições hostis poderá ter alguma intensidade.

É possível que nas montanhas sejam observados acumulados equivalentes a aviso vermelho, o que não surpreenderia ninguém. Nas localidades mais abaixo não descarto acumulados eventualmente equivalentes a aviso laranja.

Há muitas intrusões de ar seco na frente. Chuva estratiforme persistente e tendencialmente fraca a moderada com ocasionais aguaceiros/períodos de chuva mais intensos e prolongados? A ver.
 
Última edição: