Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Madeira: Mau tempo provocou já desvio de cinco aviões para outros aeroportos

O mau tempo que está hoje a assolar a Madeira, sob aviso vermelho, já motivou o desvio de cinco aviões para outros aeroportos e ainda várias derrocadas e inundações, sem ocorrência de danos pessoais.

Devido às más condições atmosféricas, cinco aviões rumaram para outros aeroportos, um da Air Berlin para Lanzarote, dois da Easyjet para Tenerife, um da TAP para o Porto e um da SATA para o Porto Santo.

A localidade do Curral das Freiras, no concelho e Câmara de Lobos, encontra-se isolada devido a uma derrocada que obstruiu a ligação com o Funchal.

"É o único caso de uma estrada obstruída por uma derrocada devido às fortes chuvas mas já estão no local as máquinas para fazer a remoção dos entulhos pelo que o isolamento será momentâneo", disse à Lusa o vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, tenente-coronel Barbosa.

Este responsável confirmou que durante a madrugada foi registada uma precipitação anormal e que tanto o Serviço, como as corporações de bombeiros locais já estavam em alerta desde a tarde de segunda-feira quando receberam o aviso do Instituto de Meteorologia.

"As outras estradas onde se verificaram derrocadas já estão transitáveis", adiantou, concluindo não terem sido verificadas vítimas.

De acordo com o IM, a precipitação na região tem oscilado entre os 18 e os 20 milímetros, ou seja entre os 18 e 20 metros cúbicos por metro quadrado em uma hora, o que significa o máximo do aviso amarelo.

Às 02:00 o Funchal registou 21 milímetros, às 05:00 São Jorge registou 36 milímetros (limite do aviso laranja) e às 10:00, em Lombo da Terça foram atingidos os 48 milímetros, limite para o aviso vermelho.

EC.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Finalmente parou de chover.. por agora apenas um intenso nevoeiro.
Desde as 0h um total de 280,0mm
Desde as 19h de ontem 331,7mm
As estradas continuam com muitas derrocadas, embora ja estejam no terreno várias máquinas a fazer limpeza.

Tentarei logo que possível tirar algumas fotos..

Sem dúvida impressionante. Como seria aqui por Lisboa e arredores se chovesse assim tanto em tão pouco tempo?
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Finalmente parou de chover.. por agora apenas um intenso nevoeiro.
Desde as 0h um total de 280,0mm
Desde as 19h de ontem 331,7mm
As estradas continuam com muitas derrocadas, embora ja estejam no terreno várias máquinas a fazer limpeza.

Tentarei logo que possível tirar algumas fotos..

Uau:eek:, imprssionante a quantidade de chuva que ai caiu:surprise:.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sem dúvida impressionante. Como seria aqui por Lisboa e arredores se chovesse assim tanto em tão pouco tempo?

Bom dia não seria .... devido ás caracteristicas orográficas !!
Ou melhor seria mas algo mais identico ás valores do Funchal ... 133 mm em 24h !!
Como o Vince já referiu aqueles valores do Rog embora impressionantes são registados a acima de 500 metros, e por isso incomparáveis com o litoral ... a menos que houvesse uma inversão de pressão (ou seja, quando normalmente as baixas pressões estão na montanha .. pressão da montanha é sempre inferior) por vezes por motivos excpecioanis pode acontecer o inverso !!
A Serra de Monchique quando atingida por depressões desse tipo vindas da Madeira tb atingem esses valores ..... mas felizmente isso é uma enorme raridade
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Esses valores de precipitação na Madeira são uma verdadeira loucura!!
E os vídeos das Canárias são surreais; parece um cenário de catastrófe aquele volume de água pelas ruas da cidade...

O sistema já é semi-tropical, e tem um olho algo definido no satélite...
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Já não chove pelo Funchal, mas o céu continua carregado de nuvens negras.

(aspecto da ribeira de santa luzia à meia hora atrás, agua castanha e a ribeira tumultuosa)
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
O tempo por cá melhorou substancialmente, mas acabei de chegar do Funchal, vejo muito acumulação de nuvens de desenvolvimento vertical muito acentuado na parte leste do Funchal e pelos lados dos Concelhos Santa Cruz e Machico, aqui na zona oeste, felizmente já passou o pior, ficou apreensivo vêr a zona Leste ainda ser fustigada!!!

Acumulação de precipitação em câmara de lobos 124,4 mm desde as 00h e nos 2 dias de ontem e hoje faz 143,3mm.

Partilho da opinião do stormy... Nunca devemos subestimar o tempo e ainda por cima que eu moro em pleno vale e com uma ribeira a escassos cinco metros do prédio é de ficar apreensivo!!!! E desculpa por haver tido receios e pânico de ontem a noite e madrugada, há pessoas que pensam que eu ando a falar barato e especular e empolar as realidades, sei bem o que vivi ontem pelo meu sentimento de estar apreensivo mas não foi só por mim, mas pelas muitas pessoas e familiares que conheço e vivem em locais com altos declives e perto de cursos de agua!!!

O IM não põe o aviso vermelho, assim a toa!!! Sabe o que faz!!! Por isso existe uma pessoa lá nos açores que isto é uma pequenita tormenta. Mas não foi, tivemos sorte porque não foi a primeira tormenta, já que em Dezembro aconteceu uma serie delas e fiz com desobstruísse muitos cursos de agua aqui na região, por isso as ribeiras se comportaram muito bem pelo volume de agua debitada pela chuva. Não aconteceu o mesmo em Tenerife porque esta sim foi 1º grande tormenta que tiveram os Canários e as ribeiras tinham muito detritos e algum lixo nos seus leitos, e fiz com que ficassem entupidas e aconteceu o transbordo dos leitos!!! Felizmente na Madeira já haviam passado outras tormentas!!!
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Depois de uma manhã algo pobre, em termos de precipitação pela cidade de Machico, actualmente o céu apresenta-se geralmente muito nublado e um imenso nevoeiro a cobrir as montanhas. Apesar de ter tido alguns problemas com o meu pluviómetro, somando tudo (entre as 00h e as 14h), diria que no máximo tive entre 40 a 50 mm de precipitação (isto é só uma estimativa). Nada que se compare ao resto da ilha da Madeira!
Felizmente o pior já passou.;)

Condições Actuais :

Temperatura - 18ºC
Humidade Relativa - 73%
Pressão Atmosférica - 1004 hpa
Vento - fraco S/SE
Precipitação - 13 mm (desde as 09h de hoje:surprise: :lmao:)